7 filmes para entrar de cabeça no Mês da Consciência Negra

Um Deslize Perigoso (2015): ambientado nos dias de hoje, narra o cotidiano de Malcolm (Shameik Moore), um adolescente geek fissurado pelo hip-hop dos anos 1990. Sem querer, o jovem e seus amigos se envolvem com o traficante barra-pesada do bairro. Com criatividade e tecnologia, o trio arruma um jeito para se livrar dessa roubada. Exibido no último Festival do Rio. Diretor: Rick Famuyiwa. 103 minutos. (Foto: Reprodução)

Do Mondo Debo

12-anos-de-escravidc3a3o-galeria

12 Anos de Escravidão (2013): baseado na história verídica de Solomon Northup (1808 – 1863), um homem negro livre que foi raptado e vendido como escravo, no século 19, nos EUA. Vencedor de três Oscar – melhor filme, melhor atriz (Lupita Nyong’o) e melhor roteiro adaptado. Diretor: Steve McQueen. 134 minutos. (Foto: Reprodução)

amistad-galeria

Amistad (1997): inspirado no motim ocorrido a bordo do navio La Amistad, em 1839. Os africanos escravizados mataram a tripulação branca. O grupo desembarcou nos EUA, onde foi julgado e libertado. Indicado a quatro Oscar. Diretor: Steven Spielberg. 155 minutos. (Foto: Reprodução)

corina-uma-baba-perfeita-galeira

Corina, Uma Babá Perfeita (1994): com nível superior completo e sem emprego, Corrina Washington (Whoopi Goldberg) se torna empregada doméstica do viúvo Manny Singer (Ray Liotta) e de sua filha, em 1959, nos EUA. Com a convivência, Corrina e Manny acabam se apaixonando. Diretor: Jessie Nelson. 115 minutos. (Foto: Reprodução)

faca-a-coisa-certa-galeria

Faça a Coisa Certa (1989): o ítalo-americano Sal (Danny Aiello) é dono de uma pizzaria, localizada em um dos bairros mais pobres de Nova York, nos anos 1980. Com a clientela majoritariamente negra e latina, o comerciante acaba envolvido em um conflito inter-racial. Indicado a dois Oscar. Diretor: Spike Lee. 120 minutos. (Foto: Reprodução)

a-cor-purpura-galeria

A Cor Púrpura (1985): drama baseado no romance homônimo da escritora norte-americana Alice Walker. A partir da história de Celie Johnson (Whoopi Goldberg), o filme discute questões como discriminação racial e sexual no início do século 20, no sul dos EUA. Onze indicações ao Oscar. Diretor: Steven Spielberg. 154 minutos. (Foto: Reprodução)

adivinhe-quem-vem-para-jantar-galeria

Adivinhe Quem Vem Para Jantar (1967): a universitária branca Joey Drayton (Katharine Houghton) apresenta à sua família o seu mais novo namorado, o renomado médico negro John Prentice (Sidney Poitier). O filme se centra na reação dos pais, então liberais, da jovem. Vencedor de dois Oscar – melhor atriz (Katharine Hepburn) e melhor roteiro. Diretor: Stanley Kramer. 108 minutos. (Foto: Reprodução)

+ sobre o tema

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22%...

para lembrar

Não votar em Bolsonaro: para os negros uma questão de amor próprio

A fala do capitão Jair Bolsonaro, candidato do PSL,...

Publicidade, falsos ideais e os muros que precisamos derrubar

No palco iluminado da publicidade, as marcas não podem...

Decisão do STF abate o racismo religioso

Quem vocifera contra cultos de matriz africana busca ditar...

O grande anjo negro: Sterling é capa de revista masculina e discute o racismo no futebol

Atacante do Manchester City também fala sobre importância de...
spot_imgspot_img

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Com 10 exibições que abordam a luta antirracista, Mostra do Cinema Negro tem sessões a partir de 4 de abril em Presidente Prudente

O Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) promove, entre os dias 4 de abril e 23 de maio, uma programação com dez filmes que celebram o cinema...
-+=