Pai passa a cuidar mais das filhas e faz relato tocante a mães: “Como conseguem?”

Um texto publicado no Facebook com um relato real sobre a rotina de cuidados com os filhos fez com que muitos pais e, principalmente, muitas mães se identificassem. Em poucas horas o post chegou a mais de 24 mil compartilhamentos e 49 mil curtidas.

Por Mariana Bueno, para Vix

Intitulado “Folga do Trabalho”, o texto fala da falsa impressão que se tem das mulheres que ficam em casa cuidando das crianças enquanto os homens trabalham fora. O autor, Marcos Piangers, que é escritor e palestrante, entende do assunto. Ele já lançou best-sellers como “O Papai é Pop” e “O Papai é Pop 2”, e é pai de Anita, 11 anos, e Aurora, 4 anos.

Piangers conta que sempre viajou muito a trabalho e tinha orgulho de estar sempre ocupado e produtivo. Quando sua esposa, Ana Cardoso, reclamava de sua ausência, respondia dizendo que estava trabalhando muito para pagar as contas e afirmava que ela era sortuda por poder passar o dia em casa.

Pai que cuida das filhas

Até que algumas mudanças aconteceram, ele conseguiu equilibrar trabalho e família e passou a ter mais tempo com as filhas. Foi então que percebeu que não é nada fácil e começou a rever suas opiniões. “Passei a desenvolver a maior admiração pela minha esposa”, escreveu.

A partir daí, surgiram muitos questionamentos: “Como minha mulher consegue? Como vocês mulheres conseguem? Como conseguem as mulheres que cuidam dos filhos e trabalham? Como conseguem as mães sem marido que pagam todas as contas e cuidam dos filhos?”

E uma conclusão: “Você, que está trabalhando e acha que sua mulher é uma sortuda por ficar em casa, pense de novo. Quem está de folga é você”, finalizou.

Leia o texto na íntegra:

“Folga do trabalho

Sempre trabalhei muito e sempre viajei a trabalho e quando minha esposa reclamava da minha ausência eu dizia que era pra pagar contas mas na verdade não era. Eu gostava de estar sendo produtivo, de estar realizando sonhos e pagar as contas era um efeito colateral que servia como ótima desculpa pra estar mergulhado no trabalho. Sempre dizia pra minha esposa: “Você não sabe como é sortuda. Pode passar o dia em casa!”. Ela me dizia que não, que naquele tempinho da tarde em que as meninas estavam na escola só conseguia organizar quase nada e “puf!”, acabava o dia, era escuro e as meninas estavam na porta berrando. Eu dizia: “quem me dera ter a tarde livre!”. Ela dizia: “um dia você vai ver!”. Um dia eu vi.

Consegui equilibrar trabalho e família e comecei a passar muito tempo com as meninas. Como tenho a política de não trabalhar enquanto estou com elas, celular e computador ficam desligados. Quando as deixo na van e olho pro telefone, são centenas de mensagens. Respondo uma ou duas, tomo um copo de água e “dim dom!”, toca a campainha. São as meninas voltando da escola! Não da tempo de fazer nada!

A vida de um cuidador de crianças é tremendamente atribulada com discussões incessantes a respeito de que roupa usar ou da necessidade de comer só mais uma colherada de arroz com feijão. Nos milésimos de segundos restantes você consegue fazer as necessidades fisiológicas e, de repente, recomeça tudo de novo. Passei a desenvolver a maior admiração pela minha esposa. Como ela consegue? Como vocês mulheres conseguem? Como conseguem as mulheres que cuidam dos filhos e trabalham? Como conseguem as mães sem marido que pagam todas as contas e cuidam dos filhos? Essas mulheres conseguem fazer xixi? Me parece improvável.

Você, que está trabalhando e acha que sua mulher é uma sortuda por ficar em casa, pense de novo. Quem está de folga é você.”

+ sobre o tema

O feminismo chegou ao mundo da moda?

"Todos devíamos ser feministas”. Se há uns dias me...

Dez passos para combater o nosso machismo ridículo.Por Leonardo Sakamoto

Passei tanto tempo tentando explicar a um grupo de...

Pai de Malala critica patriarcado e exalta o feminismo em pronunciamento inspirador

Ziauddin Yousafzai ainda falou da importância de criar os...

para lembrar

Os privilégios de ser uma mulher branca

Nestes dois anos de muita pesquisa, nunca tivemos tanta...

Discurso da Ministra Eleonora Menicucci no plenario da CRPD

Confiram o discurso da Ministra Eleonora Meniccuci da...

A potência de Adelir – Por: ELIANE BRUM

Que dogmas tão profundos a gestante de Torres feriu...

Ator revela homossexualidade e recusa participação em festival de cinema na Rússia

Wentworth Miller, protagonista da série Prison Break, declarou que...
spot_imgspot_img

Andréia Regina Oliveira Assunção Santos e os desafios da maternidade são destaque do mês no Museu da Pessoa

Quando estava no último ano do curso de administração de empresas, Andréia engravidou pela primeira vez e enfrentou uma série de desafios, como as...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Estudo mostra o impacto do fator racial materno no desenvolvimento infantil

O ganho de peso e o crescimento dos filhos está diretamente relacionado ao fator etnorracial das mães. Isso é o que mostra uma pesquisa desenvolvida pelo Centro de Integração de Dados...
-+=