segunda-feira, janeiro 30, 2023
InícioQuestão RacialCasos de RacismoRodrigo Maia decide recolocar na Câmara placa contra racismo arrancada por deputado

Rodrigo Maia decide recolocar na Câmara placa contra racismo arrancada por deputado

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), decidiu recolocar o cartaz que integra a exposição contra racismo realizada na Casa. Na terça-feira (19), o deputado federal Coronel Tadeu (PSL-SP) arrancou a charge do artista Latuff que estampa um negro assassinado por um policial militar.

Por BELA MEGALE, do  O Globo 

Deputado David Miranda (Psol-RJ) após charge ser recolocada em exposição na Câmara | Foto: Bela Megale

Maia teve reuniões com deputados da bancada da bala e da oposição ao longo do dia para falar sobre o retorno do cartaz à mostra.

Ao lado da imagem, foi colocada uma mensagem afirmando que “a bancada negra sabe que essa charge não representa toda a corporação e respeita os policiais que não corroboram para essas estatísticas e trabalham em prol do povo brasileiro”.

Por volta das 20h, um grupo de deputados do Psol, PT e PCdoB participaram de um ato para recolocar a placa.

– Essa violência contra a gente foi feita, mas com o diálogo de diversos parlamentares com Rodrigo Maia conseguimos que a placa voltasse, da forma quebrada, para mostrar o racismo institucional que ainda sofremos aqui – disse o deputado David Miranda (Psol-RJ).

A deputada Benedita Silva (PT-RJ) afirmou que Maia se comprometeu a manter a o cartaz até o fim da exposição, em 20 de dezembro. O grupo destacou que buscará a punição do Coronel Tadeu por ter vanzalizado a charge. As legendas acionaram o parlamentar tanto na Procuradoria-Geral da República (PGR) quando na Comissão de Ética da Câmara.

 

Leia Também:

Racismo de deputado deve ser repudiado e punido de maneira exemplar

Show de racismo e insensatez na Câmara é prova de retrocesso civilizatório

Benedita da Silva denuncia racismo de deputado do PSL

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench