São Paulo apresenta peça sobre Lima Barreto no Dia da Consciência Negra

A cidade de São Paulo receberá, a partir da próxima quinta-feira, Dia da Consciência Negra, a peça Lima Barreto, ao Terceiro Dia. O espetáculo, que conta a vida e obra do jornalista e escritor carioca, filho de escravos, Afonso Henriques de Lima Barreto, tem direção de Luiz Antonio Pilar, texto de Luís Alberto de Abreu e cenografia de Doris Rollemberg.

No, Correio do Brasil

A peça mostra três dias da vida do escritor, em 1919, quando ele esteve internado em um manicômio, por causa de forte crise de alucinação. Ele tem um delírio e se vê, aos 30 anos, escrevendo o romance O Triste Fim de Policarpo Quaresma. “E os personagens do Policarpo tomam vida e ganham a cena”, diz o diretor Antonio Pilar.

– A questão do negro vai estar no próprio Lima. Ele foi uma pessoa que muito se ressentiu do preconceito exercido sobre a sua escrita. Até hoje não teve, por exemplo, reconhecimento da Academia Brasileira de Letras – acrescentou.

O diretor destaca que o espetáculo tem uma estrutura teatral “à moda antiga”, com grande corpo de atores e personagens complexos. “Tem uma divisão cênica muito equitativa. São dez atores que falam bastante, têm personagens bem complexos. É contra a corrente do que se vê atualmente: espetáculos com número reduzidos de atores, ou então musical. É um teatro à moda antiga”, enfatiza.

A peça será apresentada na Caixa Cultural São Paulo, na Praça da Sé, em temporada até o dia 30 deste mês, de quinta-feira a domingo, sempre às 19h15. A entrada é franca, e os ingressos poderão ser retirados na bilheteria uma hora antes do espetáculo.

 

+ sobre o tema

Seppir divulga lista de habilitados no Prêmio Antonieta de Barros

De acordo com o Edital, prazo para apresentar recurso...

Vídeo de Mandela gera onda de protestos

Presidente Jacob Zuma visita Mandela e leva a televisão...

Racismo velado e o mês da Consciência Negra

  Texto de Silvana Bárbara G. da Silva....

É OURO! Shirlene Coelho é bicampeã no arremesso de dardo

Shirlene Coelho ganhou um lindo #Ouro para o Brasil....

para lembrar

UOL estreia série ‘Preto à Porter’, um resgate da realeza negra

Apesar de compor a maior parcela da população brasileira,...

Exposição MÁSCARAS será aberta no Solar Ferrão, em Salvador

A exposição “Máscaras – entreATOS do acervo” será iniciada nesta quinta-feira...
spot_imgspot_img

Lázaro Ramos será curador da Bienal do Livro do Rio de 2025

O influenciador Pedro Pacífico, conhecido como Bookster, e as escritoras Thalita Rebouças e Clara Alves também estarão entre os curadores. A Bienal ainda anunciará...

Mostra dos Racionais MCs destrincha seu legado para toda a música brasileira

Num bilhete, Pedro Paulo avisa sua mãe que vai ter de viajar para fazer um show em Minas Gerais. Em outro pedaço de papel,...

Série documenta marcos históricos da identidade africana e da luta antirracista no Brasil

A série "Sankofa - A África que Te Habita" (Trailer) retorna às telas em 2025 para a segunda temporada “Sankofa - A África que Habita o...
-+=