A morte do leão Cecil e as mortes anônimas do Brasil

A imagem do leão Cecil, abatido no Zimbábue pelo dentista norte-americano Walter Palmer, de maneira ilegal, sádica e violenta, para satisfazer o “prazer” da caça e da dominação, circulou pelas redes sociais e demais mídias no mundo inteiro, causando indignação e mal-estar.

Por Mônica Francisco Do Jornal do Brasil 

A imagem forte e deplorável, que intenciona mostrar a superioridade do homem branco, bem-sucedido, brandindo na cara da sociedade sua força e masculinidade, ao invés de admiração e inveja, teve o efeito contrário. Uma avalanche de mensagens e artigos em repúdio ao episódio encheram na mesma medida as mídias e suscitaram debates e reflexões sobre esta prática hedionda.

Attachment-1

Não menos hedionda, a cena registrada em vídeo gravado por uma câmera acoplada ao uniforme de um policial, também norte-americano, branco, de Cincinnati (Ohio), em que ele atira sem piedade em Samuel Dubose,  um motorista negro, desarmado e sem condições de defesa.

Ray Tensing e Walter Palmer personificam o que há de pior no processo de sedimentação do que chamamos de supremacia branca, ou seja, a consolidação dos privilégios e a afirmação na prática cotidiana da superioridade dos brancos, sobre os demais.

Não se trata de comparar homens a animais, mas para mentes como as destes dois norte-americanos, que não são casos isolados ou personalidades desviantes, não há distinção entre uma e outra, ambas são passíveis de morte, não tem a mesmo direito à vida plena que eles. Trata-se de uma ação rotineira e internalizada há séculos em mentes e corações, de tal forma, que produz aberrações contínuas, como as que presenciamos diariamente.

Não podemos tratar  isoladamente os casos, porque para mentes como estas, as duas categorias não se diferem no valor que atribuem a elas. Nem as câmeras são capazes de frear algo tão vil, ou a satisfação nefasta.

Não há muita diferença do valor entre as vidas citadas acima para mentes como as de Tensing e Palmer(e que não são poucas). Sua atitude não se distancia das que levaram por aqui , negros a serem amarrados a postes, surrados e malhados  até a morte como Judas em perpétuos sábados de aleluia.

Cecil, Dubose, Cláudia, Sandra Blend, Cabula, Vigário Geral, Candelária, Ferguson, animal e homem, são as marcas, os símbolos desta tragédia secular, incrustada em nossa sociedade e em nossas instituições. A desumanização do diferente, por parte de alguns que se acham mais “humanos”, traz homens e mulheres negros e não-brancos, ao mesmo status de Cecil.

Ver Cecil (o leão) subjugado, agonizando, talvez traga mais sensibilização do que ver um homem, negro, nu em toda a sua totalidade(nu de humanidade, de perspectiva e de vida), ou uma mulher, negra, subjugada por nada, de forma violenta, morta, e ainda como no caso de Cláudia, ter seu corpo nu de vida, violado ao extremo.

Me recordo da frase de Carlos Drummond de Andrade, ao afirmar que “A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos.Por isso, não é à toa que  o segundo grande mandamento é amarmos uns aos outros. Pelo menos vale o esforço!

“A nossa luta é todo dia. Favela é cidade. Não aos Autos deResistência, à GENTRIFICAÇÃO, à REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL , ao RACISMO, ao RACISMO INSTITUCIONAL,ao VOTO OBRIGATÓRIO, ao MACHISMO, À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER e à REMOÇÃO!”

+ sobre o tema

Negras empreendedoras: a mulher por trás da marca referência em cabelos crespos

Em sua nova coluna, Stephanie Ribeiro entrevista a fundadora...

Sou um juiz da execução penal na era do ódio

Tenho refletido com mais frequência sobre meu trabalho neste...

“Este é o momento ideal para falar da questão racial no setor privado”

Entrevista com Judith Morrison, assessora principal da Divisão de...

PCdoB entrega Prêmio José Augusto Mochel 2015

O PCdoB realiza a cerimônia de entrega da 9ª...

para lembrar

Bandido bom é bandido morto, desde que….

Por: Dennis Oliveira Está circulando no facebook, muito interessante. Para...

Urgente: Começou a circular o expresso… Marco Civil!

Enviado para o Portal Geledés Em menos de...

Combate ao feminicídio une mulheres nas eleições, mas aborto divide candidatas

Elas que concorrem a presidente e a vice pregam...
spot_imgspot_img

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o meio ambiente e a violência contra jornalistas na Amazônia é o objetivo do estudo Fronteiras da Informação...

Brasil registrou 3,4 milhões de possíveis violações de direitos humanos em 2023, diz relatório da Anistia Internacional

Um relatório global divulgado nesta quarta-feira (24) pela Anistia Internacional, com dados de 156 países, revela que o Brasil registrou mais de 3,4 milhões...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe. Até o momento, 14,4 milhões de doses foram...
-+=