‘A voz do século’ foi ‘uma mulher negra no mundo do homem branco’

Aretha Franklin morreu no passado dia 16 de agosto, vítima de um câncer no pâncreas

Do Alô News 

O cantor Stevie Wonder realiza apresentação durante funeral da cantora Aretha Franklin, realizado no Greater Grace Temple, em Detroit – 31/08/2018 (Mike Segar/Reuters)

Greater Grace Temple, em Detroit, foi o palco de uma homenagem emotiva a Aretha Franklin, que contou com artistas como Stevie Wonder e políticos como Bill Clinton.

“Vamos lá, isto é um serviço da igreja, levantem as vossas vozes”, disse o bispo Charles Ellis III, pedindo aos presentes que cantassem, com a orquestra e o coro por trás. As vozes de Chaka Khan e Ariana Grande juntaram-se à festa e entusiasmaram (ainda mais) a multidão.

O cantor Smokey Robinson cantou alguns versos de ‘Really Gonna Miss You’, enquanto Ariana Grande, num dos momentos mais emotivos da cerimônia, cantou o clássico ‘Natural Woman’.

O antigo presidente prestou homenagem à cantora que morreu no passado dia de 16 anos e classificou-a como “a voz de uma geração, talvez a voz do século”. O democrata não escondeu que era um ‘groupie’ da cantora, e, noutro momento emblemático, tirou o seu smartphone do bolso, apontou o microfone, e ouviu-se ‘Think’.

Os líderes do movimento dos direitos civis Jesse Jackson e Al Sharpton agradeceram a Aretha Franklin pelo seu contributo para a emancipação dos negros, em particular nos anos de 1960. Sharpton subiu ao púlpito, descrevendo a ‘rainha da Soul’ como a banda sonora do movimento, destacando a música ‘Respect’.

“Ela foi uma mulher negra no mundo do homem branco”, disse Sharpton, perante fortes aplausos.

Aretha Franklin morreu no passado dia 16 de agosto, vítima de um câncer no pâncreas. Começou a sua carreira musical em criança, cantando gospel na igreja em que o seu pai, C.L. Franklin, era pastor, conhecido pelos seus sermões hipnóticos.

A voz de Aretha ficará para sempre associado ao movimento pelos direitos civis dos negros, assim como à emancipação da mulher nos Estados Unidos. O legado da voz de ‘Natural Woman’ é eterno.

+ sobre o tema

Rainha Quelé

Essa mulher jamais deve ser esquecida! Clementina de Jesus,...

Anderson Silva brinca que o maior preconceito no MMA é com a sua voz

Anderson Silva contou para o site do Faustão que...

Conheça a história de Maria Odília Teixeira, médica negra pioneira no Brasil

Era 1909 e as mulheres nem sequer tinham o direito...

Camila Pitanga fez um dos melhores comentários sobre o racismo no Rio

A atriz Camila Pitanga postou nesta tarde uma mensagem...

para lembrar

Após cair para 957ª, Stephens atropela Keys em final de estreantes e fatura US Open

Americana Sloane Stephens, de 24 anos, conquistou primeiro título...

Câmara aprova Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania...

Arany Santana é anunciada como nova secretária da Cultura da Bahia

Ela substitui o professor Jorge Portugal, que pediu demissão...

Especialistas avaliam que há racismo na produção audiovisual

Convencionou-se chamar de negros a soma dos grupos populacionais...
spot_imgspot_img

Reação de IZA ao saber de indicação ao Grammy Latino viraliza na web

Após ser indicada ao Grammy Latino 2023 na categoria Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa pela música Fé, IZA viralizou nas redes sociais, nesta terça-feira (19), após aparecer em um vídeo...

Sesc Belenzinho recebe a cantora Maíra Baldaia

O Sesc Belenzinho recebe a cantora Maíra Baldaia no dia 23 de setembro, sábado, no Teatro, com ingressos de R$ 12 (Credencial Sesc) a R$ 40 (inteira).  O show apresenta canções do último álbum lançado OBÍ, que...

A luta por uma ministra negra

Nas últimas semanas, parte da militância virtual petista passou a atacar duramente o humorista Gregorio Duvivier por sua defesa da nomeação de uma mulher negra para...
-+=