Prêmio Shell de Teatro terá primeira mulher negra e trans como jurada

A dramaturga e roteirista Luh Maza vai integrar quadro de júris em São Paulo

A dramaturga Luh Maza será a primeira mulher negra e a primeira transexual a compor o quadro de jurados do Prêmio Shell de Teatro. A premiação é um das mais importantes do teatro brasileiro.

Ela diz que o convite para integrar o júri em São Paulo “é uma reação a uma cena pungente de artistas femininas, pretos e trans”. “Espero contribuir nesta interlocução, na ampliação dos debates acerca de gênero, raça e representatividade, mas também com meu conhecimento híbrido de uma artista que começou no teatro ainda criança”, afirma à coluna.

Maza ocupará a vaga deixada pela jornalista e diretora cultural Lucia Maria Glück Camargo, que morreu em 2020. O júri de São Paulo também é composto por Evaristo Martins de Azevedo, Ferdinando Martins, Luiz Amorim e Maria Luísa Barsanelli.

Luh Maza é dramaturga, atriz, diretora, crítica e curadora teatral. Ela dirigiu mais de dez espetáculos e foi também a primeira roteirista trans de um programa do grupo Globo, com a série “Sessão de Terapia” (2019).

Atualmente é roteirista e diretora da série “Da Ponte Pra Lá” e roteirista-chefe da adaptação do livro “Torto Arado”, de Itamar Vieira Júnior, ambas para a HBO Max.

+ sobre o tema

Luiza Bairros (1953-2016)

Morreu no 12 de julho 2016 a grande Luiza...

Jurema Werneck: ‘Ser mulher negra no Brasil de hoje é sinônimo de luta’

Em entrevista ao HuffPost Brasil, diretora da Anistia Internacional...

Mulher, negra e feminista: conheça a nova secretária-geral da UNE

Mariana Jorge é estudante de jornalismo da UFBA e...

para lembrar

spot_imgspot_img

Dentista pós-graduada pela USP é eleita a “Melhor Dentista do Mundo” por ONG de SP

O final do ano de 2023 foi marcado por uma bela conquista para a dentista Paula Regina Ávila, residente em Uberaba, Minas Gerais. Com...

‘Era a única negra em congressos’, diz dentista ao ganhar prêmio por voluntariado

Há um ano, a dentista Paula Regina Ávila, 48, entrou para uma equipe de voluntários que atende gratuitamente crianças e adolescentes com graves problemas bucais em...

Portal Geledés recebe prêmio como imprensa negra brasileira

O que faz uma organização ser reconhecida como um canal de comunicação de destaque? Esta questão tem ocupado o pensamento da equipe do Portal...
-+=