Secretaria de Direitos Humanos explica o que é ‘gaslighting’ e ‘mansplaning’

Você sabe o que é ou já ouviu falar em gaslighting? E mansplaning?

A página da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República publicou em seu Facebook uma série de imagens para explicar o óbvio: não é só a violência física que agride as mulheres todos os dias.

Tanto a violência psicológica, como a intelectual, subestimam, fragilizam e tiram a legitimidade das mulheres em seus cotidianos.

E o que faz com que estas formas veladas de violência tenham tanta força é a falta de reconhecimento. Diferente da violência física, elas não deixam marcas na pele, mas sim, na autoestima e no amor próprio de cada mulher.

Não é só a violência física que agride as mulheres todos os dias. Com o machismo como pano de fundo, muitas outras prá…
A página do Think Olga fez um texto neste sábado (2), levantando a questão de como o gaslighting é reforçado pela mídia, não só no caso da Dilma — e agora também no de Janaína Paschoal –, mas de diversas outras mulheres, sejam elas políticas, cantoras, atrizes ou não famosas.
Publicado por Direitos Humanos Brasil em Terça, 5 de abril de 2016

Na publicação do Facebook a Secretaria linkou um texto feito pelo coletivo Think Olga em abril de 2015, no qual há uma lista dando nome e explicando como a manutenção de cada uma dessas violências é feita.

Além disso, o texto também mostra como elas são invisibilizadas pela naturalização de uma série de estereótipos colocados em cima da mulher.

Em tempos de cólera dentro do cenário político nacional, é interessante olhar para estes pontos e enxergar algumas tristes semelhanças. Você já ouviu falar em gaslighting, por exemplo?

Descrição da imagem: arte quadrada, na cor roxa e no fundo o olho de uma mulher. Texto da imagem: Você é louca! Disse o…

Publicado por Direitos Humanos Brasil em Terça, 5 de abril de 2016

A página do Think Olga fez um texto neste sábado (2), levantando a questão de como o gaslighting é reforçado pela mídia, não só no caso da Dilma — e agora também no de Janaína Paschoal –, mas de diversas outras mulheres, sejam elas políticas, cantoras, atrizes ou não famosas.

Este não é um post sobre política.

Este é um post sobre GASLIGHTING, que é uma forma de machismo cruel e perniciosa….

Publicado por Think Olga em Sábado, 2 de abril de 2016

Como bem pontuou a Secretaria de Direitos Humanos: É tempo de rever atitudes e conceitos. Entender quais violências você sofre ou reproduz é o primeiro passo para mudar essa lógica.

+ sobre o tema

Stephanie Ribeiro: As histórias tristes habitam peles negras

A arquiteta e escritora Stephanie Ribeiro estreia como colunista...

Deputada pede retirada de cápsula do amor instalada no circuito Barra-Ondina

A deputada estadual Fabíola Mansur (PSB), presidente da Comissão...

para lembrar

Angelina Jolie pede mais esforços contra violência sexual em guerras

Atriz Angelina Jolie quer documentar crimes e apoiar processos,...

Uma nova visão para a luta pelos direitos reprodutivos no Brasil

Nos últimos dias, as redes sociais e os principais...

As histórias das mulheres líderes do território Xingu

Se por um lado elas quebraram regras indígenas que...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=