Vinicius Júnior: ofensas racistas contra atleta brasileiro têm repercussão internacional

Enviado por / FonteO Globo

Jornais ao redor do mundo destacaram o caso de racismo sofrido pelo jogador do Real Madrid em partida da La Liga contra o Valencia

Virou rotina em partidas da La Liga. Se o Real Madrid joga fora do Santiago Bernabéu, Vinicius Junior sofre com o racismo da torcida adversária. Aconteceu inúmeras vezes na temporada e, neste domingo, não foi diferente. Desta vez, foi em partida contra o Valencia, no estádio Mestalla. O caso ganhou repercussão internacional e se tornou manchete em jornais ao redor do mundo. Para o alemão Spiegel Sport, “o campeonato hoje é dos racistas”. Outro portal alemão, o ZDFheute, destacou que “o jogo foi ofuscado por novos insultos racistas contra Vinicius Junior”.

Na Inglaterra, tanto a BBC quanto o The Guardian falaram a respeito do posicionamento de Vini Jr. após a partida e destacaram as publicações feitas por ele nas redes sociais, em que diz que “o racismo é o normal na La Liga” e que “hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas”, entre outros comentários.

Portal alemão ZDFheute repercute caso de racismo sofrido por Vinicius Junior — Foto: Reprodução ZDFheute

Nos EUA, a Forbes destacou a possibilidade de Vini Jr. sair do Real Madrid. Ela foi levantada depois do desabafo compartilhado pelo jogador no Twitter, o mesmo comentado pelo The Guardian. Os portais franceses L’equipe e franceinfo também destacaram a mesma frase de Vini Jr. nas redes: “o racismo é o normal na La Liga”.

Americana Forbes repercutiu o caso de racismo sofrido por Vini Jr. — Foto: Reprodução/Forbes
Francês L’equipe repercutiu o caso de racismo sofrido por Vini Jr. — Foto: Reprodução/L’equipe

O português A Bola noticiou que dois homens que cometeram racismo contra Vini Jr. já foram identificados pelo Valencia. “Logo depois do jogo, o Valencia foi rever as imagens televisivas e conseguiu localizar dois dos envolvidos atrás de uma das balizas do Mestalla. Estão sendo estudadas sanções e o clube promete mão muito pesada para todos os infratores que forem identificados”, diz o site.

Português A Bola repercute caso de racismo sofrido por Vini Jr. — Foto: Reprodução/A Bola

Na Argentina, o Olé criticou o jogador brasileiro que sofreu racismo pelas provocações feitas por ele ao time adversário, no final da partida, o que acabou resultando na sua expulsão. No Twitter, publicou: “Muito mal Vinicius: foi expulso a mando do VAR por atacar um rival e, ao sair de campo, provocou a torcida do Valência. Fez o ‘2’ com os dedos, fazendo referência por estarem lutando para não descer à Segunda Divisão em Espanha…”.

No site, falaram sobre o caso de racismo. A manchete, no entanto, assim como a publicação do Twitter, foca na confusão no final da partida: “Terrível confusão com Vinicius: disse que iam para a B e tudo foi à loucura”.

Argentino Olé destaca confusão no final da partida e provocação de Vini Jr. ao time adversário — Foto: Reprodução/Olé

O italiano Gazzetta reuniu, no título da matéria, as ofensas racistas contra Vini Jr. com a confusão do final da partida. “Valencia: insulto racista a Vinícius, jogo suspenso por 10′. Aí o brasileiro é expulso”, escreveram.

“O atacante identificou o torcedor que teria se dirigido a ele e exigido seu afastamento. Na recuperação, o próprio Vinicius chutou para um chute em jogo parado. Real derrotado por 1 a 0 e Valência quase seguro”, segue o texto.

Italiano Gazzetta repercutiu o caso de racismo contra Vini Jr. — Foto: Reprodução/Gazzetta

+ sobre o tema

Mulheres pretas e pardas são as mais afetadas pela dengue no Brasil

Mulheres pretas e pardas são o grupo populacional com...

‘Me sinto decapitado’: por que cada vez mais homens têm o pênis amputado no Brasil?

Uma verruga no pênis fez João*, de 63 anos,...

Direito ao voto feminino no Brasil completa 92 anos

As mulheres são atualmente 52% do eleitorado brasileiro, segundo...

para lembrar

Rita Cristina de Oliveira: O salário psicológico como projeto de governo

“Antes eu vejo essas almas despidas e por todos...

Racismo e Sexismo nas História da Lobotomia no Brasil

Dr. Juliano Moreira² já na década de 30 lutava...

Manuela Hermes de Lima: Infâncias Negras, Racismo e Trabalho Infantil

“Trabalho infantil é um crimeE tem cor e endereço (…)Prioridade...

Mercedes denuncia insultos racistas a Hamilton após acidente com Max

Lewis Hamilton foi alvo de insultos racistas durante e...
spot_imgspot_img

Protocolo negro

Quem é negro costuma cumprir um protocolo ao colocar o pé na rua. Inclui jamais sair sem um documento; não ir ao supermercado com...

Por que ser antirracista é tão importante na luta contra a opressão racial?

O Laboratório de Estudos de Gênero e História, da Universidade Federal de Santa Catarina, lança nesta quarta-feira (21) o quinto vídeo de sua campanha de divulgação...

Moção de solidariedade da UNEGRO ao Vai Vai 

A União de Negras e Negros Pela Igualdade (UNEGRO), entidade fundada em 1988, com  longa trajetória na luta contra o racismo e suas múltiplas...
-+=