Vítimas de homicídios crescem em SP (novamente) – por Luiz Flávio Gomes

O governo do Estado de São Paulo dá mostras de ter perdido o controle da violência, desde aquele momento em que a Rota foi escalada para combater as organizações criminosas do Estado.

 

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, o número de vítimas de homicídios em fevereiro teve, novamente, crescimento em relação ao mesmo período de 2012. Em fevereiro de 2012 o número de vítimas de homicídios dolosos foi de 346 mortes. Já em 2013, esse número cresceu para 391. Um crescimento de 13%.

Dessa forma, o ano de 2013 já acumula um total de 846 mortes por homicídio doloso, apenas nos dois primeiros meses do ano, uma taxa de 2 mortes para cada grupo de 100.000 habitantes, considerando-se a população de 41.262.199 habitantes, segundo dados populacionais do IBGE, em 2010.

Em termos de vítimas de homicídios, o ano de 2013 tem sido, até agora, o mais violênto, se comparado ao mesmo período dos doi últimos anos, quando 2012 acumulou entre janeiro e fevereiro 732 mortes, e 2011 registrou 728 mortes nos mesmos meses.

Após alguns anos de queda, desde o início de 2012 o número de vítimas de homicídios dolosos vem crescendo em todos os trimestres. No que tange aos meses de janeiro e fevereiro dos últimos dois anos, percebe-se uma leve queda entre o segundo mês do ano entre 2011 e 2012. Esse número voltou a crescer, porém, entre 2012 e 2013.

O número de vítimas de latrocínio em fevereiro também obteve um aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado, passando de 30 para 33.

Houve, também, crescimento de 2,5 % no número de estupros dentro do estado de São Paulo. Em fevereiro de 2012 foram registrados 1031 casos de estupros, já em 2013 esse número subiu para 1057.

O governo do Estado de São Paulo dá mostras de ter perdido o controle da violência, desde aquele momento em que a Rota foi escalada para combater as organizações criminosas do Estado. Talvez essa tenha sido uma das decisões mais prejudiciais para a imagem do governo. Suas nefastas consequências continuam presentes, apesar dos esforços do governo para reverter o quadro (a troca do secretário da segurança, é um exemplo).

 

Luiz Flávio Gomes é jurista e diretor-presidente do Instituto Avante Brasil

Fonte: Carta Maior

+ sobre o tema

para lembrar

Parem de nos matar! – Por Jônatas Cordeiro da Silva

Na segunda-feira de carnaval (12/02), Lucas Almeida, estudante de...

Vereadora de Niterói, amiga de Marielle denuncia ameaças

Parlamentar mais votada de Niterói, na Grande Rio, única...
spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Um guia para entender o Holocausto e por que ele é lembrado em 27 de janeiro

O Holocausto foi um período da história na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando milhões de judeus foram assassinados por serem quem eram. Os assassinatos foram...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...
-+=