Ministra Anielle Franco fala sobre racismo em cargos públicos e defende mulher negra no STF: ‘Ia ser histórico’

Anielle Franco participou nesta quinta-feira (29) do18º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, promovido pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, afirmou nesta quinta-feira (29), em São Paulo, que ainda é preciso lutar contra o racismo na política e, para isso, é preciso incentivar que mais pessoas negras ocupem cargos públicos.

Anielle ressaltou também que continua defendendo que seria histórico o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomear uma mulher negra no Supremo Tribunal Federal (STF).

“Com racismo não há democracia. A humanização, empatia, a gente perdeu. Abrimos margem para um ódio legítimo, para falta de respeito, ataques. Enquanto estiver nesse lugar, vou defender memória da minha irmã Marielle. Não dá para fazer política sem os nossos corpos estarem lá. Precisamos parar de criminalizar quem veio das favelas. A favela pode formar deputados, vereadores, jornalistas e ministras como eu”.

“Sobre mulher negra no STF, vamos continuar com esse posicionamento. Sempre que possível levar ao presidente nossa opinião, a nossa posição. Iria ser histórico se o Lula indicasse e a gente está contando com isso, vamos ver.”

A fala ocorreu durante participação no 18º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, promovido pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), na faculdade ESPM.

A ministra também ressaltou sobre o Ministério da Igualdade Social combater fake news racistas.

“Pensar ações para combater fake news no Brasil atual não é matéria fácil. Falei que estou para dialogar, mas falar com respeito e empatia. Quando assassinaram minha irmã, eu estava em casa e fui até o local do crime. Quando eu voltei recebi a primeira fake news da Marielle. Uma foto que apontava que ela tinha relação com traficante.

“Aquilo era algo bem arquitetado. Aquilo atingiu a minha família. Perdi emprego em três escolas e um pai cuspiu em mim falando que era de família de traficante. A Marielle é uma vítima de violência política. Tentaram matar o corpo e a memória, tudo que ela defendia. “, afirmou.

Indicação ao STF

No começo de junho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou o advogado Cristiano Zanin, que fez sua defesa durante a Operação Lava Jato, para ocupar a vaga aberta com a aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski no STF.

Parte dos aliados do petista criticaram a indicação por não promover diversidade na Corte. Com a aprovação de Zanin, no campo de gênero, por exemplo, a Corte seguirá com somente duas mulheres, Rosa Weber e Cármen Lúcia.

Antes delas, também ocupou uma cadeira a ministra Ellen Gracie. Nunca houve uma ministra negra.

Lula deverá fazer mais uma indicação ainda este ano. Rosa, que completará 75 anos no próximo dia 2 de outubro, terá de se aposentar. As articulações pelo substituto já começaram.

Leia também:

Uma Mulher Negra para o Supremo Tribunal Federal (STF) já!

Mais um homem no STF reforça a importância de uma mulher negra na Corte

Presidente Lula, não precisamos de uma juíza negra no STF, precisamos de 3

+ sobre o tema

Dois em cada três jovens africanos infetados com HIV são mulheres

Dois em cada três jovens com VIH/sida em África...

Uma a cada quatro mulheres vítimas de tiro morrem em casa

Taxa é quase o triplo da registrada entre homens,...

Bancada feminina quer mais recursos para políticas que atendam as mulheres

As bancadas femininas da Câmara e do Senado vão...

para lembrar

Ano novo, velhas bandeiras: por que o feminismo continuará pregando o óbvio

Giselle Alves Ferreira, 33 anos, skatista, moradora de Paraty (RJ)....

Projeto mamória Lélia Gonzalez

SAIBA MAIS sobre a mostra A Fundação Banco do Brasil...

Michelle Obama e Bill Clinton lembram Maya Angelou

A primeira-dama Michelle Obama e o ex-presidente dos EUA...

Mulheres negras estão solitárias em cargos de liderança, diz pesquisa

Quase 60% das mulheres negras que ocupam algum cargo de...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=