Mulher é presa após ato racista em supermercado na Zona Sul do Rio

Uma mulher de 58 anos foi presa na noite deste sábado (28) por injúria racial contra o gerente de um supermercado no Leblon, Zona Sul do Rio, na Rua Dias Ferreira. Testemunhas relataram que ela insultou o funcionário com palavras de cunho racista, como “Volta para sua senzala” e “quilombo“. A atitude teria surgido depois que o funcionário se negou a pegar um produto para ela, enquanto a mesma aguardava na fila do caixa.

Do Jornal do Brasil

O funcionário chamou a polícia. A mulher ainda tentou se defender dizendo que “quilombo” e “senzala” seriam exaltações aos negros.

Os presentes entoaram gritos de “racista” até que os policiais do Batalhão do Leblon chegassem ao local. Os envolvidos e outras testemunhas prestaram depoimento.

A Polícia Civil classificou o crime como injúria racial e prendeu a agressora. O crime é afiançável, mas ela não pagou e foi levada para o Complexo Penitenciário de Bangu, na Zona Oeste do Rio, na manhã deste domingo (29).

A audiência no Tribunal de Justiça ocorre nesta segunda-feira (30). A agressora tem um antecedente criminal por injúria.

Denúncias a ações ou comportamentos que evidenciem preconceito ou discriminação racial no Rio pode ser feitas feitas pelos telefones (21) 2334-5587/ 5577/ 5553/ 5591, ou pelo e-mail [email protected].

+ sobre o tema

Cor da pele interfere até na ação policial, dizem pesquisadores

No DF, porém, o número de mortes por intervenção...

Pernambucana é vítima de comentários racistas em rede social

Internauta de São Paulo compartilhou foto dela com comentário...

As marretadas do padre Júlio constroem um futuro menos sombrio para SP

As imagens do padre Júlio Lancellotti derrubando, nesta terça...

Alegando racismo, matemáticos pedem boicote a tecnologias policiais

Mais de dois mil matemáticos assinaram uma carta concordando...

para lembrar

Londres: líderes comunitários se unem

Moradores são convocados para reuniões que pretendem mostrar aos...

Por quê, irmãos? por quê?

por que os negros são identificados como descendentes de...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=