7 filmes para entrar de cabeça no Mês da Consciência Negra

Um Deslize Perigoso (2015): ambientado nos dias de hoje, narra o cotidiano de Malcolm (Shameik Moore), um adolescente geek fissurado pelo hip-hop dos anos 1990. Sem querer, o jovem e seus amigos se envolvem com o traficante barra-pesada do bairro. Com criatividade e tecnologia, o trio arruma um jeito para se livrar dessa roubada. Exibido no último Festival do Rio. Diretor: Rick Famuyiwa. 103 minutos. (Foto: Reprodução)

Do Mondo Debo

12-anos-de-escravidc3a3o-galeria

12 Anos de Escravidão (2013): baseado na história verídica de Solomon Northup (1808 – 1863), um homem negro livre que foi raptado e vendido como escravo, no século 19, nos EUA. Vencedor de três Oscar – melhor filme, melhor atriz (Lupita Nyong’o) e melhor roteiro adaptado. Diretor: Steve McQueen. 134 minutos. (Foto: Reprodução)

amistad-galeria

Amistad (1997): inspirado no motim ocorrido a bordo do navio La Amistad, em 1839. Os africanos escravizados mataram a tripulação branca. O grupo desembarcou nos EUA, onde foi julgado e libertado. Indicado a quatro Oscar. Diretor: Steven Spielberg. 155 minutos. (Foto: Reprodução)

corina-uma-baba-perfeita-galeira

Corina, Uma Babá Perfeita (1994): com nível superior completo e sem emprego, Corrina Washington (Whoopi Goldberg) se torna empregada doméstica do viúvo Manny Singer (Ray Liotta) e de sua filha, em 1959, nos EUA. Com a convivência, Corrina e Manny acabam se apaixonando. Diretor: Jessie Nelson. 115 minutos. (Foto: Reprodução)

faca-a-coisa-certa-galeria

Faça a Coisa Certa (1989): o ítalo-americano Sal (Danny Aiello) é dono de uma pizzaria, localizada em um dos bairros mais pobres de Nova York, nos anos 1980. Com a clientela majoritariamente negra e latina, o comerciante acaba envolvido em um conflito inter-racial. Indicado a dois Oscar. Diretor: Spike Lee. 120 minutos. (Foto: Reprodução)

a-cor-purpura-galeria

A Cor Púrpura (1985): drama baseado no romance homônimo da escritora norte-americana Alice Walker. A partir da história de Celie Johnson (Whoopi Goldberg), o filme discute questões como discriminação racial e sexual no início do século 20, no sul dos EUA. Onze indicações ao Oscar. Diretor: Steven Spielberg. 154 minutos. (Foto: Reprodução)

adivinhe-quem-vem-para-jantar-galeria

Adivinhe Quem Vem Para Jantar (1967): a universitária branca Joey Drayton (Katharine Houghton) apresenta à sua família o seu mais novo namorado, o renomado médico negro John Prentice (Sidney Poitier). O filme se centra na reação dos pais, então liberais, da jovem. Vencedor de dois Oscar – melhor atriz (Katharine Hepburn) e melhor roteiro. Diretor: Stanley Kramer. 108 minutos. (Foto: Reprodução)

+ sobre o tema

Escola em SP registra segundo caso de preconceito em poucos dias: ‘Retardado’

Menino de 11 anos, portador de deficiência intelectual leve,...

Lilian Thuram carrega a bandeira contra o racismo

Ex-jogador francês está no Brasil, como parte de sua...

Fui uma criança criminosa

Fui uma criança criminosa. Aos 11 anos eu morava...

Após comentários racistas, dono dos Clippers é banido pela NBA

Jornal GGN – Pouco tempo depois de virem...

para lembrar

Olhos Azuis por Jane Elliott

`Olhos Azuis'' é um documentário frio sobre um tema...

Novo racismo e velha homofobia – Por: Juremir Machado da Silva

O racismo é ardiloso. Inventa maneiras de ressurgir. Finge-se...
spot_imgspot_img

Em memória dos Pretos Novos

Os mortos falam. Não estou me referindo a nenhum episódio da série de investigação criminal CSI (Crime Scene Investigation) ou à existência de vida após a...

Desafios mortais na internet são urgência que o Congresso ignora

Uma menina morreu. Podia ser sua filha, neta, sobrinha, afilhada. Sarah Raíssa Pereira de Castro tinha 8 aninhos e a vida inteira pela frente....

Construção de um país mais justo exige reforma tributária progressiva

Tem sido crescente a minha preocupação com a concentração de riqueza e o combate às desigualdades no Brasil. Já me posicionei publicamente a favor da taxação progressiva dos chamados...
-+=