Vinicius Júnior: ofensas racistas contra atleta brasileiro têm repercussão internacional

Enviado por / FonteO Globo

Jornais ao redor do mundo destacaram o caso de racismo sofrido pelo jogador do Real Madrid em partida da La Liga contra o Valencia

Virou rotina em partidas da La Liga. Se o Real Madrid joga fora do Santiago Bernabéu, Vinicius Junior sofre com o racismo da torcida adversária. Aconteceu inúmeras vezes na temporada e, neste domingo, não foi diferente. Desta vez, foi em partida contra o Valencia, no estádio Mestalla. O caso ganhou repercussão internacional e se tornou manchete em jornais ao redor do mundo. Para o alemão Spiegel Sport, “o campeonato hoje é dos racistas”. Outro portal alemão, o ZDFheute, destacou que “o jogo foi ofuscado por novos insultos racistas contra Vinicius Junior”.

Na Inglaterra, tanto a BBC quanto o The Guardian falaram a respeito do posicionamento de Vini Jr. após a partida e destacaram as publicações feitas por ele nas redes sociais, em que diz que “o racismo é o normal na La Liga” e que “hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas”, entre outros comentários.

Portal alemão ZDFheute repercute caso de racismo sofrido por Vinicius Junior — Foto: Reprodução ZDFheute

Nos EUA, a Forbes destacou a possibilidade de Vini Jr. sair do Real Madrid. Ela foi levantada depois do desabafo compartilhado pelo jogador no Twitter, o mesmo comentado pelo The Guardian. Os portais franceses L’equipe e franceinfo também destacaram a mesma frase de Vini Jr. nas redes: “o racismo é o normal na La Liga”.

Americana Forbes repercutiu o caso de racismo sofrido por Vini Jr. — Foto: Reprodução/Forbes
Francês L’equipe repercutiu o caso de racismo sofrido por Vini Jr. — Foto: Reprodução/L’equipe

O português A Bola noticiou que dois homens que cometeram racismo contra Vini Jr. já foram identificados pelo Valencia. “Logo depois do jogo, o Valencia foi rever as imagens televisivas e conseguiu localizar dois dos envolvidos atrás de uma das balizas do Mestalla. Estão sendo estudadas sanções e o clube promete mão muito pesada para todos os infratores que forem identificados”, diz o site.

Português A Bola repercute caso de racismo sofrido por Vini Jr. — Foto: Reprodução/A Bola

Na Argentina, o Olé criticou o jogador brasileiro que sofreu racismo pelas provocações feitas por ele ao time adversário, no final da partida, o que acabou resultando na sua expulsão. No Twitter, publicou: “Muito mal Vinicius: foi expulso a mando do VAR por atacar um rival e, ao sair de campo, provocou a torcida do Valência. Fez o ‘2’ com os dedos, fazendo referência por estarem lutando para não descer à Segunda Divisão em Espanha…”.

No site, falaram sobre o caso de racismo. A manchete, no entanto, assim como a publicação do Twitter, foca na confusão no final da partida: “Terrível confusão com Vinicius: disse que iam para a B e tudo foi à loucura”.

Argentino Olé destaca confusão no final da partida e provocação de Vini Jr. ao time adversário — Foto: Reprodução/Olé

O italiano Gazzetta reuniu, no título da matéria, as ofensas racistas contra Vini Jr. com a confusão do final da partida. “Valencia: insulto racista a Vinícius, jogo suspenso por 10′. Aí o brasileiro é expulso”, escreveram.

“O atacante identificou o torcedor que teria se dirigido a ele e exigido seu afastamento. Na recuperação, o próprio Vinicius chutou para um chute em jogo parado. Real derrotado por 1 a 0 e Valência quase seguro”, segue o texto.

Italiano Gazzetta repercutiu o caso de racismo contra Vini Jr. — Foto: Reprodução/Gazzetta

+ sobre o tema

Cotas na UFAL é ‘discriminação positiva’- diz desembargador.

Por: Arísia Barros     São espaços afirmativos...

Acusado de racismo, maquiador de Ronaldo Fraga se desculpa

Desfile da coleção do estilista colocou modelos com palha...

Monoprix taxé de racisme pour ses emballages de chocolats

Ces emballages de tablettes de chocolat de la gamme...

A angústia da mulher preta tem origem no meu privilégio de mulher branca

"Posso te fazer um pedido?" Sim, Bianca Santana, você pode...

para lembrar

ONG propõe a Alckmin comitê para avaliar raça de cotistas

O governador Geraldo Alckmin recebeu ativistas pró-cotas em audiência...

Petição Pedido de Cassação do Deputado Racista e Homofobico Marco Feliciano

Ao Presidente da Câmara Federal Marco Maia -...

Cuidado não é tarefa de mulher

O que é "cuidado" para você? Mulheres negras, sejam cis,...

Sônia Guajajara vai à justiça contra Bolsonaro por crime de racismo

Líder indígena Sônia Guajajara repudiou a fala em que...
spot_imgspot_img

À espera da extinção da escravidão

Dia 13 de maio de 2024 completam-se 136 anos da assinatura da Lei 3.353/1888 pela então princesa imperial regente. Para além do abandono dos negros...

Uma supernova

No dia em que minha irmã nasceu, a Nasa fotografou uma supernova no universo. Quando minha irmã nasceu, foi uma das maiores alegrias da minha...

Número de crianças e adolescentes mortos pela polícia cresce 58% sob governo Tarcísio, apontam dados da SSP

O número de crianças e adolescentes mortos pela polícia aumentou 58% entre 2022 e 2023 — primeiro ano do governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) —,...
-+=