Você é Racista Sim

Você é Racista Sim.

Eu já me deparei com inúmeras situações em que fui vítima de racismo e não sabia o que tinha acontecido. Não tinha noção do peso das palavras, das atitudes, dos pequenos gestos… Hoje eu sinto muita dor, por não ter feito nada. Naquela época eu não tinha o conhecimento que tenho hoje, e agora sei muito menos do que saberei daqui há 10 ou 15 anos. A diferença é que não mais sentirei essa dor, porque estou transformando-a em estrutura, em alicerce, na base do homem que me tornarei até lá.

Recentemente tive uma conversa com uma pessoa que fez um comentário racista em uma foto, não entendia que tinha sido preconceituoso e disse que não era racista. Disse que eu deveria rever meu conceito sobre o que é racismo. Um homem branco, cheio de privilégios falando que eu não sabia o que era racismo, citando até, a constituição de 1988.

Aí, eu me vi pensando nessas situações em que a pessoa comete um ato racista e logo em seguida diz que não é racista, tenta dá uma aula sobre o assunto ou diz que não, não é racismo. Que todos somos iguais perante a lei e que a lei garante isso, nos protegendo, que todos somos filhos de Deus, que o sol nasce para todos independente da cor…

Você é racista sim, quando me ver na rua e muda para o outro lado da pista. Você é racista sim, quando toma o meu lugar de fala. Você é racista sim, quando se recusa a sentar ao meu lado no ônibus. Você é racista sim, quando me ver e segura a bolsa com mais firmeza, Você é racista sim, quando guarda o celular ao perceber que eu cheguei. Você é racista sim, quando eu entro em uma loja no comércio e fica me seguindo. Você é racista sim, quando pergunta se eu comprei o celular que uso.

Você é racista sim, quando sabe que a sociedade foi completamente estruturada na discriminação racial, privilegiando o branco e desfavorecendo o negro e mesmo assim não se conscientiza. Você é racista sim, quando entende que órgãos públicos ou privados cometem atos racista e você não reconhece. Você é racista sim, quando me ofende com palavras ou gestos racistas e logo em seguida tem um pedido de desculpas formalizado. Você é racista sim, quando de forma sutil, tenta não ser racista. Me colocando em situações constrangedoras com piadas.

Como sempre tem gente que vai ler isso e dizer que é extremismo, que é exagero, vitimismo e mi, mi, mi. Tentando diminuir a minha luta, tentando desvalorizar o sangue que foi derramado pelos escravos, para que eu tivesse o direito de me expressar livremente. E como sempre eu te digo, você é racista sim!

+ sobre o tema

Envelhecer é para poucos

O Rio de Janeiro deu a largada na (mais...

O Itinerário de Amílcar Cabral

Imagem retirada do DNotícias   De há algum tempo que os estudos...

‘Ela deveria colocar negras na capa da Vogue’, diz Olívia Santana sobre polêmica

Primeira negra deputada estadual da Bahia, a parlamentar Olivia...

para lembrar

Racismo no Brasil: quase 70% dos processos são vencidos pelos réus

Mesmo sendo maioria, representando 54% da população brasileira, os...

Bloco Domésticas de Luxo: onde racistas se divertem

No último sábado (7), o portal  Tribuna de Minas...

Aluna é vítima de racismo e gordofobia em jogo de queimada na escola

A família de uma adolescente de 15 anos estudante...
spot_imgspot_img

Futuro da gestão escolar

A educação pública precisa de muitos parceiros para funcionar. É dever do Estado e da família, com colaboração da sociedade, promover a educação de todas as...

Educação para além dos muros da escola

Você pode fornecer escolas de qualidade para os mais pobres e, mesmo assim, talvez não veja a mudança na realidade do país que se...

Criança não é mãe

Não há como escrever isto de forma branda: nesta quarta-feira (12), a Câmara dos Deputados considerou urgente discutir se a lei deve obrigar crianças vítimas de estupro à...
-+=