Projeto oferece 120 vagas em cursos para jovens negros de Feira de Santana

O projeto “No Radar: Ondas Sem Fronteiras”, da Associação Beneficente e Cultural de Capoeira Aprendendo a Viver (Abcav), oferece 120 vagas para cursos gratuitos a jovens negros, residentes de Feira de Santana. Entre as opções, há diversos segmentos voltados ao audiovisual, produção de conteúdo, webdesign, mídia social, fotografia e programação. 

“Esse projeto é de extrema importância e representatividade e tem como objetivo possibilitar à juventude negra de Feira de Santana acesso à formação, visando posteriormente a empregabilidade. Estar à frente de um projeto como esse me proporciona muitas alegrias, pois sei que, por meio de oportunidades, promovemos a equidade racial e a dignidade humana. Não tenho dúvidas de que teremos como resultados a transformação dos nossos jovens negros”, destaca Danubia Santos, coordenadora do projeto.

A web rádio “No Radar: Ondas Sem Fronteiras”, iniciativa da associação para promover produções e disseminar vagas de trabalho para jovens, tem como principal atividade ações de associações de defesa de direitos sociais. “A web rádio terá importante papel na veiculação, produção e criação de produtos para o público, como podcast, informação, música, além de uma programação de cultura com alunos atuando no projeto da rádio, afirma”, Celso de Barros Machado, à frente da Abcav.

Os interessados podem se inscrever até o dia 31 de agosto por meio do formulário (https://bit.ly/3PAE7Eq) ou telefone (71) 99245-1521 (WhatsApp). Os cursos não possuem restrição de sexo e escolaridade. O projeto conta com patrocínio do Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad) e apoio do Estado da Bahia.

Confira os cursos disponíveis:

Curso Afro Visão: curso de audiovisual com aulas de produção, roteiro, direção, operação de câmera, edição, confecção de vídeos, além de uma palestra sobre o negro na sociedade. Os encontros oferecerão teoria e prática na sala de aula e nas ruas da cidade.

Curso Comunica Black: curso de produção de conteúdo com objetivo de ensinar a criação de textos curtos, atraentes e informativos para a internet, buscando comunicar ideias e conceitos de forma clara. Os jovens aprenderão técnicas de como atrair o leitor e com isso aumentar e qualificar a audiência além de usar a tecnologia para desenvolver uma comunicação antirracista e inclusiva.

Curso Afro Conexão: curso de mídia social e desenvolvimento de conteúdos, criação de anúncios eficientes em várias plataformas e promoção de negócios, marcas e personalidades nas mídias sociais.

Curso Afro Web: curso de webdesign para criação de sites pessoais, utilizando ferramentas indispensáveis, como Adobe Photoshop CS5, WordPress, HTML, entre outros.

Curso Código Preto: curso de programador web voltado para programação web, contemplando também programação de sistemas web, desenvolvimento de sistemas, aplicativos, abordagem da diferença entre os bancos de dados relacionais e não relacionais e várias outras técnicas de desenvolvimento web.

Curso Diversidades: curso de fotografia web sobre fotografia e suas histórias, fotografia negra, técnicas, regras de composição e enquadramento, fotografia de moda, produto, publicitária, paisagens, arquitetura, viagens e muito mais.

Sobre a Abcav

Desde 2011, a Abcav vem difundindo a prática da capoeira em comunidades carentes de Salvador, por meio de oficinas, campeonatos e torneios a fim de incentivar todos, sem distinção, cooperando para a elevação do nível moral e técnico do esporte.

+ sobre o tema

Especificidade do racismo brasileiro

Sempre perguntam o porquê de algumas pessoas não se...

Remove, derruba ou segura a estátua?

A questão identitária gera embates no espaço público a...

A negligência intelectual dos racistas brancos esclarecidos

Mesmo ciente do debate sobre “cultura do cancelamento” meio...

Põe teu preconceito no armário que quero passar com meu amor

Estava nesses dias do final de semana às voltas...

para lembrar

Racismo pandêmico: uma história de asfixias, mortes e apatias

Eu não consigo respirar! Essas palavras foram sussurradas quase...

Vamos? … Como adiar o fim do mundo?

O fim do mundo sempre foi um tema recorrente...

Nem pense em me matar

Segunda Dona Maria Terça, Isabela Quarta, a Zumira Quinta a Dona Eva Sexta,...

Uma cidade e um complexo industrial sob o mito da democracia racial

A região do Vale do Paraíba, Sul Fluminense do Estado do Rio de Janeiro, foi historicamente ligada à produção de café. Memorialistas locais escreveram...

Literatura negro afetiva para crianças e jovens

Para Iris Amâncio Quando Nito nasceu foi uma alegria só. Todo mundo ficou contente, de tão gracinha que era logo, logo começou a ser chamado...

Permita que eu escureça, não esclareça

Permita que eu fale, não as minhas cicatrizes Permita que eu escureça, não esclareça É um tema difícil. No momento que começo escrever sobre, minha garganta...
-+=