XENOFOBIA: Suíços aprovam iniciativa para facilitar expulsões de imigrantes condenados

 

 

A maioria dos suíços aprovou este domingo uma iniciativa que prevê a expulsão automática dos imigrantes condenados por crimes que vão desde a violação ao “abuso de ajudas sociais”.

De acordo com os números finais, 52,9 por cento dos suíços concordam com a proposta do UCD, o partido de extrema-direita que se tornou nos últimos anos no maior da Suíça. Nos cartazes do UDC aparecia um grupo de ovelhas brancas que pontapeava para fora da bandeira helvética uma ovelha negra.

Só os eleitores de cantões de maioria francófona não disseram “sim” ao texto.

A deportação de estrangeiros condenados já é possível no país segundo determinadas condições, mas o novo projecto de lei prevê a expulsão automática sem ter em conta a gravidade dos delitos.

A contra-proposta lançada pelo Governo, que visava precisamente que se tivesse em conta a gravidade dos crimes e o tempo da pena a que cada estrangeiro seja condenado na decisão de expulsão, foi rejeitada pela maioria dos eleitores.

O Governo teme que a nova legislação abra mais fissuras nas relações com a União Europeia, para além de poder entrar em choque com tratados internacionais anti-descriminação. As críticas à proibição da construção de minaretes, votada há exactamente um ano pelos suíços, ainda estão bem presentes na memória dos dirigentes.

A Suíça não é membro da UE, mas aceitou várias determinações comuns aos Vinte e Sete e permite aos cidadãos de todos estes países residirem na federação sem autorizações especiais.

 

Fonte: Publico

+ sobre o tema

Mulheres relatam assédio de funcionários da NET via whatsapp

A jornalista Ana Prado recebeu uma ligação da NET...

Skinhead agride negro e mulher em metrô de São Paulo

Foram divulgadas nesta terça-feira imagens da câmera de vigilância...

Trincheiras raciais

Experiência internacional aponta alternativas à guerra às drogas Por Thiago...

para lembrar

Racismo: PM coloca o dedo na ferida

Fonte: Diário de Pernambuco - Em pleno carnaval de 2006,...

A legalidade das ações afirmativas

Após a divulgação do processo seletivo para a contratação...

Conspirando contra o futuro

A perversa e persistente estratégia de desenvolvimento nacional, fundada...

Tecnologia facilita o combate ao racismo

NOVA YORK - A Associação Nacional para o Progresso...
spot_imgspot_img

Número de pessoas mortas pela PM paulista cresceu 138% no 1º trimestre

Dados divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública de São Paulo mostram que o número de pessoas mortas por policiais militares em serviço no...

Livro continua a ser o melhor investimento de uma pessoa

Em janeiro de 2017, o mundo já era bastante confuso e acelerado. Mal sabíamos o que o futuro nos reservava. Parece até que estou falando...

Seu antirracismo é de fachada?

"Eu não tive a intenção, agora entendo que minhas atitudes são consequências do racismo estrutural." Não foram exatamente essas as palavras que uma cantora branca de sucesso...
-+=