Teatro Griot apresenta em Coimbra peça sobre o racismo e a escravatura

O Teatro Griot apresenta em Coimbra, na quinta e na sexta-feira, o espetáculo “Posso Saltar do Meio da Escuridão e Morder”, encenado por Rogério de Carvalho e no qual a companhia aborda os temas do racismo, da escravatura e da sujeição.

Do Diário de Notícias 

Foto: Sofia Berberan/Divulgação

Na peça, apresentada no Teatro da Cerca de São Bernardo (TCSB), “Zia Soares, Daniel Martinho e Gio Lourenço dão corpo e voz à história de uma mulher negra, escravizada, para quem a insubmissão surge como a única possibilidade de sobrevivência”, refere a companhia de Coimbra ‘Escola da Noite’, que programa o TCSB.

“Posso Saltar do Meio da Escuridão e Morder”, que se estreou em novembro de 2018, em Cabo Verde, conta com desenho de som do rapper Chullage e desenho de luz de Jorge Ribeiro.

Em 2017, o Teatro Griot passou pelo TCSB, onde apresentou “Faz escuro nos olhos”, também encenado por Rogério de Carvalho.

O Teatro Griot define-se como uma “companhia que se dedica à exploração de temáticas relevantes para a construção e problematização da emergente identidade europeia contemporânea e intercultural, e do seu reflexo no discurso e na estética teatral”.

Em abril, pelo TCSB, é também exibido, no dia 17, o filme mais recente do realizador João Viana, “Our Madness”, vencedor do Prémio para Melhor Longa Metragem Portuguesa no Festival IndieLisboa 2018.

Segundo a nota de imprensa da Escola da Noite, a companhia e o TCSB associam-se às comemorações do 25 de Abril em Coimbra, acolhendo naquele espaço as projeções dos filmes “Cartas a uma ditadura”, de Inês de Medeiros, (dia 23), “Roadmap to Apartheid”, de Erin Davidson e Ana Nogueira (dia 29), e ainda o concerto do Coro APRe! Coimbra, marcado para dia 30.

 

+ sobre o tema

Viola Davis vence Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante por ‘Cercas’

A atriz Viola Davis venceu na noite deste domingo...

Clementina. De uma voz do povo emerge o canto ancestral

Surgida a partir de um TCC, biografia conta a...

Carnaval : a festa que atravessou os séculos

O Carnaval, cuja origem se perde na imensidão do tempo,...

Baobá – árvore símbolo das culturas africanas

Baobá, a árvore é um dos símbolos fundamentais das...

para lembrar

Do racismo às críticas sem jeito. Hamilton ataca

Esta semana foi em cheio para o tetracampeão do...

Boliveira: “Simonal foi nosso primeiro astro popular esmagado pelo racismo”

Fabrício Boliveira deixou a equipe de "Simonal" assustada quando...

O Poder das Grandes Mães – Gelede

Entre os iorubás, o poder feminino é sintetizado por...
spot_imgspot_img

Salgueiro apresenta espetáculo em homenagem a Mercedes Baptista no Theatro Municipal

Completando 70 anos em 2023, os Acadêmicos do Salgueiro, mais uma vez, fazem jus às palavras de Nelson Andrade e mostram que, muito mais...

ITAN E TAL: Afrofuturismo e pertencimento afro-indígena no sul do Brasil

Guiada por Ananse, a aranha que trouxe as histórias pra terra, pela onça Jaguaretê, os seres da mata e por sua orixalidade, uma menina...

‘Torto Arado’ será adaptado para o teatro por Aldri Anunciação

O fenômeno literário "Torto Arado", do escritor e colunista da Folha Itamar Vieira Junior, ganhará uma adaptação para o teatro. O projeto será encabeçado pelo diretor, ator,...
-+=