Violência mostra o fracasso do modelo de gestão pública em áreas fundamentais

Todo o destaque dado ao passado dramático do jovem rapaz acusado pela morte trágica do médico na Lagoa Rodrigo de Freitas, não é capaz, e por muito tempo não será capaz de nos fazer enxergar a tragédia e o fracasso do modelo atual de gestão pública em áreas fundamentais como a educação, a saúde e a segurança pública, isso, sem falar na habitação e infraestrutura.

Por Mônica Francisco Do Jornal Do Brasil

Está cada vez mais óbvio, e por ironia, quanto mais obviedade mais se empanam as mentes das quais esperamos muita serenidade e clareza nestes momentos.

Mas não só a gestão pública, principalmente quando o foco é a parcela mais vulnerável de nossa sociedade, comete equívocos. Nossa sociedade também vem mostrando ou solidificando práticas e pensamentos cada vez mais refratários a uma organização social que nos permita viver com um mínimo de harmonia.

E claro, é a mesma sociedade que ocupa os cargos de gestão e, em os ocupando. potencializa suas ideologias e seus preconceitos. E é aí que mora o perigo, porque, ao contrário do que reza o discurso hipócrita que proferimos por tê-lo naturalizado, não somos cordiais, não somos pacíficos, somos racistas, sim, nós, os brasileiros alegres e hospitaleiros.

E nestes momento de tensão, se expõem os sentimentos mais sórdidos que habitam o coração e os pensamentos dos que de alguma forma detêm os mecanismos de influência, ou de ação.

E todos eles, os pensamentos e os sentimentos, são contra aqueles que não fazem parte, que nunca farão, que nem sonham em fazer, porque não foram privilegiados nem com o direito de sonhar, com a conquista de uma cidadania plena. Cidadãos e cidadãs, de segunda classe, sem importância, que mortos, não diferem muito de sua condição quando vivos e vice-versa, são completamente dispensáveis.

Não importa e nem nunca importará, o fato de não terem escola, ou família, tanto faz, é gente que não conta. Nesse momento, vou me lembrando de um sem número de situações, pessoas, livros, filmes, frases, debates, discussões, e me vem a cena em mente, de um documentário, o “Domésticas”, de Gabriel Mascaro.

Uma cena em especial me marcou e ela vem à minha mente neste instante. Nele, adolescentes, filhos dos patrões, filmavam e entrevistavam “suas” domésticas sobre seu cotidiano no trabalho, e seus sentimentos em relação a isso.

A tal cena, é de uma das domésticas, que se não me engano, folgava uma vez por mês e que fala sobre o fato de ter ficado mais ou menos três meses sem ir em casa, porque a mãe de sua patroa havia quebrado o fêmur e não podia ficar sozinha.

Sua única tristeza, a de que no decorrer deste período, seu filho foi assassinado e ela não ter podido estar mais com ele.(tenho dúvida entre se três ou seis meses). Acho que tem algo muito errado em algumas mentes e alguns corações privilegiados deste país.

“A nossa luta é todo dia. Favela é cidade. Não aos Autos de Resistência, à GENTRIFICAÇÃO e ao RACISMO, ao RACISMO INSTITUCIONAL, ao VOTO OBRIGATÓRIO e à REMOÇÃO!”

*Membro da Rede de Instituições do Borel, Coordenadora do Grupo Arteiras e Consultora na ONG ASPLANDE.(Twitter/@ MncaSFrancisco)

+ sobre o tema

Jornalista é ameaçado após reportagem sobre ação de racistas contra campanha do Boticário

Jornalista do site da Exame recebeu ameaças após publicar...

Denúncia é peça-chave contra crimes de racismo

Até novembro de 2016, Minas Gerais anotou 301 processos...

Dentista que cometeu injúria racial em padaria na Pituba humilhava funcionários negros há meses

A dentista Heloisa Onaga Kawachiya, flagrada cometendo crime de...

para lembrar

Obras do Rio são segregacionistas, afirma ativista da Maré

Walmyr Júnior, ativista e morador da Maré, critica as...

Sim, nós somos racistas: Estudo Psicossocial da Branquitude Paulistana

por Lia Vainer Schucman Este artigo tem como objetivo fazer...

OAB-SE aconselha tratar racismo como algo que “não existe”

A seccional de Sergipe da Ordem dos Advogados do...

Instituto de Cardiologia (RS) é condenado a indenizar auxiliar operacional vítima de racismo

A Fundação Universitária de Cardiologia (FUC), de Porto Alegre...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=