52ª “Ocupação” homenageia Sueli Carneiro

Enviado por / FonteDo Itaú Cultural

Referência do feminismo negro no Brasil, Sueli Carneiro é a homenageada da 52ª Ocupação Itaú Cultural. Nascida no bairro da Lapa, zona oeste da capital paulista, Sueli é uma das intelectuais negras mais atuantes em atividade no país, dona de uma trajetória que é celebrada no Itaú Cultural (IC).

A exposição ocorre na sede do IC no dia 28 de agosto e fica em cartaz até 31 de outubro de 2021, com visitas mediante agendamento. A mostra celebra a vida e a obra de Sueli, recontando sua biografia marcada pelo ativismo e pelo desenvolvimento de um pensamento filosófico e acadêmico.

Grande entusiasta do fazer coletivo, Sueli é homenageada também por seus familiares, amigos e colegas de vida e luta, que estão presentes na Ocupação e saúdam o privilégio de serem seus contemporâneos. O espaço físico traz elementos que contam sobre a filósofa, suas memórias pessoais, a força e a simbologia de sua religiosidade, sua paixão por música e futebol, e sua longa jornada no ativismo negro, repleta de debates fundamentais sobre o país.

Ocupação conta também com um site (disponível a partir de 28 de agosto de 2021) que traz uma série de conteúdos e informações adicionais aos encontrados no espaço físico. Nesta edição, nomes como Djamila Ribeiro e Thula Pires assinam textos em homenagem a Sueli.

Celebrar Sueli Carneiro e todo o seu legado é absolutamente necessário. Seus escritos, pensamentos e luta, juntos à sua rede de afetos, contribuíram para o movimento negro e apontam caminhos para quem quer construir um Brasil verdadeiramente antirracista.

Ocupação Sueli Carneiro

sábado 28 de agosto de 2021
a domingo 31 de outubro de 2021
terça a domingo 12h às 18h

As visitas acontecem mediante agendamento

Os recursos de acessibilidade para pessoas cegas e pessoas surdas estarão disponíveis na exposição a partir do dia 28 de agosto.  

Entrada gratuita

+ sobre o tema

Em Legítima Defesa, por Sueli Carneiro

Marcharemos em 16 de novembro próximo sobre Brasília em...

Brasil, EUA e África do Sul, por Sueli Carneiro

Aconteceu de 29 de maio a 1º de junho...

A guerra das estatísticas, por Sueli Carneiros

Demorou, mas enfim aconteceu e deve se transformar numa...

Realidade estatística, por Sueli Carneiro

Em 21 de março último comemorou-se o Dia Internacional...

para lembrar

Beyoncé canta Tina Turner em espetáculo futurista da nova turnê ‘Renaissance’

Numa performance brilhante, Beyoncé fez o primeiro de seus cinco shows...

A presença de uma Juíza Negra no STF é uma questão de coerência, reparação histórica e justiça

A Constituição Federal, estabelece como objetivo da República Federativa...

A Lei do Ato Médico é mais proteção para a saúde do povo – Por: Fátima Oliveira

"A Lei do Ato Médico, como outras regulamentações de...
spot_imgspot_img

Negra Li mostra fantasia deslumbrante para desfile da Vai-Vai em SP: ‘Muita emoção’

A escola de samba Vai-Vai está de volta ao Grupo Especial para o Carnaval 2024, no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, neste sábado...

Livro põe mulheres no século 20 de frente com questões do século 21

Vilma Piedade não gosta de ser chamada de ativista. Professora da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e uma das organizadoras do livro "Nós…...

“O Itamaraty me deu uma bofetada”, diz embaixadora Isabel Heyvaert

Com 47 anos dedicados à carreira diplomática, a embaixadora Isabel Cristina de Azevedo Heyvaert não esconde a frustração. Ministra de segunda classe, ela se...
-+=