Israelenses de origem etíope protestam contra racismo

Ao menos mil israelenses de origem etíope e militantes que apoiam seu movimento protestaram na tarde desta segunda-feira em Tel Aviv para denunciar o “racismo” e a discriminação contra este grupo, constatou a AFP.

Do Em

Alguns incidentes esporádicos ocorreram no centro de Tel Aviv entre manifestantes e a polícia durante a passeata, que foi acompanhada por um importante dispositivo policial.

No início do mês, em Jerusalém e Tel Aviv, ocorreram confrontos violentos entre israelenses etíopes e a polícia, com mais de 60 pessoas – entre policiais e manifestantes – ficando feridas na última cidade.

Nesta segunda-feira, os manifestantes gritaram para exigir “justiça social” e “a prisão dos policiais racistas”.

Um vídeo na Internet onde se vê um soldado de origem etíope sendo agredido por policiais provocou a ira da comunidade judia etíope.

Mais de 135 mil judeus israelenses são de origem etíope, descendentes de comunidades que ficaram isoladas dos demais judeus durante séculos e que as autoridades religiosas de Israel reconheceram tardiamente como membros do judaísmo.

Esta decisão provocou a criação de duas pontes aéreas, em 1984 e 1991, para trazer cerca de 80 mil judeus a Israel.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o presidente israelense, Reuven Rivlin, denunciaram mais uma vez no domingo o racismo contra os judeus negros.

+ sobre o tema

Apartheid no shopping?

A Justiça de São Paulo permite que seis centros...

Retrospectiva invisível

Foram 396 mortes por intervenção policial em São Paulo...

Preconceituosos são menos inteligentes, diz estudo

O estudo revela que crianças com baixo QI estão...

para lembrar

Andreas Richthofen, Loemy e por que só nos comovemos com o crack uma vez ao ano

Para entender a comoção causada pela internação forçada e...

Pessoas Brancas Falam sobre Privilégio Branco

Isto começou como muitas boas ideias começam: numa manhã...

Consciência Negra e Polícia Militar: Desafios e perspectivas

No mês da Consciência Negra, estarei presente, nestas rodas...
spot_imgspot_img

Quinze anos depois, Política de Saúde da População Negra ainda precisa avançar no Brasil

Instituída em 2009, a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) ainda não conseguiu ser implementada na totalidade dos municípios brasileiros. Ela reconhece que...

Nota de repúdio e protesto contra a forma brutal que interrompeu a vida de mais uma liderança quilombola maranhense, Raimundo Betor (Raimundo Bracin)

A Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), por meio dessa nota, vem externar nosso pesar e tristeza diante do assassinato da...

Jovem negro vivo é o maior valor de câmeras corporais

O Ministério da Justiça (MJ), na Portaria sobre as diretrizes para uso de câmeras corporais por órgãos da segurança pública, listou oito valores a...
-+=