São Paulo apresenta peça sobre Lima Barreto no Dia da Consciência Negra

A cidade de São Paulo receberá, a partir da próxima quinta-feira, Dia da Consciência Negra, a peça Lima Barreto, ao Terceiro Dia. O espetáculo, que conta a vida e obra do jornalista e escritor carioca, filho de escravos, Afonso Henriques de Lima Barreto, tem direção de Luiz Antonio Pilar, texto de Luís Alberto de Abreu e cenografia de Doris Rollemberg.

No, Correio do Brasil

A peça mostra três dias da vida do escritor, em 1919, quando ele esteve internado em um manicômio, por causa de forte crise de alucinação. Ele tem um delírio e se vê, aos 30 anos, escrevendo o romance O Triste Fim de Policarpo Quaresma. “E os personagens do Policarpo tomam vida e ganham a cena”, diz o diretor Antonio Pilar.

– A questão do negro vai estar no próprio Lima. Ele foi uma pessoa que muito se ressentiu do preconceito exercido sobre a sua escrita. Até hoje não teve, por exemplo, reconhecimento da Academia Brasileira de Letras – acrescentou.

O diretor destaca que o espetáculo tem uma estrutura teatral “à moda antiga”, com grande corpo de atores e personagens complexos. “Tem uma divisão cênica muito equitativa. São dez atores que falam bastante, têm personagens bem complexos. É contra a corrente do que se vê atualmente: espetáculos com número reduzidos de atores, ou então musical. É um teatro à moda antiga”, enfatiza.

A peça será apresentada na Caixa Cultural São Paulo, na Praça da Sé, em temporada até o dia 30 deste mês, de quinta-feira a domingo, sempre às 19h15. A entrada é franca, e os ingressos poderão ser retirados na bilheteria uma hora antes do espetáculo.

 

+ sobre o tema

O que é que a Nigéria tem?

POR SUELI LIMA Tem Nollywood, uma forte indústria cinematográfica que...

2011: Ano Internacional dedicado aos Povos Afrodescendentes

* Reflexão a partir da Sexagésima quarta sessão pela...

Christian Louboutin assina os trajes nonperformance dos atletas olímpicos cubanos

Christian Louboutin leva o vermelho de seus solados para...

para lembrar

Um intelectual brasileiro educado para o mando: uma conversa com Milton Santos

Entrevistadoras: Azoilda Loretto da Trindade e Katia Santos* Introdução e...

Comissão da Verdade da Escravidão realiza audiência pública em Belém

A Comissão Nacional da Verdade sobre a Escravidão Negra...

Projeto espacial esbarra em comunidades quilombolas no MA

  A empresa estatal binacional ACS (Alcântara-Cyclone Space),...

Dança do Lelê

(Embora o som não esteja com boa qualidade, vale...
spot_imgspot_img

Quem são os ex-escravizados que deixaram o Brasil em direção à África no século 19

Em seu mais recente livro, o pesquisador Carlos Fonseca conta a trajetória dos retornados, escravizados libertos e seus descendentes que deixaram o Brasil e retornaram...

Paraense Brisas Project acaba de lançar seu EP PERDOA

Está no mundo o primeiro EP de Brisas Project. PERDOA é uma obra em quatro faixas que explora uma sonoridade orientada ao Pop Rock, Lo-fi e...

Milton Nascimento recebe título de Doutor Honoris Causa pela Unicamp

O cantor Milton Nascimento recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). A honraria foi concedida em novembro de 2024. A entrega aconteceu na casa do artista,...
-+=