Teatro Griot apresenta em Coimbra peça sobre o racismo e a escravatura

O Teatro Griot apresenta em Coimbra, na quinta e na sexta-feira, o espetáculo “Posso Saltar do Meio da Escuridão e Morder”, encenado por Rogério de Carvalho e no qual a companhia aborda os temas do racismo, da escravatura e da sujeição.

Do Diário de Notícias 

Foto: Sofia Berberan/Divulgação

Na peça, apresentada no Teatro da Cerca de São Bernardo (TCSB), “Zia Soares, Daniel Martinho e Gio Lourenço dão corpo e voz à história de uma mulher negra, escravizada, para quem a insubmissão surge como a única possibilidade de sobrevivência”, refere a companhia de Coimbra ‘Escola da Noite’, que programa o TCSB.

“Posso Saltar do Meio da Escuridão e Morder”, que se estreou em novembro de 2018, em Cabo Verde, conta com desenho de som do rapper Chullage e desenho de luz de Jorge Ribeiro.

Em 2017, o Teatro Griot passou pelo TCSB, onde apresentou “Faz escuro nos olhos”, também encenado por Rogério de Carvalho.

O Teatro Griot define-se como uma “companhia que se dedica à exploração de temáticas relevantes para a construção e problematização da emergente identidade europeia contemporânea e intercultural, e do seu reflexo no discurso e na estética teatral”.

Em abril, pelo TCSB, é também exibido, no dia 17, o filme mais recente do realizador João Viana, “Our Madness”, vencedor do Prémio para Melhor Longa Metragem Portuguesa no Festival IndieLisboa 2018.

Segundo a nota de imprensa da Escola da Noite, a companhia e o TCSB associam-se às comemorações do 25 de Abril em Coimbra, acolhendo naquele espaço as projeções dos filmes “Cartas a uma ditadura”, de Inês de Medeiros, (dia 23), “Roadmap to Apartheid”, de Erin Davidson e Ana Nogueira (dia 29), e ainda o concerto do Coro APRe! Coimbra, marcado para dia 30.

 

+ sobre o tema

Venus Williams vence WTA de Acapulco e atinge marca histórica no tênis

Americana derrota Polona Hercog e soma 43 títulos...

Rosa Reis chega ao Rio para abalar a Lapa

A cantora maranhense Rosa Reis desembarca no Rio de...

Alagoano herdou culinária, danças e costumes da cultura negra.

A influência dos hábitos alimentares, da dança, linguagem e...

para lembrar

Festival de cinema do Rio destaca sete documentários na mostra Retratos

Paulo Virgilio Rio de Janeiro - Sete documentários sobre...

Morre Joe Frazier, 1º pugilista a vencer Muhammad Ali

Ex-campeão mundial dos pesos pesados, pugilista entrou para a...

Wyza: Um Bakongo

Wyza é um Bakongo, etnia formada pelos povos vindos...
spot_imgspot_img

Representatividade nos palcos: projeto tem aulas de teatro centradas no protagonismo negro

Desenvolver sonhos e criar oportunidades foram os combustíveis para a atriz, pedagoga e mestre de artes cênicas Graciana Valladares, de 36 anos, moradora de Cavalcanti,...

Espetáculo bilíngue português/Libras homenageia grandes atrizes do teatro brasileiro 

Um mergulho na história, no tempo e no agora é o que traz "CADUCA", espetáculo teatral baseado na trajetória das atrizes Lizette Negreiros e...

Casa onde viveu Lélia Gonzalez recebe placa em sua homenagem

Neste sábado (30), a prefeitura do Rio de Janeiro e o Projeto Negro Muro lançam projeto relacionado à cultura da população negra. Imóveis de...
-+=