Por um Natal em que os homens lavem a louça

Natal é para ser uma época de amor, família, fraternidade, de sentimentos bons. Época de ficar junto de quem amamos e de celebrar. De trocar presentes e de comer verdadeiros banquetes. Só que tudo isso acontece enquanto os homens estão sentados e as mulheres arrumando a mesa e lavando a louça.

Fonte: Estadão

por: Nana Soares

Cresci numa família que funcionava com essa configuração e estou longe de ser a única. O Natal, assim como qualquer evento que tende a reunir família em casa, escancara a nossa divisão sexual do trabalho, que de divisão não tem nada: homens socializam e se divertem, mulheres trabalham e servem.

Se as mulheres conquistaram o mercado de trabalho (apesar das dificuldades que persistem), os homens estão longe de entender que também fazem parte do universo doméstico. Não sou eu que digo, é literalmente qualquer pesquisa séria sobre o assunto. Elas sempre mostram o que nós já sabemos: as mulheres são as principais responsáveis pelo cuidado e manutenção de um espaço habitado por ambos os gêneros. Cabe a nós o peso e o fardo de zelar pela casa e pelos filhos, enquanto o homem usufrui ou apenas contribui minimamente nas tarefas. Nunca como uma obrigação e sim como uma ajuda.

Apenas para citar algumas pesquisas: a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2013 apontou que 88% das mulheres realizam atividades de trabalho não remunerado (cuidado com casa e/ou filhos), enquanto só 46% dos homens fazem o mesmo. O relatório “Situação da paternidade no Brasil” também destaca que a mãe com filhos dedica 25,9 horas semanais aos cuidados domésticos contra 15,5 horas dos homens com filhos. A diferença é gritante.

Por isso, meu maior desejo no Natal não pode ser trazido pelo Papai Noel. Desejo a consciência de que as mulheres não são empregadas ou escravas dos homens. Desejo que eles lavem a louça, arrumem a mesa, cozinhem e cuidem dos filhos. E que as mulheres façam o mesmo, assim como também se divirtam com seus entes queridos. São pedidos mínimos, o básico do básico, aquilo que nem deveria estar em pauta a essa altura do campeonato.

São ideias que, se ainda chocam, é porque não somos capazes de aceitar a igualdade. Pesquisa recente do Instituto Avon constatou que 48% dos homens concorda total ou parcialmente com a ideia de que é humilhante quando a mulher trabalha fora e o homem cuida dos filhos. O mesmo levantamento apontou também que 35% deles acham que a responsabilidade pela casa e pelos filhos é maior para a mulher. Temos um árduo caminho pela frente, mas que tem que começar de algum lugar. A boa notícia é que o local mais cômodo – e ao mesmo tempo revolucionário – para iniciar qualquer mudança é dentro de nossas próprias casas.

Igualdade não é milagre de Natal. Igualdade é nossa obrigação moral, ainda mais em época de festas. Pouco adianta pregar a união e o amor enquanto ainda hierarquizamos quem deve servir e quem deve ser servido. É hora de, literalmente, arregaçar as mangas e colocar em prática os valores com os quais dizemos tanto concordar. Feliz Natal!

+ sobre o tema

O feminismo chegou ao mundo da moda?

"Todos devíamos ser feministas”. Se há uns dias me...

Dez passos para combater o nosso machismo ridículo.Por Leonardo Sakamoto

Passei tanto tempo tentando explicar a um grupo de...

Pai de Malala critica patriarcado e exalta o feminismo em pronunciamento inspirador

Ziauddin Yousafzai ainda falou da importância de criar os...

para lembrar

A internet odeia as mulheres e ninguém vê problema nisso

Homens que possuem espaço na mídia foram instigados a...

Os privilégios de ser uma mulher branca

Nestes dois anos de muita pesquisa, nunca tivemos tanta...

Jovem de 20 anos é estuprada por PMs após prisão do namorado em Salvador

jovem foi até a Corregedoria da PM, localizada na...

Discurso da Ministra Eleonora Menicucci no plenario da CRPD

Confiram o discurso da Ministra Eleonora Meniccuci da...
spot_imgspot_img

Coisa de mulherzinha

Uma sensação crescente de indignação sobre o significado de ser mulher num país como o nosso tomou conta de mim ao longo de março. No chamado "mês...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

Dois terços das mulheres assassinadas com armas de fogo são negras

São negras 68,3% das mulheres assassinadas com armas de fogo no Brasil, segundo a pesquisa O Papel da Arma de Fogo na Violência Contra...
-+=