‘A voz do século’ foi ‘uma mulher negra no mundo do homem branco’

Aretha Franklin morreu no passado dia 16 de agosto, vítima de um câncer no pâncreas

Do Alô News 

O cantor Stevie Wonder realiza apresentação durante funeral da cantora Aretha Franklin, realizado no Greater Grace Temple, em Detroit – 31/08/2018 (Mike Segar/Reuters)

Greater Grace Temple, em Detroit, foi o palco de uma homenagem emotiva a Aretha Franklin, que contou com artistas como Stevie Wonder e políticos como Bill Clinton.

“Vamos lá, isto é um serviço da igreja, levantem as vossas vozes”, disse o bispo Charles Ellis III, pedindo aos presentes que cantassem, com a orquestra e o coro por trás. As vozes de Chaka Khan e Ariana Grande juntaram-se à festa e entusiasmaram (ainda mais) a multidão.

O cantor Smokey Robinson cantou alguns versos de ‘Really Gonna Miss You’, enquanto Ariana Grande, num dos momentos mais emotivos da cerimônia, cantou o clássico ‘Natural Woman’.

O antigo presidente prestou homenagem à cantora que morreu no passado dia de 16 anos e classificou-a como “a voz de uma geração, talvez a voz do século”. O democrata não escondeu que era um ‘groupie’ da cantora, e, noutro momento emblemático, tirou o seu smartphone do bolso, apontou o microfone, e ouviu-se ‘Think’.

Os líderes do movimento dos direitos civis Jesse Jackson e Al Sharpton agradeceram a Aretha Franklin pelo seu contributo para a emancipação dos negros, em particular nos anos de 1960. Sharpton subiu ao púlpito, descrevendo a ‘rainha da Soul’ como a banda sonora do movimento, destacando a música ‘Respect’.

“Ela foi uma mulher negra no mundo do homem branco”, disse Sharpton, perante fortes aplausos.

Aretha Franklin morreu no passado dia 16 de agosto, vítima de um câncer no pâncreas. Começou a sua carreira musical em criança, cantando gospel na igreja em que o seu pai, C.L. Franklin, era pastor, conhecido pelos seus sermões hipnóticos.

A voz de Aretha ficará para sempre associado ao movimento pelos direitos civis dos negros, assim como à emancipação da mulher nos Estados Unidos. O legado da voz de ‘Natural Woman’ é eterno.

+ sobre o tema

Reinvenção do futebol: bola e arte para vencer o racismo

Em comemoração ao dia da Consciência Negra, o jornal...

Como enfrentar o sangue dos dias

Conectar as periferias que reivindicam o lugar de centro...

Brasileira que foi empregada quando criança lidera empresa social em Londres

Mariana Schreiber O trabalho de Rosa Gonçalves como empregada doméstica...

para lembrar

Ultimos dias para inscrições do curso: Mulheres Negras e Dignidade Humana

O CESEEP e o GELEDÉS estabeleceram parceria para o...

No aniversário de 39 anos de Beyoncé, relembre 5 vezes em que a cantora revolucionou a indústria musical

Beyoncé Giselle Knowles-Carter, ou simplesmente Beyoncé, completa 39 anos nesta sexta-feira,...

Feminina, periférica, negra e empoderada: conheça a Salvador de Helemozão

Fotógrafa é autora de projetos como Gorda Flor, Um...
spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...
-+=