Promotor Paulo Rangel é o novo desembargador do TJ do Rio

O promotor de Justiça Paulo Rangel do Nascimento assumiu na segunda-feira o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Rio. Ele disse que o grande desafio de sua nova missão é saber respeitar as diferenças e anunciou que vai continuar a sua luta de combate à intolerância religiosa e racial. Paulo Rangel é o segundo negro a integrar o TJ fluminense. Ele ocupará a vaga do Quinto Constitucional destinada ao Ministério Público estadual, em virtude da aposentadoria do desembargador Ângelo Moreira Glioche, em setembro de 2009.

Para o presidente do TJ, desembargador Luiz Zveiter, a chegada do novo magistrado é motivo de satisfação e orgulho para o povo fluminense.

– O povo afro-descendente sofreu e sofre até hoje muitos desencantos. Vossa Excelência é mais um negro que vai integrar esta Corte. Os seus méritos foram construídos com muita competência e retidão de caráter. Para mim é um orgulho muito grande saber que um negro e um judeu estejam integrando este Tribunal -afirmou o desembargador Luiz Zveiter, que tem origem judaica.

O novo desembargador do TJ estadual contou que nasceu no subúrbio do Rio, numa família de origem humilde. Seu primeiro emprego foi como porteiro de edifício, seguido de vendedor das antigas lojas Mesbla. Ele fez concurso para a Polícia Civil e ingressou na faculdade de Direito. Como promotor de Justiça, atuou na Comarca de Cachoeiras de Macacu e no Tribunal do Júri. Paulo Rangel também é professor concursado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), tem cinco livros publicados, artigos em revistas acadêmicas e é mestre e doutor em Direito.

– Sempre acreditei que os livros salvavam o homem. Não foram poucos os obstáculos. Sempre tive Deus que colocou pessoas no meu caminho – ressaltou.

 

Leia também: Discurso de posse – Desembargador Paulo Rangel – TJ Rio

 

Fonte: Extra Online

+ sobre o tema

Livro de Michelle Obama pode se tornar a autobiografia mais vendida da História

O livro de memórias de Michelle Obama, Minha História, pode se tornar...

Filhas de Obama se vacinam contra gripe A

Washington, 27 out (EFE).- As filhas do presidente dos...

Imigrantes cobram salários atrasados e são baleados na Grécia

Em um país onde o desemprego atingiu 27,2%...

para lembrar

OAB cria Comissão Nacional da Verdade sobre a Escravidão

Cerimônia de posse da Comissão Nacional da Verdade da...

Franceses mudam de rumo domingo

Por Rui Martins Já não há mais supresa –...
spot_imgspot_img

Mostra sobre Lélia Gonzalez vê negros e indígenas como centro da cultura nacional

As escolas de samba do Rio, os blocos afro da Bahia, as congadas de Minas Gerais, as comemorações da Semana Santa e do Natal. O que todas essas celebrações têm...

Gilberto Gil afirma que não se aposentará totalmente dos palcos: “continuo querendo eventualmente cantar”

No fim de junho, saiu a notícia de que Gilberto Gil estava planejando sua aposentadoria dos palcos. Segundo o Estadão, como confirmado pela assessoria do...

Ex-seguranças da Chic Show, amigas se emocionam em festival: ‘Chorei muito’

A Chic Show, festa/baile black símbolo da resistência cultural negra paulistana, celebra 50 anos em grande estilo com um festival no Alianz Parque neste...
-+=