Sarau Afro-Tons usa poesia africana para homenagear a mulher negra

Em sua segunda edição, o sarau é um evento envolto na cultura africana e afrodescendente que, neste mês de março, se reserva a homenagear a mulher negra

Por Magalli Lima, do Século Diário

“O Sarau Afro-Tons traz uma resistente e importante homenagem à força de luta, ao afeto, ao calor, aos sons, aos aromas, às dores e às canções propagadas por vozes feministas (que são referenciadas no mês de março), principalmente aquelas historicamente silenciadas e subjugadas pela cor ou por pertencimentos de diferenças”, essa é uma parte da descrição de divulgação do evento numa rede social. Neste trecho está a proposta principal do sarau que, ainda bem novo, já nasce certeiro em seus objetivos: destacar a literatura feita por povos negros.
Mas não só a literatura tem espaço no evento, que é sim um grande sarau de poesias, mas também envolve outras diversas alas da cultura negra. Para isso, seus idealizadores, Cibele Verrangia (com xperiência nas Literaturas Africanas de Língua Portuguesa); e o professor de educação física, Maikel Dias; uniram-se e, realizando também parcerias com grupos e coletivos locais, montaram o Sarau Afro-Tons: As Yabás – Sarau de poesias e músicas Afrocentradas.Uma homenagem à Luta e Resistencia das Mulheres. A segunda edição será realizada no próximo dia 28, das 18h à 00h, no Centro de Vitória, na antiga Casa Lab, próximo a Gruta da Onça. A participação é livre para todos os públicos.
O grupo Afro-Tons nasce com o intuito de divulgar a cultura africana e compartilhar os diversos saberes sobre as artes afrodescendentes. Para firmar isso, o Sarau é idealizado como forma de discutir a especialização de Cibele, a literatura africana. “O Sarau e a idealização dele partiu muito da minha pesquisa de pós-graduação,  sou doutoranda na área de estudos literários. No total somos duas pessoas, eu e o Maikel Dias. Ambos nutrimos interesse pela literatura africana e criamos esse evento como forma de homenagear a população afro brasileira e a cultura literária desse povo”, contou ela.
O evento abarca um grande sarau com varal de poesias compostas por obras de escritoras africanas, como detalha Cibele. “O foco do evento é de fato a socialização de poesia e da musica negra. Então teremos esse varal de poesia que faz homenagem às mulheres e as mulheres negras; e dá ênfase na produção de mulher poeta afro-brasileira. Todas as escritoras locais que quiserem compartilhar seus escritos também serão muito bem vindas. Assim como os homens escritores, nosso evento não é restritivo a nenhum gênero”.
Além do momento do sarau e das apresentações musicais, o evento integra atividades de parceiros, como a exposição de artesanatos do grupos Afro Kisile, da Serra; a participação do Coletivo Maria Quitéria; e um momento de cineclube com vídeos que abordam questões envoltas no universo do negro.  O Afro-Tons ainda é responsável pela criação dos poemas abayomi, em que se mistura a arte das bonecas de pano – uma tradição africana de confecção de bonecas artesanais negras de pano – com a escrita. Na foto abaixo está a confecção dos poemas abayomis feitos pelo Afro-Tons em sua última edição, em 2014.
sarauafrotons_divulgacao
O grupo é independente e autogestor, realizando atividades a partir de parcerias e articulações que não envolvem os financiamentos privado e público. E, diante das parcerias já feitas e da divulgação do evento – propagada pelas redes socais e também na colocação de cartazes pelo Centro de Vitória e pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) – também há o debate das questões políticas e sociais que envolvem o universo do negro. “A dinâmica do sarau acontece partir do envolvimento do participante com as atividades. Não temos nenhuma programação pré-definida sobre abordar questões políticas que envolvem a mulher negra, mas a partir do momento em que as pessoas leem seus poemas, os temas sobre a mulher negra e o homem negro vão surgindo de forma muito bem vinda, algo natural. Isso acontece porque as pessoas se sentem à vontade para contar suas próprias experiências”, explicou Cibele.
A idealizadora também conta que o fato de realizarem um evento que homenageie a mulher negra, não exclui qualquer outro tipo de pessoa na sociedade. “O debate é aberto a outros nichos, não é um evento restritivo, diversas pautas nos interessam, como a luta da mulher homossexual ou os direitos civis do homossexuais”.
Serviço
A segunda edição do Sarau Afro-Tons: As Yabás – Sarau de poesias e músicas Afrocentradas. Uma homenagem à Luta e Resistencia das Mulheres será realizada no próximo dia 28 de março, das 18h à 00h, na Casa Do Tião Xará (Antiga Casa Lab) – Rua Barão de Monjardim, 116, próximo a Gruta Da Onça, Centro de Vitória. A participação é livre.

+ sobre o tema

Barbie homenageia Madam C.J. Walker, primeira milionária dos EUA

A Barbie acaba de lançar mais uma boneca em...

Marco Feliciano tira sarro da cara de todo mundo porque pode

A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE NÃO PERDE BALCÃO DE NEGÓCIOS Por: Fátima...

Seppir e Mp de Minas Gerais firmam parceria pela promoção da igualdade racial

Assinatura de cooperação será nesta segunda (03/06), na sede...

para lembrar

Ferramenta anticolonial poderosa: os 30 anos de interseccionalidade

Carla Akotirene, autora de Interseccionalidade, pela Coleção Feminismos Plurais,...

Rosana Paulino: a mulher negra na arte

Longe de negar sua realidade e condicionar sua produção...

Carta aberta a Beatriz, Joacine e Romualda

Mais de 45 anos depois da ditadura, temos a...

Raça e educação por Sueli Carneiro

Os estereótipos dos professores a respeito da educabilidade das...
spot_imgspot_img

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo da meninade joelho num surrão. Grita ao vento seu nomeComo se quisesse dizerQue mulher tem que...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no que tange a sua organização, estrutura produtiva e relações hierárquicas. Essa transição está sob forte...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=