Teresa do Quariterê (Teresa de Benguela)

Aqui em nosso país, seguindo a tradição do protagonismo do negro no Período Colonial, tivemos a atuação histórica e a forte presença de Teresa do Quariterê, provavelmente mulher negra africana, procedente da região de Benguela, daí o seu cognome.

Tornou-se, por assim dizer, rainha do Quilombo do Quariterê, na segunda metade do século XVIII, destacando-se de início por dirigir um Quilombo multiétnico, isto é, com o predomínio de negros, índios e caburés – mestiços de negros e índio, o cafuzo. É importante considerar que este era relevante para a época pois possuía uma povoação com quase 200 habitantes livres, construindo e mantendo uma sociedade alternativa que dizia não à Escravização do homem pelo homem.

Uma outra peculiaridade desta notável protagonista da História do negro no Brasil, era a forma como dirigia o Quilombo, ou seja, era por demais severa na condução de sua organização e comando político. Para compreender melhor essa idiossincrasia da Rainha Negra de Mato Grosso, é importante se atentar para o fato de que o Quilombo ficava relativamente próximo à Capital da Capital da Capitânia, Vila Bela da Santíssima Trindade – na ocasião – e que, sendo área de mineração, contava ainda com o trânsito de bandeirantes, que por fim desmantelaram o Quilombo. Mas nossa querida rainha negra governou com “mão-de-ferro” necessária e sabiamente por 20 longos anos.

É importante destacar que o Quilombo do Quariterê, sob égide da Rainha, mesmo guardando enorme distância do Atlântico, era um Quilombo misto, ou seja, era produtor de gêneros alimentícios, inclusive algodão, com o qual faziam-se tecidos e vestidos para todos no Quilombo, bem como exportava para as redondezas. Note-se que havia uma interação entre quilombolas e a população circunvizinha, que parecia não habitar o “Quilombo da Rainha”, pois contraíra relações comerciais com o mesmo. Os excedentes de produção sendo vendidos, reproduzia, há mais de 2.000 Km de distância, o mesmo papel que o Quilombo de Palmares tivera entre a Serra da Barriga e Porto Calvo, por exemplo, na região de Alagoas, Pernambuco. E isso tudo nos revela como haviam outras possibilidades ao nefando sistema racista-escravista.

Mas a rainha alegre e vaidosa, que apreciava cercar-se de damas de companhia indígenas, não pôde continuar exercendo seu reino, que era uma sociedade alternativa para a época, ultrapassando o simples nível de um “ajuntamento” de escravos fugitivos, como queria a Coroa portuguesa, e como desejavam os homens e mulheres ricos de Vila Bela. O Quilombo virara atração para a fuga de mais negros, e índios se juntavam aos negros – um perigo crescente para os racistas da época.

Em 1770, deu-se o ataque ao Quilombo. Foram presos 44 negros e inclusive a rainha, que vendeu caro sua derrota, não permitindo que a levassem viva para humilhações e sevícias de praxe. Provavelmente tomou veneno de folhas, que tão bem conhecia, e morreu a caminho de Vila Bela, atrapalhando os planos de seus captores.

Mas seu exemplo foi observado e seguido. No mesmo ano em que falecera, surgiu o Quilombo da Carlota. E os negros não deixaram de lutar por Liberdade e Justiça, construindo quilombos; conquistando na prática suas abolições, mesmo que de forma entrecortada. Nas terras remanescentes de Quilombo e nas “terras de preto” dos nossos dias, essa saga continua sendo levada a cabo por homens e mulheres negras.

Teresa de Benguela, hoje

Nossa rainha já não se encontra lutando entre nós por Justiça, Liberdade e Igualdade. Ficou, porém, seus símbolos e exemplos.
Nós negros e negras temos o dever moral e ético de nos inspirarmos na grande rainha. E em seu, e em nosso nome, lutar contra os problemas principais que nos afetam, hoje. Desta forma estaremos sendo fiéis à memória de rainha guerreira do Mato Grosso Colonial. Assim estaremos respeitando a nós mesmos na resistência e luta por dignidade, justiça e liberdade.
-Viva a Mulher Negra
-Viva a Rainha Negra do Pantanal
-25 de Julho Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra- Lei 12.987 de 2 de junho de 2014.
_____________________________
Fontes:
Nei Lopes. Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana. São Paulo, 2004.
Clóvis Moura. Dicionário da Escravidão no Brasil. São Paulo, 2004.
*Pedagoga; Mestranda em Educação (PPGEdu/ICHS/CUR/UFMT). Presidente da APG/UFMT (Associação de Pós-graduandos). Ex-Presidenta do Movimento Negro de Rondonópolis-MT. Membro titular do Conselho Municipal de Educação e Vice- Presidenta da UNEGRO PANTANAL (Instituto de Negras e Negros pela Igualdade).


** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

+ sobre o tema

Sobre cabelos, relacionamentos e outras coisas!

Após uma atividade na minha universidade em celebração ao...

Mãe preta pode ser? Mulheres negras e maternidade

Débora Silva Maria, do Movimento Mães de Maio, há...

Quem vestiu a Globeleza?

Enviado para o Portal Geledés Engana-se os que acham que...

para lembrar

Mortalidade materna de mulheres negras é o dobro da de brancas, mostra estudo da Saúde

Assim como outros indicadores de saúde, a mortalidade materna é...

Presidenta Dilma Rousseff recebe lideranças do Movimento Negro

Educação, saúde, democratização da comunicação e enfrentamento à violência...

Primeiro curso de formação em Comunicação Alternativa e Produção de Conteúdo de África Contemporânea

Jornalistas, escritores e aspirantes apaixonados por África: O Afreaka...

Ilê Aiyê promove a Semana da Mãe Preta em homenagem à mulher negra

A Associação Cultural Ilê Aiyê promove a partir da...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...
-+=