Vinicius Júnior: ofensas racistas contra atleta brasileiro têm repercussão internacional

Enviado por / FonteO Globo

Jornais ao redor do mundo destacaram o caso de racismo sofrido pelo jogador do Real Madrid em partida da La Liga contra o Valencia

Virou rotina em partidas da La Liga. Se o Real Madrid joga fora do Santiago Bernabéu, Vinicius Junior sofre com o racismo da torcida adversária. Aconteceu inúmeras vezes na temporada e, neste domingo, não foi diferente. Desta vez, foi em partida contra o Valencia, no estádio Mestalla. O caso ganhou repercussão internacional e se tornou manchete em jornais ao redor do mundo. Para o alemão Spiegel Sport, “o campeonato hoje é dos racistas”. Outro portal alemão, o ZDFheute, destacou que “o jogo foi ofuscado por novos insultos racistas contra Vinicius Junior”.

Na Inglaterra, tanto a BBC quanto o The Guardian falaram a respeito do posicionamento de Vini Jr. após a partida e destacaram as publicações feitas por ele nas redes sociais, em que diz que “o racismo é o normal na La Liga” e que “hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas”, entre outros comentários.

Portal alemão ZDFheute repercute caso de racismo sofrido por Vinicius Junior — Foto: Reprodução ZDFheute

Nos EUA, a Forbes destacou a possibilidade de Vini Jr. sair do Real Madrid. Ela foi levantada depois do desabafo compartilhado pelo jogador no Twitter, o mesmo comentado pelo The Guardian. Os portais franceses L’equipe e franceinfo também destacaram a mesma frase de Vini Jr. nas redes: “o racismo é o normal na La Liga”.

Americana Forbes repercutiu o caso de racismo sofrido por Vini Jr. — Foto: Reprodução/Forbes
Francês L’equipe repercutiu o caso de racismo sofrido por Vini Jr. — Foto: Reprodução/L’equipe

O português A Bola noticiou que dois homens que cometeram racismo contra Vini Jr. já foram identificados pelo Valencia. “Logo depois do jogo, o Valencia foi rever as imagens televisivas e conseguiu localizar dois dos envolvidos atrás de uma das balizas do Mestalla. Estão sendo estudadas sanções e o clube promete mão muito pesada para todos os infratores que forem identificados”, diz o site.

Português A Bola repercute caso de racismo sofrido por Vini Jr. — Foto: Reprodução/A Bola

Na Argentina, o Olé criticou o jogador brasileiro que sofreu racismo pelas provocações feitas por ele ao time adversário, no final da partida, o que acabou resultando na sua expulsão. No Twitter, publicou: “Muito mal Vinicius: foi expulso a mando do VAR por atacar um rival e, ao sair de campo, provocou a torcida do Valência. Fez o ‘2’ com os dedos, fazendo referência por estarem lutando para não descer à Segunda Divisão em Espanha…”.

No site, falaram sobre o caso de racismo. A manchete, no entanto, assim como a publicação do Twitter, foca na confusão no final da partida: “Terrível confusão com Vinicius: disse que iam para a B e tudo foi à loucura”.

Argentino Olé destaca confusão no final da partida e provocação de Vini Jr. ao time adversário — Foto: Reprodução/Olé

O italiano Gazzetta reuniu, no título da matéria, as ofensas racistas contra Vini Jr. com a confusão do final da partida. “Valencia: insulto racista a Vinícius, jogo suspenso por 10′. Aí o brasileiro é expulso”, escreveram.

“O atacante identificou o torcedor que teria se dirigido a ele e exigido seu afastamento. Na recuperação, o próprio Vinicius chutou para um chute em jogo parado. Real derrotado por 1 a 0 e Valência quase seguro”, segue o texto.

Italiano Gazzetta repercutiu o caso de racismo contra Vini Jr. — Foto: Reprodução/Gazzetta

+ sobre o tema

Crianças do Complexo da Maré relatam violência policial

“Um dia deu correria durante uma festa, minha amiga...

Concurso unificado: saiba o que o candidato pode e não pode levar

A 20 dias da realização do Concurso Público Nacional...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente...

Show de Ludmilla no Coachella tem anúncio de Beyoncé e beijo em Brunna Gonçalves; veja como foi

Os fãs de Ludmilla já estavam em polvorosa nas redes sociais...

para lembrar

Porteiro preso há 3 anos em investigação com erros é solto

O porteiro Paulo Alberto da Silva Costa, de 37...

Na Feira do Livro, Sueli Carneiro escancara racismo que ainda divide o Brasil

"Eu vivo num país racialmente apartado", afirma a filósofa Sueli...

“Mesmo com vice negra, somos oprimidas”, diz escritora colombiana

A escritora e jornalista colombiana Edna Liliana Valencia, de...

Em Moçambique, Anielle Franco assina acordo de combate ao racismo

Com agenda intensa em na África do Sul, a...
spot_imgspot_img

Gibi, 85 anos: a história da revista de nome racista que se transformou em sinônimo de HQ no Brasil

Um dicionário de português brasileiro hoje certamente trará a definição de gibi como “nome dado às revistas em quadrinhos” — ou algo parecido com isso....

Estudante negra de escola pública ganha prêmio com pesquisa que apontou racismo em dicionários: ‘racismo enraizado na fala’

Uma aluna do Ensino Médio do Instituto Federal São Paulo, de Bragança Paulista (IFSP), conquistou medalha de ouro após apresentar uma pesquisa sobre racismo, durante a...

Alunos de colégio em Brasília sofrem ataques racistas em torneio de futsal

A Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima afirma que estudantes do colégio Galois chamaram seus alunos de "macaco", "filho de empregada" e "pobrinho" durante...
-+=