59% dos brasileiros querem mais representatividade LGBTQIA+ na política

Pesquisa Luminate/Ipsos aponta que, embora o Brasil seja o que mais mata LGBTQIA+ no mundo, o país lidera o apoio a representatividade na política entre países latino-americanos

No mês do Orgulho LGBTQIA+, uma pesquisa do Instituto Ipsos, divulgada nesta terça-feira (27/6), mostra que 59% dos eleitores brasileiros querem mais representatividade desse público na política. Apesar do país ainda liderar o ranking dos que mais matam gays, bissexuais, travestis e transgêneros no mundo, o levantamento apontou que, entre os países da América Latina, o Brasil é o que mais apoia a presença de pessoas LGBTQIA+ em espaços de poder e cargos políticos.

A pesquisa, encomendada pela fundação global Luminate, também identificou que as mulheres brasileiras são as que mais endossam o aumento de representatividade política. Entre o eleitorado feminino, o apoio é de 65%, enquanto que entre os homens é de 53%. O Brasil é seguido pela pela Argentina (55%). Logo após aparecem Colômbia e México, com o mesmo percentual de 51%.

Para 66% dos eleitores, a diversidade de vozes na política é essencial para a manutenção da democracia. “As pessoas querem e merecem uma democracia verdadeiramente representativa, na qual todos e todas, inclusive as pessoas LGBT+, possam participar ativamente da construção de uma sociedade mais justa. A versão da democracia que elas esperam ver no futuro inclui todas as cores do arco-íris”, afirma Felipe Estefan, vice-presidente da Luminate para a América Latina. 

Ainda segundo o levantamento, 54% se mostram totalmente confortáveis tendo mulheres lésbicas assumindo um cargo de liderança política. No caso de homens gays, a proporção é de 53%, e para pessoas trans, 49%. O estudo também revela que o apoio à presença LGBTQIA+ na política está mais relacionada a uma perspectiva de promoção de igualdade entre os indivíduos do que a possibilidade dessas pessoas apresentarem tomadas de decisões diferenciadas. 

Em contrapartida, 22% concordam completamente ou em partes com a afirmação de que pessoas LGBT+ não deveriam ocupar cargos públicos por não representarem a maioria da população. A  adoção de cotas para essas pessoas por partidos políticos, a fim de contribuir para mais representatividade, tem apoio de 31% — o menor índice entre os países latino-americanos pesquisados.

“As pessoas LGBT+ enfrentam desigualdades, violências e discriminação na América Latina. Garantir sua participação na vida política é fundamental para evitar retrocessos e avançar na garantia de seus direitos. Além disso, elas agregam perspectivas plurais a temas que interessam a toda a sociedade. Precisamos trabalhar coletivamente para que elas encontrem espaço nos partidos políticos, tenham condições de concorrer e ser eleitas e estejam seguras para exercer uma liderança que promova direitos e igualdade para todas as pessoas”, pontua Felipe Estefan.

“Brasil está virando a página”

Para o vice-presidente da Luminate na América Latina, o aumento de apoio da presença de pessoas LGBTQIA+ na política se deve a atuação contínua dos movimentos sociais. “Quando pessoas e comunidades são atacadas, elas precisam encontrar maneiras de sobreviver e serem ouvidas. O alto apoio a uma maior representação LGBT+ na política é uma resposta aos ataques e à violência que a população LGBT+ enfrenta no Brasil”, diz Felipe.

“Vimos um aumento brutal de violências contra pessoas LGBT+ nos últimos anos, violência essa que passou a ser mais amplamente denunciada por novas vozes ativistas e vozes que inclusive estão na política nacional, colocando também o tema na agenda — nesta legislatura temos duas mulheres trans, uma mulher lésbica e outra mulher bissexual eleitas para a Câmara Federal, por exemplo”, continua o especialista.

Felipe ainda lembra que a Parada LGBTQIA+ de São Paulo é a maior do mundo — e isso foi sendo construído com o tempo e bastante luta. “Historicamente, o movimento tem organização desde a década de 1980. São quatro décadas de construção de base e conexões regionais e internacionais que fazem do Brasil um país-referência para a luta LGBT+”, afirma. Segundo ele, a pesquisa mostrou que a ideia de que essa população esteja dentro da política institucional se consolidou e que o “Brasil está virando uma página”.

“Apesar deste apoio, existe uma percepção mais frágil (embora no Brasil esta percepção seja a maior entre os quatro países) do diferencial que pessoas LGBT+ adicionam à política institucional, seja por sua atuação pró-direitos desta população, seja por suas contribuições em temas de extrema importância para a agenda nacional. A visão universalista da inclusão política tende a ignorar ou reduzir os desafios e barreiras únicas que enfrenta a população LGBT+. Consequentemente, existe menos apoio a medidas afirmativas, como cotas partidárias, e pouca valorização do voto afirmativo. O desafio apontado, no entanto, não é novo: a população brasileira ainda não apoia majoritariamente medidas afirmativas também em outros temas”, emenda Felipe.

No entanto, o especialista chama a atenção para o fato de que o cenário atual não aponta para o pessimismo, mas sim para um otimismo realista. “Quem não vê o problema com nitidez enxerga menos a solução. Devemos entender as barreiras e atuar para superá-las, tal como fizeram tantas pessoas LGBT+ eleitas e candidatas das últimas eleições, que foram históricas”, conclui.

+ sobre o tema

Ser gay não é uma escolha e é tão natural quanto ser heterossexual

"Ser homossexual na nossa sociedade é um caminho mais...

Mulher trans protagoniza nova propaganda da Avon sobre Outubro Rosa

Pela segunda vez neste ano, uma mulher transexual protagoniza...

Primeira cantora transgênero indicada ao Oscar decide boicotar cerimônia

Anohni concorre na categoria de melhor canção original e...

para lembrar

Partidos políticos apenas reproduzem a exclusão racial

Legendas até criam alas específicas, mas não investem no...

Áurea Carolina: “Eu gosto de fazer política. Então eu continuo achando que ela pode ser bonita.”

"A transformação das práticas das esquerdas para fazer avançar...

Partidos resistem a lançar candidatos negros mesmo após atos antirracismo e pressão do TSE

Os protestos antirracistas que eclodiram nos Estados Unidos após...

Bolsonaro acelera extremismo e passa à fase de consolidação de sua política

Bolsonaro faz uma aposta na nova distribuição de poderes...
spot_imgspot_img

Medo de gênero afeta de conservadores a feministas, afirma Judith Butler

A primeira coisa que fiz ao ler o novo livro de Judith Butler, "Quem Tem Medo de Gênero?", foi procurar a palavra "fantasma", que aparece 41...

Brasil quer levar desigualdade e impostos para a mesa de discussão do G20

O governo brasileiro pretende levar para a mesa de discussão do G20 os efeitos da desigualdade e sua relação como a política econômica e...

Primeira mulher trans a liderar bancada no Congresso, Erika Hilton diz que vai negociar ‘de igual para igual’

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) foi aclamada nesta quarta-feira como líder da bancada da federação PSOL-Rede, que hoje conta com 14 deputados, se tornando a...
-+=