Xenia França vence Grammy Latino 2023 por melhor álbum pop contemporâneo em língua portuguesa

Enviado por / FonteG1

Premiação aconteceu nesta quinta-feira (16), em Sevilla, na Espanha.

A cantora baiana Xenia França venceu o Grammy Latino 2023, por melhor álbum pop contemporâneo em língua portuguesa com “Em Nome da Estrela”. A 24ª edição da premiação aconteceu nesta quinta-feira (16), em Sevilla, na Espanha.

A artista já havia sido indicada para a mesma categoria em 2018, com seu primeiro álbum solo, intitulado “Xenia” e pela Melhor Canção em Língua Portuguesa com “Pra Que Me Chamas?”, em parceria com Lucas Ciriillo.

Logo no início do discurso, a cantora fez um agradecimento especial aos seus orixás e família. Na sequência, Xenia dedicou o prêmio a pessoas que apoiaram ela.

“Obrigada à Academia, obrigada a todos. Gostaria de começar agradecendo aos meus orixás Exu, Oxum, Laroyê, Orayeyê, à minha família, aos meus pais. Gostaria de dedicar este prêmio a toda a música brasileira e a todos os que acreditam nela. Gostaria de dedicar aos meus produtores. Como eu queria isso! Obrigada, obrigada, obrigada. Eu vim em nome da estrela”, disse ela.

Além de Xenia, outros artistas baianos foram indicados ao Grammy Latino 2023. Rachel Reis foi a única baiana indicada à categoria “Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa”, com o seu álbum de estreia Meu Esquema, lançado em 2022.

Rachel não venceu a premiação, mas agradeceu nas redes sociais a todos que torceram por ela.

“Não rolou trazer o ‘grammyzinho’ para casa, mas tive o prazer de entregar o de Gaby Amarantos para ela. Participar desse momento tão especial para uma mulher que eu sou fã me encheu de alegria! Obrigada todo mundo que torceu por mim. Amo vocês!”, escreveu a cantora.

Carlinhos Brown e Àttøøxxá concorreram juntos na categoria “Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa”, com a canção “Da Favela Pro Asfalto”, mas não levaram o prêmio.

Cantora Xenia França — Foto: Thomas Artuzzi

Conheça Xenia França

Xenia França é natural de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, e começou a carreira musical em 2007, cantando músicas do samba e da MPB em São Paulo.

O primeiro álbum da cantora foi lançado em 2017 e já lhe rendeu a primeira indicação ao Grammy Latino. Com produção musical de Lourenço Rebetez, Pipo Pegoraro e coprodução da própria artista, o álbum reverencia o som que vem da diáspora negra, em uma sonoridade afro – jazz – cósmica.

O clipe de “Pra que me Chamas?” concorreu ao Berlin Music Video Awards e ao Women Music Award como Melhor Videoclipe. O videoclipe Nave, foi indicado ao Music Video Festival de São Paulo.

No Rock in Rio 2019, a artista se apresentou no palco Sunset como convidada do britânico Seal. Eles cantaram a música “Higher ground”, de Stevie Wonder.

“Em Nome da Estrela”, segundo disco solo da baiana, conta com músicas autorias e interpretações de “Futurível”, de Gilberto Gil, e “Magia”, canção do primeiro álbum de Djavan.

+ sobre o tema

Documentário sobre médico de Michael Jackson causa polêmica nos EUA

Os administradores do patrimônio de Michael Jackson criticaram a...

25/08: Luciana Oliveira lança CD O verde do Mar

Dia 25 de agosto (quarta-feira) a cantora Luciana...

Zumbi dos Palmares

A palavra Zumbi, ou Zambi, vem do africano zumbi....

para lembrar

Outros atores da série Todo mundo odeia o Chris viram alvos de brasileiros

Os fãs brasileiros da série Todo mundo odeia o...

Maior artilheiro de finais, Mbappé leva Chuteira de Ouro

Apesar de ter perdido a decisão para a Argentina nos pênaltis, Mbappé marcou...
spot_imgspot_img

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...
-+=