Trazendo à luz

Campanha realizada pela ONG Criola, em parceria com uma agência de publicidade, correu a internet ao expor os responsáveis por ofensas raciais da internet em outdoors espalhados pela cidade onde residem os ofensores. A iniciativa foi motivada pelo caso ocorrido com a jornalista Maria Julio Coutinho, vítima de diversos comentários racistas por ser negra e causar incômodo ao ocupar uma posição de destaque no Jornal Nacional.

Por Mauricio Pestana, do Vermelho

A campanha, que recentemente foi premiada internacionalmente, também conta com o depoimento de diversas mulheres negras sobre racismo e traz à tona um grave e recorrente problema no país: o racismo virtual. Diariamente, negros e negros, famosos ou anônimos, são atacados na internet. A notoriedade da vítima só faz com que algum episódio tenha mais repercussão do que outros na mídia, mas não são casos isolados.

A falsa sensação de anonimato proporcionada pelo universo virtual é justamente o que deixa os agressores tão à vontade para agir, protegidos pela aparente certeza da impunidade. Mas racismo é crime em qualquer lugar, seja no mundo virtual ou real. E como tal, deve ser denunciado, investigado e punido.

Manifestações como esta são necessárias porque expõem o agressor, escondido atrás de sua tela, e junto com ele o racismo invisível e silencioso que permeia nossa sociedade. Colocar o dedo na ferida e não se calar é a única forma de ampliar o debate sobre a discriminação racial no país.

Se há um longo caminho para alcançarmos uma sociedade mais justa e igualitária, mostrar ao agressor como é estar do outro lado da história, sendo julgado, exposto e constrangido, ao menos pode contribuir para que ele enxergue que as suas atitudes podem ter conseqüências reais. Parabéns pela iniciativa.

+ sobre o tema

Vocês que lutem!

A meta almejada é um Brasil varrido de negros...

O genocídio da juventude negra no Brasil

A morte sistemática de jovens negros no Brasil é...

Após novas ofensas racistas, Grêmio suspende organizada

Torcida Geral do Grêmio gritou cânticos com a palavra...

O lugar dos sujeitos brancos na luta antirracista

Este artigo propõe a necessidade de maior engajamento de...

para lembrar

Estudantes realizam protesto contra racismo no Colégio Universitário

O Diretório Central dos Estudantes “17 de setembro”,...

Zé Roberto acusa torcida do Grêmio de racismo: ‘É asqueroso’

Por Alexandre Alliatti Jogador diz que foi chamado de...

A indiferença e a picada do mosquito

Não é preciso ser especialista em saúde para saber que condições...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=