Beyoncé homenageia as mulheres negras com “Lemonade”, um “álbum-filme”

A estrela americana do pop Beyoncé lançou no fim de semana um novo álbum em forma de filme, no qual presta homenagem à perseverança da mulher negra.

Do Em 

“Lemonade” havia sido anunciado como um misterioso especial “com estreia mundial” no canal a cabo HBO, mas a cantora, conhecida por apresentar sem aviso suas novas músicas, lançou o novo álbum de mesmo nome durante metade do programa.

O sexto álbum de estúdio da artista de 34 anos tem uma série de colaborações de outros astros: “Don’t Hurt Yourself” tem coautoria de integrantes do Led Zeppelin; também estão presentes o aclamado rapper Kendrick Lamar (“Freedom”), o guitarrista Jack White e a jovem sensação do R&B; The Weeknd.

Com a nova obra, a diva do pop reafirma o gosto por combinar sua música com elementos visuais. O álbum anterior, “Beyonce”, foi lançado em dezembro de 2013, sem aviso prévio e apresentado com uma série de curtas-metragens.

O filme, que foi estruturado a partir das novas canções do álbum e de versos da poetisa britânica-somali Warsan Shire, fala sobre suas dificuldades sentimentais de Beyoncé, ao mesmo tempo que recorre às experiências das mulheres afroamericanas.

O “álbum-filme” começa com Beyoncé fazendo acusações de traição enquanto ela segue por Nova Orleans destruindo carros, demonstrando sua revolta com as aventuras do parceiro.

“Você não é casado com uma cachorra medíocre, cara”, afirma em “Don’t Hurt Yourself”, música que tem a participação de Jack White. “Esta é a última advertência / Você sabe que eu te dou a vida”, canta, em um alerta ao marido de que se infidelidade não acabar, “cocê vai perder sua esposa”.

Nas redes sociais, estas palavras foram interpretadas de maneira prematura pelos fãs da cantora como o anúncio artístico de sua separação do rapper e produtor Jay-Z. Mas no final do filme, os rumores se dissipam quando, na música “Forgiveness”, ela beija o marido.

Em mais uma prova de que o casal continua junto, Beyoncé lançou o álbum “Lemonade” exclusivamente na plataforma de música em streaming Tidal, que pertence a Jay Z.

Leia Também:

Com Lemonade, Beyonce faz do limão um coquetel molotov

+ sobre o tema

Senado aprova Dandara dos Palmares e Luísa Mahin como ‘heroínas da pátria’

Senado aprova Dandara dos Palmares e Luísa Mahin como...

Edital: A Cidade Que Queremos

O Fundo Baobá em parceria com a Fundação OAK,...

Primeira Caminhada pela Diversidade Religiosa da Baixada Fluminens

Nossa amiga; irmã Adriana Odara Martins Convida a todos vcs para Primeira...

para lembrar

Em Israel, população etíope sofre forte discriminação racial

Em 2015, após dois policiais serem flagrados em um...

Torto Arado: Livro vencedor do Prêmio Jabuti vai virar série pela HBO Max com diretor de O Cheiro do Ralo

Um dos livros nacionais mais importantes dos últimos anos, Torto...

O segredo dos escravos reprodutores

Reprodução de “Chafariz d’el Rey no séc. XVI” (pintura...

Maior shopping dos EUA contrata Papai Noel negro pela primeira vez

A magia é para todos e, claro, não tem...
spot_imgspot_img

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=