Sisu é encerrado com 15% de vagas ociosas nas federais

Em coletiva à imprensa a secretária do Ensino Superior do Ministério da Educação, Maria Paula Dallari, anunciou na tarde de ontem (17) que foram preenchidas 85% das vagas das instituições de ensino superior que aderiram ao Sistema de Seleção Unificada, o Sisu.

Do Canal Rio Claro

Este foi o primeiro ano em que o sistema, que usa a nota do Enem, foi usado para que os alunos se candidatassem a vagas em universidades e institutos federais de todo o País. O Sisu começou com problemas no final de janeiro no acesso e, no último domingo, registrou erros – como mostrar como convocados alunos que não haviam sido classificados.

Segundo o balanço anunciado pela secretária, no total, eram 47,9 mil vagas, e 40.789 estudantes foram matriculados nas universidades e institutos federais. Sete mil vagas ainda não foram ocupadas. “A maior parte dessas vagas ociosas era destinada a políticas afirmativas ou são vagas de preenchimento do segundo semestre”, afirmou Maria Paula Dallari.

Sobre o problema ocorrido no último domingo no sistema, quando o Sisu teve um “desalinhamento”, de acordo com o MEC, a secretária afirma que apenas 30 alunos, de diversas instituições, foram indevidamente chamados para fazer matricula.

Maria Paula confirmou que o problema no site ocorreu por conta da retirada, por ordem da Justiça, de nomes que constavam da lista de espera, uma vez que esses estudantes – seis, no total – já estariam matriculados nas instituições.

A secretária minimizou o problema dos “falsos” convocados pela lista de espera. Segundo Maria Paula, parte desses estudantes acabará sendo chamada. Além de estarem bem posicionados no ranking dos alunos convocados, os estudantes contam com a ajuda do sistema, que terminou com 15% de vagas ociosas.

 

 

+ sobre o tema

FNDE lança plataforma Antonieta de Barros, iniciativa para consolidar dados da educação brasileira

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia...

Termina hoje (14) prazo para inscrição no Enem

Termina hoje (14) o prazo para inscrições no Exame...

Estudantes têm até esta sexta-feira (14) para se inscrever no Enem

Termina nesta sexta-feira (14) o prazo para inscrições no Exame...

Harvard lança mais de 100 cursos gratuitos e legendados em português

Os cursos disponíveis são divididos nas áreas a seguir. Artes...

para lembrar

Aberta inscrições para 2º Concurso de Pesquisa sobre Cultura Afro

Estão abertas até 1º de novembro as inscrições para...

7 dicas para melhorar a memória e a concentração

Sabemos que a passagem dos anos traz diversas modificações...

Crianças indígenas enfrentam dificuldade no acesso a educação

Informação é do relatório divulgado pelo Unicef, que mostra...

Brasil inclui criança, mas perde jovem no ensino médio e mantém analfabetos

Relatório da Unesco mostra que País atingiu apenas duas...
spot_imgspot_img

Quem se inscreveu no Enem 2024 tem até quarta-feira (19) para pagar taxa

O participante que se inscreveu no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 têm até a próxima quarta-feira (19) para pagar a taxa de...

FNDE lança plataforma Antonieta de Barros, iniciativa para consolidar dados da educação brasileira

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), lançará na próxima terça-feira, 18, a plataforma Antonieta de...

Termina hoje (14) prazo para inscrição no Enem

Termina hoje (14) o prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro...
-+=