‘O.J.: Made in America’ vence o Oscar de Melhor Documentário

 

Vinte e dois anos depois de O.J. Simpson ser absolvido pelos assassinatos de Nicole Brown Simpson e Ronald Goldman, a ex-estrela da NFL estava de volta aos holofotes neste domingo (26), no Oscar 2017.

Bem, tecnicamente, não foi Simpson que esteve no centro das atenções, foi Ezra Edelman. O filme de Edelman sobre o running back que está no Hall da Fama, “O.J.: Made in America”, ganhou o Oscar de melhor documentário durante o 89º Oscar, apresentado por Jimmy Kimmel (aquele que errou o nome do vencedor de melhor filme), no Dolby Theatre em Los Angeles.

Embora o documentário tenha sido criado originalmente para a televisão, a ESPN estava tão orgulhosa do filme que o lançou nos cinemas por uma semana em maio de 2016, para que ele se qualificasse para ganhar um Oscar.

Colocá-lo em um cinema também não foi fácil. Em 467 minutos, o documentário de cinco partes é realmente o filme mais longo a ganhar um Oscar. De acordo com o Los Angeles Times, esse tempo de execução ultrapassou o de “Guerra e Paz”, que ganhou o Oscar de melhor filme em língua estrangeira em 1969, com um tempo de execução de 431 minutos.

O tempo de duração do documentário significava que ele só poderia ser exibido duas vezes por dia durante a sua curta estadia nos cinemas. Depois de receber o Oscar, Edelman dedicou o prêmio a todos que sofreram injustiça criminal.

“[Esta vitória] é também para outros, as vítimas da violência policial, brutalidade policial, violência racial e injustiça criminal”, disse Edelman. “Esta é sua história, bem como Ron e Nicole’s. Tenho a honra de aceitar este prêmio em seus nomes. ”

Se você não teve a chance de ver o documentário, que apresenta 72 novas entrevistas e raras fotos de arquivo, todas as cinco partes estão disponíveis no WatchESPN. Um DVD do documentário também está disponível.

O documentário começa com a carreira de Simpson na USC e depois segue sua vida por meio de sua absolvição em outubro de 1995 nas mortes de Goldman e Brown Simpson. O filme também conta sobre sua prisão em 2008, que o levou a 10 condenações por crimes que Simpson ainda cumpre pena na prisão.

O documentário sobre O.J. concorreu ao Oscar com mais quatro outros indicados: “13º”, “Fogo no Mar”, “Vida”, e “Eu Não Sou Seu Negro”.

Quanto a O.J. Simpson, não está claro se ele viu o documentário, mas ele pode ter uma chance de assistí-lo ainda neste ano. Simpson, de 69 anos, espera conseguir liberdade condicional em outubro, e vários juristas acreditam que ele será liberado.

Vale lembrar que, além de jogar futebol americano como running back, incluindo 9 anos no Buffalo Bills e 2 no San Francisco 49ers, com 6 seleções para o Pro Bowl, Simpson foi ator.

+ sobre o tema

‘Eu sou filho, graças a Deus, de nordestino’, diz Criolo a Gabi

Convidado de Marília Gabriela em De Frente Com Gabi,...

“A prenda”, uma história encantadora declamada por Mia Couto

A PRENDA Do Conti Outra O menino recebeu a dádiva. Era o seu...

Virgil Abloh morre aos 41; artista criou Off-White e mudou a Louis Vuitton

Virgil Abloh, fundador da Off-White e diretor criativo da...

Lágrima Rios

Nombre: Lida Melba Benavídez Tabárez Nacimiento:...

para lembrar

AmarElo – É tudo pra ontem: um olhar reflexivo sobre o Brasil

Desde o lançamento do álbum AmarElo, o rapper Emicida...

No mês da Consciência Negra, escolas de Sorocaba promovem ações sobre o tema

Apresentações de teatro e dança, confecção de instrumentos musicais...

Herói de série da Netflix questiona racismo

As séries produzidas pela plataforma de streaming Netflix têm...
spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...
-+=