Secretaria de Direitos Humanos explica o que é ‘gaslighting’ e ‘mansplaning’

Você sabe o que é ou já ouviu falar em gaslighting? E mansplaning?

A página da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República publicou em seu Facebook uma série de imagens para explicar o óbvio: não é só a violência física que agride as mulheres todos os dias.

Tanto a violência psicológica, como a intelectual, subestimam, fragilizam e tiram a legitimidade das mulheres em seus cotidianos.

E o que faz com que estas formas veladas de violência tenham tanta força é a falta de reconhecimento. Diferente da violência física, elas não deixam marcas na pele, mas sim, na autoestima e no amor próprio de cada mulher.

Não é só a violência física que agride as mulheres todos os dias. Com o machismo como pano de fundo, muitas outras prá…
A página do Think Olga fez um texto neste sábado (2), levantando a questão de como o gaslighting é reforçado pela mídia, não só no caso da Dilma — e agora também no de Janaína Paschoal –, mas de diversas outras mulheres, sejam elas políticas, cantoras, atrizes ou não famosas.
Publicado por Direitos Humanos Brasil em Terça, 5 de abril de 2016

Na publicação do Facebook a Secretaria linkou um texto feito pelo coletivo Think Olga em abril de 2015, no qual há uma lista dando nome e explicando como a manutenção de cada uma dessas violências é feita.

Além disso, o texto também mostra como elas são invisibilizadas pela naturalização de uma série de estereótipos colocados em cima da mulher.

Em tempos de cólera dentro do cenário político nacional, é interessante olhar para estes pontos e enxergar algumas tristes semelhanças. Você já ouviu falar em gaslighting, por exemplo?

Descrição da imagem: arte quadrada, na cor roxa e no fundo o olho de uma mulher. Texto da imagem: Você é louca! Disse o…

Publicado por Direitos Humanos Brasil em Terça, 5 de abril de 2016

A página do Think Olga fez um texto neste sábado (2), levantando a questão de como o gaslighting é reforçado pela mídia, não só no caso da Dilma — e agora também no de Janaína Paschoal –, mas de diversas outras mulheres, sejam elas políticas, cantoras, atrizes ou não famosas.

Este não é um post sobre política.

Este é um post sobre GASLIGHTING, que é uma forma de machismo cruel e perniciosa….

Publicado por Think Olga em Sábado, 2 de abril de 2016

Como bem pontuou a Secretaria de Direitos Humanos: É tempo de rever atitudes e conceitos. Entender quais violências você sofre ou reproduz é o primeiro passo para mudar essa lógica.

+ sobre o tema

Delegados LGBT da PB repudiam Cláudia Leite

Sete representantes do movimento LGBT na Paraíba participaram de...

para lembrar

Aborto: Não há como responder

A denúncia de ex-alunas de Mônica Serra desnuda o...

Como aprender a limpar e cozinhar transformou um homem violento

Um movimento social está tentando reduzir a violência doméstica...

Violência sexual e violência doméstica agora têm notificação compulsória

Portaria publicada pelo Ministério da Saúde estabelece nova lista...
spot_imgspot_img

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...

Ministério da Gestão lança Observatório sobre servidores federais

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) lança oficialmente. nesta terça-feira (28/3) o Observatório de Pessoal, um portal de pesquisa de...
-+=