Spcine leva cinco cineastas paulistanos para apresentarem trabalhos no NewFilmmakers LA, nos Estados Unidos

Realizado entre os dias 18 e 24 de setembro, festival promove a diversidade de talentos do audiovisual, com foco em mulheres, pessoas negras, transgêneros e indígenas

Entre os dias 18 e 24 de setembro, a Spcine marca presença no NewFilmmakers LA (NFMLA), em Los Angeles, nos Estados Unidos. Focado em apresentar trabalhos inovadores de cineastas emergentes de todo o mundo, o festival tem como principal objetivo promover a diversidade de talentos, priorizando trabalhos realizados por mulheres, pessoas negras, transgêneros e indígenas. 

Para a edição deste ano, a Spcine viabilizou a participação de cinco diretores e roteiristas de São Paulo, ligados à sua Rede Afirmativa, para apresentarem trabalhos de curtas-metragens na sessão “InFocus: São Paulo”. Realizada pela NFMLA Film Festival InFocus: Latinx & Hispanic Cinema em parceria com a Academy of Motion Picture Arts and Sciences e a Spcine, a sessão ocorre no dia 23 de setembro, a partir das 12h, no Linwood Dunn Theater da Academy of Motion Picture Arts & Sciences, em Los Angeles.    

Os profissionais que integram a comitiva da Spcine para participarem da sessão “InFocus: São Paulo” são: Ana Julia Travia (“Cartas de Amor”), Lux Machado (“Semana que vem, te prometo Palmares!), Icaro Barbosa (‘Morte TM”), Thuan Mozart (“O mangue de todos os Brasis”) e Lincoln Péricles (Mutirao: O Filme). Além de exibirem os filmes, esses cineastas participam de rodadas de negócios e de conversas com o público para debaterem as respectivas obras.   

O representante oficial da Spcine no NFMLA será Luiz Toledo, diretor de Investimentos e Parcerias Estratégicas. Além de acompanhar as atividades do festival, Toledo participa de uma intensa agenda no evento, incluindo reuniões com executivos de produtoras e estúdios audiovisuais, como HBO, Amazon, Universal, Apple Tv e Netflix, para promover o Programa de Atração de Filmagens à Cidade e ao Estado de São Paulo (Cash Rebate)  

Estão previstas ainda visitas a instituições de ensino audiovisual de Los Angeles com o objetivo de apresentar as ações da área de Formação da Spcine, que contempla as dimensões técnica, empreendedora e artística da educação audiovisual.   

Sobre a Spcine 

A Spcine é uma empresa pública de fomento ao audiovisual vinculada à Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo. Atua como um escritório de desenvolvimento, financiamento e implementação de programas e políticas para os setores de cinema, TV, games e novas mídias. Seu objetivo é reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo do audiovisual paulista e seu impacto em âmbito cultural e social.   

Sobre o Programa de Atração de Filmagens à Cidade e ao Estado de São Paulo   

Ação pioneira no Brasil, o programa de Cash Rebate foi lançado em 2021 e o sucesso dessa primeira edição do programa possibilitou o surgimento de outras ações correlatas pelo país. A iniciativa, inclusive, foi considerada pela consultoria Olsberg-SPI como uma das mais modernas do mundo por contemplar cláusulas que estimulam à sustentabilidade, à diversidade na equipe e por ter cobertura para a equipe no caso de uma produção impactada pela pandemia de COVID-19.    

Em 2022, foi lançada a segunda edição do Cash Rebate, rebatizada de Programa de Atração de Filmagens à Cidade e ao Estado de São Paulo, contando com quatro vezes mais recursos em uma iniciativa inédita entre Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa de São Paulo (SECEC). No total, foram investidos R$40 milhões com o objetivo de atrair produções cinematográficas de grande alcance internacional. Essa última edição, já selecionou quatro obras para o módulo 2, enquanto o módulo 1, voltado a obras internacionais realizadas em sistema de coprodução ou prestação de serviços de produção, segue com inscrições abertas.  

 Mais sobre NFMLA   

Fundada em 2007, a NFMLA – NewFilmmakers Los Angeles promove talentos audiovisuais por meio de diversas iniciativas, entre elas, festivais mensais para o cinema independente, tendo exibido mais de 3.700 filmes de mais de 87 países. A NFMLA conta com parceiros como CAA, Variety, TheWrap, SCREEN, Netflix, Universal, Amazon Studios, NEON, Walt Disney Studios, Sony Pictures Entertainment, HBO, Warner Bros. 

+ sobre o tema

Rihanna posa à la Marilyn Monroe para revista

Rihanna posa à la Marilyn Monroe para revista. Rihanna gostou...

Oprah recebe um Oscar por seu trabalho humanitário

A apresentadora, atriz e produtora Oprah Winfrey, que dominou...

Nasce Ivy Blue Carter filha de Beyoncé e Jay Z

A cantora Beyoncé e o rapper Jay-Z tiveram sua...

Cabelos de Sheron Menezzes são referência fashion para a moda da mulher negra

Cabelos de Sheron Menezzes são referência fashion para a...

para lembrar

Pesquisa revela que mulheres negras estão fora do cinema nacional

Apesar de ser a maior parte da população feminina...

A mulher negra no cinema brasileiro: uma análise de Filhas do Vento

RESUMO  O artigo apresenta uma reflexão sobre a mulher negra...

Ator de Deuses do Egito detona filme e o racismo de Hollywood

O ator Chadwick Boseman (“James Brown”), que vai interpretar...

Jardim das Folhas Sagradas: Um cinema com a cara do Brasil

Jorge Portugal Deve estrear em breve o filme "Jardim das...
spot_imgspot_img

Chega a São Paulo Um defeito de cor, exposição que propõe uma revisão historiográfica da identidade brasileira por meio de uma seleção de obras em...

De 25 de abril a 1º de dezembro, o Sesc Pinheiros recebe "Um Defeito de Cor". Resultado da parceria entre o Sesc São Paulo...

Aos 76, artista trans veterana relembra camarins separados para negros

Divina Aloma rejeita a linguagem atual, prefere ser chamada de travesti e mulata (atualmente, prefere-se o termo pardo ou negro). Aos 76 anos, sendo...

Com 10 exibições que abordam a luta antirracista, Mostra do Cinema Negro tem sessões a partir de 4 de abril em Presidente Prudente

O Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) promove, entre os dias 4 de abril e 23 de maio, uma programação com dez filmes que celebram o cinema...
-+=