Prefeito francês recusa enterro de bebê cigano em cemitério municipal

Um prefeito francês se recusou a organizar o enterro de um recém-nascido cigano no cemitério municipal, de acordo com uma associação de defesa da minoria na França. Christian Leclerc, que administra a cidade de Champlan, na região parisiense, alegou que o atestado de óbito do bebê foi retirado em outro município.

no RFI

Segundo Loïc Gandais, presidente da Associação de solidariedade com as famílias ciganas e romenas (ASEFRR), a decisão do prefeito foi “puramente racista”. O caso já havia sido divulgado pelo jornal Le Parisien. “Isso é racismo, xenofobia e estigmatização”, declarou o representante. O bebê, uma menina chamada Maria Francesca, nasceu no dia 14 de outubro e faleceu da chamada Síndrome da morte súbita do lactante, na noite do dia 25 de dezembro na rua, nos braços da mãe.

Ela chegou a ser transportada de ambulância para um hospital, mas já estava morta. Os pais então pediram a uma funerária local que obtivesse uma autorização para enterrá-la no cemitério municipal de Champlan, onde vivem, mas o prefeito se recusou a realizar a cerimônia. De acordo com o gerente da funerária, Julien Guenzi, ele não deu maiores explicações.

Ao Le Parisien, o prefeito alegou que a manutenção dos túmulos no cemitério custam caro e a prioridade é dada àqueles “que pagam impostos na cidade.” A menina morava em uma favela com sua família e outros 80 ciganos, sem água ou eletricidade. Os pais, segundo a associação, vivam há pelo menos oito anos na França.

Bebê será enterrado na cidade vizinha

A família poderá enterrar a menina apenas nesta segunda-feira, na cidade de Wissous, a cerca de sete quilômetros de Champlan, depois de uma cerimônia que ocorrerá às 11h na igreja Saint-Paul de Massy. “Por questões humanitárias, não podíamos deixar essa situação como estava”, disse o prefeito da cidade, Richard Trinquier. “Não temos direito de aumentar ainda mais a dor de uma mãe que carregar seu filho durante nove meses e o perde a dois meses e meio”.

+ sobre o tema

Gordinhas dizem não!

A educadora e blogueira Ana Rita Duarte, especialista em...

Racismo e Aceitação – Pele Negra Não Dói por Dayany Spiridon

Dayany Spiridon Você já sofreu direta ou indiretamente com o...

10 casos de racismo no País em 2014

A data: 20 de novembro, Dia da Consciência Negra....

para lembrar

Médico que chamou técnica de ‘pretinha da senzala’ é condenado

Ele cuspiu e deu tapa na profissional, além de...

A ostentação negra incomoda

Ostentar significa “alarde, exibição vaidosa, vanglória”. Qualquer um pode...

Ataque racista num vôo da TAM

Grupo alega ter sido vítima de racismo em voo...

Bebê que ganhou na Justiça direito a nome africano é registrado na Baixada

Agora é oficial. Makeda Foluke de Paula da Silva....
spot_imgspot_img

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...

Justiça de SP condena professor da Fatec por xenofobia contra aluna do Nordeste

O colégio recursal do Tribunal de Justiça de SP em Santos confirmou uma decisão que condenou o Centro Paula Souza e um docente da...
-+=