Você é Racista Sim

Você é Racista Sim.

Eu já me deparei com inúmeras situações em que fui vítima de racismo e não sabia o que tinha acontecido. Não tinha noção do peso das palavras, das atitudes, dos pequenos gestos… Hoje eu sinto muita dor, por não ter feito nada. Naquela época eu não tinha o conhecimento que tenho hoje, e agora sei muito menos do que saberei daqui há 10 ou 15 anos. A diferença é que não mais sentirei essa dor, porque estou transformando-a em estrutura, em alicerce, na base do homem que me tornarei até lá.

Recentemente tive uma conversa com uma pessoa que fez um comentário racista em uma foto, não entendia que tinha sido preconceituoso e disse que não era racista. Disse que eu deveria rever meu conceito sobre o que é racismo. Um homem branco, cheio de privilégios falando que eu não sabia o que era racismo, citando até, a constituição de 1988.

Aí, eu me vi pensando nessas situações em que a pessoa comete um ato racista e logo em seguida diz que não é racista, tenta dá uma aula sobre o assunto ou diz que não, não é racismo. Que todos somos iguais perante a lei e que a lei garante isso, nos protegendo, que todos somos filhos de Deus, que o sol nasce para todos independente da cor…

Você é racista sim, quando me ver na rua e muda para o outro lado da pista. Você é racista sim, quando toma o meu lugar de fala. Você é racista sim, quando se recusa a sentar ao meu lado no ônibus. Você é racista sim, quando me ver e segura a bolsa com mais firmeza, Você é racista sim, quando guarda o celular ao perceber que eu cheguei. Você é racista sim, quando eu entro em uma loja no comércio e fica me seguindo. Você é racista sim, quando pergunta se eu comprei o celular que uso.

Você é racista sim, quando sabe que a sociedade foi completamente estruturada na discriminação racial, privilegiando o branco e desfavorecendo o negro e mesmo assim não se conscientiza. Você é racista sim, quando entende que órgãos públicos ou privados cometem atos racista e você não reconhece. Você é racista sim, quando me ofende com palavras ou gestos racistas e logo em seguida tem um pedido de desculpas formalizado. Você é racista sim, quando de forma sutil, tenta não ser racista. Me colocando em situações constrangedoras com piadas.

Como sempre tem gente que vai ler isso e dizer que é extremismo, que é exagero, vitimismo e mi, mi, mi. Tentando diminuir a minha luta, tentando desvalorizar o sangue que foi derramado pelos escravos, para que eu tivesse o direito de me expressar livremente. E como sempre eu te digo, você é racista sim!

+ sobre o tema

Vigilante de supermercado Extra mata jovem por sufocamento no RJ

Vigilante de supermercado Extra mata jovem por sufocamento no...

JUVENTUDE VIVA: Governo de Alagoas discute cooperação técnica com BID

Instituição financeira apresenta plano de cooperação o Juventude Viva...

“O ódio deitou no meu divã”

“O ódio deitou no meu divã”. Relatos de psicanalistas...

para lembrar

Defensora denuncia expropriação de território quilombola no Brasil

Plataforma Dhesca Isabela da Cruz nasceu e cresceu na Comunidade Quilombola...

Reitoria da UFMT afasta professor por ato de racismo e de homofobia

Segundo denúncia, professor Marsel empregava ofensas a gays, negros...

Cotas e políticas públicas

Políticas de ação afirmativas, dentre elas as cotas, têm...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=