Uma carta para Pepe Mujica – Por Luana Tolentino

Belo Horizonte, 15 de dezembro de 2016

Querido Pepe Mujica!

Espero que estejas bem!

No  O Beltrano

Escrevo impactada pelo cenário de horror que toma conta do meu país desde que Dilma Rousseff, presidenta eleita com 54 milhões de votos, foi destituída do cargo.

Como o senhor já deve saber, na tarde de terça-feira, 13 de novembro, o Senado Federal aprovou a PEC 55, a Proposta de Emenda Constitucional que nós brasileiros apelidamos de PEC da Morte.

Figuras abjetas, sem ética, sem moral, sem qualquer compromisso com o povo, como Aécio Neves, Cristovam Buarque, Aloysio Nunes, Marta Suplicy e tantos outros, decidiram que nos próximos vinte anos não haverá investimentos nas áreas da Saúde e da Educação, o que significa o sepultamento de qualquer possibilidade do Brasil ser um país decente e igualitário. Como o senhor disse, “os que comem bem e tem boas casas, acham que se gasta demais com políticas sociais.”

Mas não foi para falar das nossas mazelas que resolvi lhe escrever.

Certamente o senhor não se lembra de mim, afinal de contas, naquele 21 de abril era tanta gente, tantos pedidos de fotos e entrevistas… Ainda assim, quero que saibas que jamais me esquecerei do nosso encontro em Ouro Preto.

Enquanto escrevo, lembro do senhor sorrindo para mim. Lembro que o fato de eu desconhecer quase por completo a língua espanhola, não foi empecilho para que o senhor percebesse o quanto eu estava feliz e grata por viver aquele momento. Expressões de alegria, afeto e admiração são universais, não é mesmo? Lembro do exato momento em que o senhor segurou a minha mão trêmula para que a nossa selfie ficasse boa. Eu tremia tanto! Inclusive, por dentro.

A torcida inteira do Galo, meu time do coração, soube do nosso encontro. Dona Nelita, minha mãe, se encarregou de contar.

Desde aquela manhã, muita coisa mudou em minha vida. É como se o senhor e suas palavras tivessem provocado uma verdadeira revolução “aqui dentro”. Novos horizontes se apresentaram diante dos meus olhos.

Quanto mais eu leio os seus discursos, as suas entrevistas, maior é a minha vontade de aprender com o senhor.  

Entendi que é preciso enxergar as pessoas com mais compaixão. Nem sempre consigo. Às vezes sou dura, injusta. Ainda assim, estou me esforçando bastante. Juro!

Repensei minha relação com o consumo. Arrumei o meu guarda-roupa e me dei conta que tenho muito mais do que preciso. Para que comprar tantas coisas se “nesta vida, felicidade não é acumular dinheiro, é acumular carinho”? Consegui zerar a fatura do meu cartão de crédito, acredita? Para mim foi uma grande vitória.

Quando falo sobre essas mudanças, as pessoas não compreendem bem. Então explico que o senhor não faz “apologia à pobreza”, muito pelo contrário. O senhor nos mostra que é possível ser feliz com pouco, sem sermos escravizados pelo sistema capitalista.

Tenho procurado mudar também a minha relação com os alimentos. Em um momento de muita dor, descobri no cultivo de verduras e legumes uma maneira de superar, de sobreviver, de encontrar forças para fazer uma travessia dificílima. Já consigo colher alho-poró, salsa, coentro e manjericão. As mudas de berinjela crescem firmes e fortes. Plantei cenouras, mas não deu certo. Acho que reguei demais. Os pés de tomates estão carregados. Olho os frutos e penso que assim como eles, estou crescendo, talvez, evoluindo.

Por falar em cultivar alimentos, no mês passado dei uma aula sobre reforma-agrária para os meus alunos. São crianças de 11 anos de idade. Agora eles sabem que os agrotóxicos são nocivos à saúde, que a concentração de terras no meu país, que tem dimensões continentais, é injusta. Agora eles também sabem que a luta pela terra é legítima e necessária.

Nunca passou pela minha cabeça sair do Brasil. Gosto tanto daqui! Porém, desde que nos encontramos, senti vontade de visitar o Uruguai para conhecer de perto sua gente e todas as revoluções que o senhor tem feito por aí. Irei nas próximas férias, pois como o senhor me ensinou, “a vida não é só trabalhar. Tem que assegurar tempo para viver, para o amor, para os filhos, para os amigos…”

Aproveito para lhe desejar um Ano Novo pleno e cheio de amor!

Que o clima de desesperança que assola todo o continente não nos impeça de lutar por uma América Latina livre, soberana e unida.

Receba o meu abraço carinhoso. Mineiramente apertado.

Luana Tolentino

+ sobre o tema

Quando raposas tomam conta do galinheiro, por Maurício Pestana

por Maurício Pestana  A expressão acima, dito popular...

Dilma anuncia que conferência Rio+20 será adiada para 20 de junho

Evento sobre meio ambiente seria realizado no Rio de...

O melhor de todos, Michael Jordan, entra para o Hall da Fama

Fonte: Estado de São Paulo - Michael Jordan, considerado por...

para lembrar

O desafio de reconhecer o outro

Filósofa e cronista destes tempos de intolerância, a professora...

Lucas Mendes: Algo de podre

Na alfabetização comunista da minha geração, o Mississippi ocupava...

Mulheres Negras ocupam hoje as ruas de São Paulo em marcha

Negras marcham contra as opressões de raça, gênero e...

Total de homicídios cresce 11% em SP, diz secretaria

Fonte: Uol-   O crime cresceu em São Paulo - e...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...
-+=