Projeto tenta minimizar evasão escolar na Maré

Nenhum a Menos desenvolve oficinas que contribuem para a reinserção de crianças e adolescentes no ambiente de estudos. Atualmente, 7,7% dos moradores do conjunto de favelas com idades entre 6 e 14 anos estão fora da escola. Projeto é desenvolvido pela Redes da Maré, na Lona Cultural Municipal Herbert Vianna

No, Brasil 247

Foto: Silvia Noronha/ Divulgação

 

Levantamento da organização da sociedade civil Casa Fluminense mostra que 7,7% dos moradores do conjunto de favelas da Maré com idades entre 6 e 14 anos estão fora da escola. Para contribuir com a reinserção dessas crianças e adolescentes, a Redes da Maré criou o projeto Nenhum a Menos, que desenvolve oficinas de Complementação Escolar, Audiovisual, Contação de Histórias e Letramento, Desenho e Criação, na Lona Cultural Municipal Herbert Vianna. O projeto, que teve início em agosto, pretende atender 50 crianças e adolescentes em atividades diárias, sendo 25 na parte da manhã (crianças) e 25 no turno da tarde (adolescentes). “Nosso objetivo é desenvolver uma alternativa local que busque entender e atuar sobre as razões que levam ao abandono da escola, oferecendo um trabalho pedagógico para ajudar a manter os vínculos com a escola e a aprendizagem formal, bem como auxiliar os órgãos públicos na criação de uma rede de proteção a essas famílias”, explica Ines di Mare, coordenadora do projeto, em matério do jornal Maré de Notícias.

 

Por Fabíola Loureiro e Silvia Noronha, para o Maré de Notícias

Nenhum a menos na escola

Complementação Escolar, Audiovisual, Contação de Histórias e Letramento, Desenho e Criação são oficinas oferecidas pelo projeto Nenhum a Menos, na Lona Cultural Municipal Herbert Vianna.

Realizado pela Redes da Maré, o projeto pretende contribuir para a reinserção de crianças e adolescentes que hoje estão fora da escola.

Segundo levantamento da organização da sociedade civil Casa Fluminense, 7,7% dos moradores da Maré com idades entre 6 e 14 anos estão fora da escola. De acordo com a instituição, a evasão é maior nas favelas cariocas do que em bairros como a Tijuca, onde 2,2% estariam nessa situação. Na Rocinha, o problema atinge 17,1% dos moradores nessa faixa etária e no Jacarezinho, 14,5%.

O projeto, que teve início em agosto, pretende atender 50 crianças e adolescentes em atividades diárias, sendo 25 na parte da manhã (crianças) e 25 no turno da tarde (adolescentes). Nos anos 2000 houve uma primeira versão desse mesmo projeto, que também atuou junto às famílias.

“Muitas vezes o estudo é abandonado antes de o aluno ter aprendido a ler e escrever. Nosso objetivo é desenvolver uma alternativa local que busque entender e atuar sobre as razões que levam ao abandono da escola, oferecendo um trabalho pedagógico para ajudar a manter os vínculos com a escola e a aprendizagem formal, bem como auxiliar os órgãos públicos na criação de uma rede de proteção a essas famílias”, explica Ines di Mare, coordenadora do projeto.

Além das oficinas, há uma equipe de assistentes sociais que acompanham as famílias. O objetivo é construir uma rede de apoio social, de modo que haja condições para a frequência na escola com aprendizagem.
Evasão escolar

A evasão escolar se dá por conta de vários motivos, entre eles, a relação entre aluno e professor e o fato de algumas famílias não verem a escola como importante para os filhos. Há também famílias para as quais o trabalho impede de levar os filhos à escola e há crianças que precisam cuidar dos irmãos mais novos.

Maria dos Prazeres, moradora da Maré, precisou fazer uma viagem para a Paraíba e levou suas filhas mais novas, uma de 13 e a outra de 9 anos. Ela contou que antes de viajar estava tudo certo com a matrícula das filhas, mas quando voltou e foi até a escola, ficou sabendo que deveria ter feito a pré-matrícula pela internet e que o prazo já tinha passado. Como não tinha vaga, suas filhas estão passando este ano de 2014 fora da escola.

Ambas, porém, estão estudando em projetos educacionais, uma delas no Nenhum a Menos. “Não sei ler, mas sempre falo para os meus filhos estudarem, pois é necessário. É um bem que ninguém tira”, reconhece ela.

Em outras áreas da cidade está sendo desenvolvido o projeto Aluno Presente, uma parceria da Fundação Educate a Child, a Associação Cidade Escola Aprendiz e a Secretaria Municipal de Educação – Prefeitura do Rio. O objetivo é chegar a quase 100% dos alunos na escola até 2016.
Faltar demais às aulas também é ruim

No Ciep Elis Regina, na Nova Holanda, são raros os casos de alunos que abandonam a escola no meio do ano: não chega a 1%, segundo a diretora Suely Josefa de Lima Carvalho. “Situações de abandono são raras, em geral provocadas por famílias que vão passar uma temporada em casa de parentes ou retornam temporariamente para o Nordeste. Nossa principal demanda, na verdade, é combater as faltas. Os infrequentes chegam a cerca de 15% dos alunos”, revela ela.

O Ciep trabalha o ano todo na tentativa de manter os estudantes em sala de aula. A cada bimestre uma lista de infrequentes é divulgada no portão da escola e os responsáveis são procurados até em casa, se for preciso, para serem comunicados sobre as faltas do filho. Isso porque nem todos os responsáveis sabem o que está acontecendo.

“Muitas mães chefes de família precisam sair cedo para trabalhar e deixam os filhos sozinhos, precisando acordar e se arrumar para escola sem a supervisão de um adulto, ou seja, as crianças são colocadas numa situação de independência precoce”, explica Suely. Muitos acabam não acordando e começam a faltar. Por isso, a escola se esforça para manter os pais sabendo. Quem tem bolsa família, por exemplo, pode perder o benefício, e isso é deixado claro para todos.

“Quando falamos com os responsáveis, a situação melhora. Se não fizéssemos esse trabalho o tempo todo, o número de infrequentes seria bem maior. São poucos os casos em que a mãe não toma uma atitude após receber nosso contato”, conta Suely.

Mas para a diretora, o ideal é um número mínimo de faltas. Legalmente é permitido faltar a 25% dos dias letivos e o abandono é considerado para os que não comparecem por 30 dias seguidos, porém a infrequência é um dos motivos que levam ao baixo desempenho do aluno, conforme observa Suely.

+ sobre o tema

ProUni 2011: Inscrições Começam em 19/01

As inscrições para o Prouni 2011 – Programa...

Bolsistas do ProUni dizem ser vítimas de preconceito

Luísa Ferreira Estudante da PUC-SP diz ter sido chamada...

Curso aborda história e culturas africanas e afro-brasileira: 80 vagas

Danilo OliveiraNúcleo de JornalismoAssessoria de Comunicação ...

Filhos recebem estímulo em casa para estudar mais

Quando pisou pela primeira vez na universidade, nem ela...

para lembrar

Faculdades promovem mudanças por Copa e Olimpíadas

Anderson Dezan, iG Rio, e Marina Morena Costa, iG...

MEC pode aplicar outro Enem aos alunos prejudicados

O Ministério da Educação (MEC) poderá aplicar outro Exame...

Enem: resultados sairão nesta sexta-feira

  Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)...

MEC anuncia piso de R$ 1,1 mil para professores

Por: Demétrio Weber BRASÍLIA - O Ministério da...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu território cerca de 4 milhões de pessoas africanas escravizadas (IBGE, 2000). Refletir sobre a formação...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=