Relator da terceirização acredita que ‘ninguém faz limpeza melhor do que a mulher’

Para o deputado Laércio Oliveira (SD-SE), a mulher também exerce papel determinante no home office do marido.

Do Huff post Brasil

“Somente no setor básico, asseio e conservação, é unanimidade, se terceiriza em todo lugar. Somente nessa atividade tem mais de dois milhões de trabalhadores, 60% dessa mão de obra é feminina, porque faz limpeza. E ninguém faz limpeza melhor do que a mulher. À exceção de mim, que sou muito bom.

Esta é a opinião do deputado Laércio Oliveira (SD-SE), relator do projeto aprovado na quarta-feira (22) que regulamenta a terceirização para todas as atividades no País.

Em debate organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), Oliveira, segundo a Folha de S.Paulo, também destacou o sexo feminino ao falar sobre “home office”.

Em tom de brincadeira, ele afirmou que é preciso entender o ambiente em que o trabalhador estará inserido, se será propício ou estressante.

“Eu vi um comentário nesta semana que a gente tem de estar preocupado com o trabalhador que vai trabalhar dentro dessa modalidade de contratação, porque precisa entender a mulher dele. Como é a mulher dele? Ela vai ser uma pessoa agradável e trazer um cafezinho de vez em quando ou vai ficar reclamando com ele: ‘Acaba esse negócio aí, venha pegar o menino e trocar a roupa dele?”

Em nota enviada pela assessoria de imprensa, o deputado afirma que “as mulheres são competentes em todas as áreas”.

“O deputado federal Laércio Oliveira sempre diz que as mulheres são dedicadas e minuciosas no desempenho de todas as atividades e que inclusive todas as funcionárias do gabinete dele em Brasília são mulheres. Ele sempre fala isso com relação às atividades laborais em geral. Contudo, a fala foi retirada de uma afirmação cujo questionamento foi feito com relação ao trabalho na área de asseio e conservação e portanto pede desculpas a todas as mulheres, caso tenha sido mal interpretado”, afirma a assessoria.

Terceirização

Atualmente, a terceirização é permitida somente nas chamadas atividades-meio, ou seja, que não são o principal objetivo da empresa, como limpeza, segurança e conservação.

Com o projeto aprovado na quarta-feira (22), a contratação terceirizada pode ocorrer sem restrições, inclusive na administração pública.

A proposta é de interesse do Palácio do Planalto. Os defensores argumentam que incentivará a criação de empregos. Os críticos sustentam que irá precarizar os direitos trabalhistas.

+ sobre o tema

Casal de SP busca certidão do primeiro casamento civil gay do país

Cabeleireiro e comerciante foram nesta terça-feira até cartório de...

Cúpula inédita entre mulheres chefes de Estado será realizada na Rio +20

O escritório brasileiro da ONU-Mulheres anunciou nesta quinta-feira que...

Como os coletivos feministas mudam colégios de elite

Escolas como Gracinha e Bandeirantes têm grupos de alunas...

Day Rodrigues: “Sentar na cadeira de diretora é um ato de resistência”

Realizadora do curta premiado "Mulheres Negras: Projetos de Mundo"...

para lembrar

A filósofa que rejeita classificações

Em entrevista exclusiva à CULT, Judith Butler fala sobre...

Eu sou comunista!

Há 50 anos me tornei comunista! Foi em maio...

Aluno morre em sala de aula durante sessão de bullying homofóbico

Câmera instalada em uma sala de aula, na Rússia,...

Memória, visibilidade e orgulho lésbico

"Aqui no gueto todo dia é um confronto, aqui...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=