Projeto aposta em livros para empoderar e atrair meninas para carreira científica

Enviado por / FontePor Tabita Said, da USP

Meninas: arqueólogas, etnólogas, museólogas e o que mais quiserem indica obras com protagonismo feminino e promove encontros virtuais em escolas e com autoras

O projeto Meninas: arqueólogas, etnólogas, museólogas e o que mais quiserem é um serviço de curadoria de livros voltado para crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio. Toda quinta-feira, são indicadas obras da literatura infanto-juvenil que abordem temáticas de protagonismo, representatividade e diversidade feminina. A curadoria é feita pela biblioteca do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP.

Originalmente criado para realizar visitas e conversas em escolas públicas do Estado de São Paulo, o projeto Meninas surgiu em resposta ao dia 11 de outubro – data estipulada pela Organização das Nações Unidas para promover igualdade de gênero entre crianças e adolescentes.

Ele foi idealizado por Viviane Wermelinger Guimarães, chefe da Seção Técnica de Expografia do MAE, que convidou todas as mulheres da equipe do museu para participar. “A ideia era fazer um bate-papo da equipe do MAE com alunas do ensino fundamental e médio sobre ingresso na universidade pública e carreiras científicas que mulheres podem ocupar, que são todas”, reforça Viviane.

Dando prioridade à rede pública de ensino, a equipe realizou encontros-piloto com uma escola estadual no bairro do Bixiga, em São Paulo. Por causa da pandemia, as visitas foram suspensas, mas a indicação de leitura continuou nas redes sociais do museu. 

“Neste mês de julho, temos o Dia do Arqueólogo. Então a gente está indicando livros relacionados a esta profissão”, conta Viviane. Ela e a equipe se preparam para continuar com os encontros nas escolas ano que vem, quando também deverão realizar uma exposição de lambe-lambes. “As escolas e o campus da USP no Butantã devem receber essa intervenção, com as frases extraídas desses encontros.”

Clube de Leitura do MAE

A indicação de livros fez tanto sucesso que deu origem a outro projeto: o Clube de Leitura do MAE. São indicações semestrais de escritoras indígenas e negras brasileiras, que estão fora do circuito comercial. Após a leitura semestral, Viviane organiza um encontro com a autora.

No mês de abril, em comemoração ao Abril Indígena, o projeto indicou a autora Auritha Tabajara. “É um livro completamente fora da caixa, porque é uma mulher indígena, nordestina, escrevendo cordel. O livro é de uma editora indígena, também”, explica Viviane.

A próxima autora será indicada nas redes sociais no domingo, 25 de julho – Dia da Mulher Negra. 

“Tudo começou com o projeto Meninas, que é para bater papo com meninas para dizer que elas podem sim estudar o que quiserem, podem estudar numa universidade pública e que a USP é lugar delas.”

Participam da equipe do projeto Meninas e Clube de Leitura do MAE: Viviane Wermelinger Guimarães – museóloga; Carla Gibertoni – arqueóloga e educadora; Monica Amaral – bibliotecária; Luciana Cecília Araujo Nascimento – beletrista; Nicolas Simoes Lener – estudante de Arquitetura e Urbanismo e responsável pelas ilustrações dos posts.

+ sobre o tema

Nota de preocupação e repúdio

Carta Aberta à Drª Gilda Carvalho Ministério Público Federal NOTA DE...

Dia de Luta pela Saúde da Mulher e de Redução da Morte Materna

A deputada Inês Pandeló, Presidente da Comissão de Defesa...

para lembrar

As Duas Cores de Machado de Assis

"Mulato, ele foi de fato, um grego da melhor...

Literatura negra não caiu na graça do mercado, diz autor de Cidade de Deus

Em entrevista ao G1, Paulo Lins falou sobre samba,...

Em debate na Flica, Livia Natália diz: ‘Eu digo como quero ser representada’

Poeta baiana participou de mesa ao lado de Sapphire,...

Tradição exemplar: Negroesia, de Cuti

Por Jônatas Conceição da Silva1 Acredito que...
spot_imgspot_img

Fuvest divulga datas do vestibular 2025

A Fuvest divulgou nesta segunda-feira (18) o calendário de provas do vestibular 2025, que será realizado no segundo semestre deste ano. Serão mais de 8...

Quem tem medo de literatura negra brasileira?

Palavrões, palavras de baixo calão e descrição de cenas sexuais. Qual adolescente brasileiro já teve contato com esse tipo de coisa? (Contém ironia) Pois bem,...

Reitor da USP repudia ataques a cotas; veja entrevista

Os comitês que decidem quais alunos podem entrar nas universidades por meio das cotas raciais passaram por uma série de polêmicas nos últimos dias...
-+=