Programa que discute questão racial e diversidade é lançado em Manaus

Águas de Manaus lança o ‘Respeito dá o Tom’ que discute questões raciais e de diversidades no ambiente da empresa

Do EM TEMPO

O evento com com a presença de palestrantes e uma roda de conversa com os funcionários da empresa (Imagem retirada do site EM TEMPO)

A concessionária Águas de Manaus lançou um programa voltado para a diversidade e igualdade racial. Chamado “Respeito dá o Tom”, o projeto tem o objetivo de promover a igualdade nas oportunidades de acesso à empresa, além de proporcionar crescimento profissional aos colaboradores que se autodeclaram pretos e pardos.

O evento de lançamento reuniu cerca de 200 colaboradores na sede administrativa da empresa, na Avenida André Araújo, Aleixo e contou com a participação de ativistas do movimento negro, como o Frei David Santos e o influenciador digital e rapper Jota Jr.

O “Respeito dá o Tom” é o Programa de Diversidade e Igualdade Racial da Aegea e vem sendo implantado em todas as unidades da companhia desde 2017. Em Manaus, a meta é conscientizar os colaboradores sobre o papel do negro na sociedade atual e a partir disso, tornar o ambiente de trabalho na empresa livre de qualquer tipo de racismo, preconceito e discriminações. Diversas ações para sensibilização dos colaboradores, como rodas de conversa, passarão a ser promovidas nas unidades da capital amazonense.

O Respeito dá o Tom é pautado em três pilares: empregabilidade, desenvolvimento e relacionamento. Um dos objetivos iniciais é ampliar o número de pessoas negras em todos os níveis do quadro de colaboradores em Manaus. No Brasil, 54% da população é negra, mas apenas 5% destas pessoas ocupam cargos executivos.

Para o diretor-presidente da Águas de Manaus, Renato Medicis, o programa é de suma importância. Segundo ele, o debate pode ajudar os colaboradores a enxergar a questão de uma maneira diferente.

Diretor-presidente das Águas de Manaus, Renato Medicis (Imagem retirada do site EM TEMPO)

“Precisamos refletir diariamente sobre a questão racial e pensar no que queremos construir para o futuro do país. Hoje, ainda passamos por situações que não deveriam mais acontecer. No Brasil, ainda temos poucos executivos negros. Fora do país, esse número já é mais equilibrado. Promovendo ações como o Respeito dá o Tom, vamos conseguir essa mudança. Somos todos iguais, sejamos negros, brancos, índios, asiáticos. O Brasil é um país de múltiplas cores e raças”, disse o diretor-presidente.

Um dos mais firmes defensores da inclusão racial no Brasil, o Frei David Santos, da ONG Educafro, participou do lançamento do programa em Manaus. Em sua palestra, “Marginalização planejada: sete atos oficiais contra o povo negro”, ele abordou diversos pontos que comprovam o tratamento discriminatório sofrido pelos negros no Brasil ao longo da história.

Frei David Santos (Imagem retirada do site EM TEMPO)

 

“O Brasil foi o último país do mundo a acabar com a escravidão. O negro foi tratado de forma muito cruel aqui. E nós resistimos a tudo isso. Estimular o debate, como a Águas de Manaus está fazendo aqui, é essencial para mudarmos este quadro”, disse o Frei, que finalizou apontando cinco desafios a vencer no ambiente corporativo para torna-lo mais justo e igualitário.

O influenciador digital e rapper Jota Jr também contou um pouco sobre sua história e trouxe exemplos claros de como o racismo se manifesta em seu dia a dia com a palestra “Amor ao próximo”. Ele é ex-gari e viralizou na internet ao gravar vídeos falando sobre diversidade e preconceito.

Influenciador digital e rapper Jota Jr. (Imagem retirada do site EM TEMPO)

“O negro não quer ser tratado com pena. Nós só queremos ter o acesso igualitário a algo que nos foi bloqueado durante séculos. O negro era um produto no país que ninguém tinha o mínimo de respeito. E o Brasil foi estruturado com base no racismo. Vai dizer que não é comum você ouvir ‘denegrir’, ‘neguinho é fogo’, ‘mercado negro’… Todo mundo foi criado e cresceu nesta estrutura”, argumentou Jotar Jr.

Ele elogiou a postura do grupo Aegea e da Águas de Manaus em promover esse tipo de debate. “O Respeito dá o Tom é um exemplo que as empresas do país inteiro deveriam copiar. Precisamos falar cada vez mais sobre isso. Não se acaba com nenhum problema ficando quieto”, completou o rapper.

Os colaboradores da Águas de Manaus devem montar, nos próximos dias, um comitê para cuidar do Respeito dá o Tom e desenvolver um calendário das próximas ações do projeto no ambiente da empresa. Jota Jr também esteve em diversas rodas de conversa sobre o tema nas unidades da concessionária na cidade, como a Ponta do Ismael (Compensa), o Distrito Norte (Cidade Nova) e a Ponta das Lajes (Colônia Antônio Aleixo).

*Com informações da assessoria.

+ sobre o tema

Quilombos no ES: Retrocesso com nome sobrenome

Manaira Medeiros Os deputados estaduais Eustáquio de Freitas (PSB)...

Jorge Ben canta ‘Zumbi’ em rara gravacao ao vivo de 1973

No mes novembro da Consciencia Negra. Rememeber para sempre:...

Consciência Negra programação Maranhão 2011

20/11 Inauguração simbólica do Museu Histórico Afro Gonzaguense Ivaldo da...

para lembrar

I Chamada para Projetos de Organizações Afro-Brasileiras da Sociedade Civil

O Baobá – Fundo para Equidade Racial (doravante,...

Racismo estrutural: Desemprego entre negros é maior que a média nacional

A taxa de desemprego entre os que se declararam brancos...

SEPPIR lança Edital para implementação do Sistema de Promoção da Igualdade Racial

  Propostas podem ser inseridas no Siconv até 25 de...

Reflexões sobre o racismo e sua influência nas políticas públicas

Este trabalho tem como tema principal, a discussão sobre...
spot_imgspot_img

Filme de Viviane Ferreira mescla humor e questões sociais com família negra

Num conjunto habitacional barulhento em São Paulo vive uma família que se ancora na matriarca. Ela é o sustento financeiro, cuida das filhas, do...

Quem tem direito de sentir raiva?

A raiva, enquanto afeto humano, legítimo e saudável, é um tema que estou tentando colocar na sociedade brasileira, no debate público, mas encontro tantos...

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...
-+=