Promotor Paulo Rangel é o novo desembargador do TJ do Rio

O promotor de Justiça Paulo Rangel do Nascimento assumiu na segunda-feira o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Rio. Ele disse que o grande desafio de sua nova missão é saber respeitar as diferenças e anunciou que vai continuar a sua luta de combate à intolerância religiosa e racial. Paulo Rangel é o segundo negro a integrar o TJ fluminense. Ele ocupará a vaga do Quinto Constitucional destinada ao Ministério Público estadual, em virtude da aposentadoria do desembargador Ângelo Moreira Glioche, em setembro de 2009.

Para o presidente do TJ, desembargador Luiz Zveiter, a chegada do novo magistrado é motivo de satisfação e orgulho para o povo fluminense.

– O povo afro-descendente sofreu e sofre até hoje muitos desencantos. Vossa Excelência é mais um negro que vai integrar esta Corte. Os seus méritos foram construídos com muita competência e retidão de caráter. Para mim é um orgulho muito grande saber que um negro e um judeu estejam integrando este Tribunal -afirmou o desembargador Luiz Zveiter, que tem origem judaica.

O novo desembargador do TJ estadual contou que nasceu no subúrbio do Rio, numa família de origem humilde. Seu primeiro emprego foi como porteiro de edifício, seguido de vendedor das antigas lojas Mesbla. Ele fez concurso para a Polícia Civil e ingressou na faculdade de Direito. Como promotor de Justiça, atuou na Comarca de Cachoeiras de Macacu e no Tribunal do Júri. Paulo Rangel também é professor concursado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), tem cinco livros publicados, artigos em revistas acadêmicas e é mestre e doutor em Direito.

– Sempre acreditei que os livros salvavam o homem. Não foram poucos os obstáculos. Sempre tive Deus que colocou pessoas no meu caminho – ressaltou.

 

Leia também: Discurso de posse – Desembargador Paulo Rangel – TJ Rio

 

Fonte: Extra Online

+ sobre o tema

1888, Abolição X Imigração

“O povo Brasileiro precisa, como os estrangeiros que aqui...

Padre Toninho ajudou a enegrecer consciência e fé

    Que Olorum acolha este nosso irmão...

A nova campanha da Gucci só tem modelos negros e isso é maravilhoso

A italiana Gucci parece disposta a entrar na lista...

para lembrar

Cem anos depois, sobreviventes de massacre racial que ficou impune pedem justiça no Congresso dos EUA

Três cidadãos negros centenários que sobreviveram a um dos...

Exames mostram que Muhammad Ali descende de escravo herói

Quando Cassius Clay entrou para a Nação do Islã, em...

Obrigado, Muhammad Ali-Haj

Professor Juarez Xavier homenageia Muhammad Ali, um dos maiores...
spot_imgspot_img

Documentos históricos de Luiz Gama são reconhecidos como Patrimônio da Humanidade pela Unesco

Documentos históricos de Luiz Gama, um dos maiores abolicionistas do Brasil, foram reconhecidos "Patrimônio da Humanidade" pela Unesco-América Latina. Luiz foi poeta, jornalista e advogado...

Tia Ciata, a líder antirracista que salvou o samba carioca

No fim da tarde do dia 1º de dezembro de 1955, Rosa Parks recusou-se a levantar da cadeira no ônibus, para um branco sentar...

Diva Guimarães, professora que comoveu a Flip ao falar de racismo, morre aos 85 anos em Curitiba

A professora aposentada Diva Guimarães, que emocionou milhares de brasileiros ao discursar sobre preconceito durante a 15ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) de...
-+=