São Paulo apresenta peça sobre Lima Barreto no Dia da Consciência Negra

A cidade de São Paulo receberá, a partir da próxima quinta-feira, Dia da Consciência Negra, a peça Lima Barreto, ao Terceiro Dia. O espetáculo, que conta a vida e obra do jornalista e escritor carioca, filho de escravos, Afonso Henriques de Lima Barreto, tem direção de Luiz Antonio Pilar, texto de Luís Alberto de Abreu e cenografia de Doris Rollemberg.

No, Correio do Brasil

A peça mostra três dias da vida do escritor, em 1919, quando ele esteve internado em um manicômio, por causa de forte crise de alucinação. Ele tem um delírio e se vê, aos 30 anos, escrevendo o romance O Triste Fim de Policarpo Quaresma. “E os personagens do Policarpo tomam vida e ganham a cena”, diz o diretor Antonio Pilar.

– A questão do negro vai estar no próprio Lima. Ele foi uma pessoa que muito se ressentiu do preconceito exercido sobre a sua escrita. Até hoje não teve, por exemplo, reconhecimento da Academia Brasileira de Letras – acrescentou.

O diretor destaca que o espetáculo tem uma estrutura teatral “à moda antiga”, com grande corpo de atores e personagens complexos. “Tem uma divisão cênica muito equitativa. São dez atores que falam bastante, têm personagens bem complexos. É contra a corrente do que se vê atualmente: espetáculos com número reduzidos de atores, ou então musical. É um teatro à moda antiga”, enfatiza.

A peça será apresentada na Caixa Cultural São Paulo, na Praça da Sé, em temporada até o dia 30 deste mês, de quinta-feira a domingo, sempre às 19h15. A entrada é franca, e os ingressos poderão ser retirados na bilheteria uma hora antes do espetáculo.

 

+ sobre o tema

Pantera Negra | 10 curiosidades impressionantes sobre o novo herói da Marvel

O Pantera Negra é um dos heróis de quadrinhos com história...

UnB – Escritoras afro-brasileiras serão homenageadas em seminário

Há 25 anos, nascia no Brasil o seminário Mulher...

para lembrar

Revolting Music – Inventário das Canções de Protesto que Libertaram a África do Sul

Companhia: Neo Muyanga Direção: Neo Muyanga Ficha Técnica Criação, dramaturgia, direção musical e atuação: Neo...

Nota do AFRO sobre a nomeação do presidente da Fundação Palmares

Nós, pesquisadores e professores do AFRO/Cebrap, vimos com espanto...

Ilú Obá De Min: a diversidade cultural no carnaval de São Paulo

Composto exclusivamente por mulheres e desde 2005 desfilando pelas...
spot_imgspot_img

Violência contra territórios negros é tema de seminário com movimentos sociais em Salvador

Diante da escalada de violência que atinge comunidades negras e empobrecidas da capital e no interior da Bahia, movimentos sociais, entidades e territórios populares...

Tony Tornado relembra a genialidade (e o gênio difícil) do amigo Tim Maia, homenageado pelo Prêmio da Música Brasileira

Na ausência do homenageado Tim Maia (1942-1998), ninguém melhor para representá-lo na festa do Prêmio da Música Brasileira — cuja edição 2024 acontece nesta quarta-feira (12),...

Grávida, Iza conta que pretende ter filha via parto normal: ‘Vai acontecer na hora dela’

Iza tem experienciado e aproveitado todas as emoções como mamãe de primeira viagem. No segundo trimestre da gestação de Nala, fruto da relação com Yuri Lima, a...
-+=