O livro de Djaimila Pereira e a história de um cabelo que é mais do que só aparência

Djaimilia Pereira é mulher negra, com família de portugueses e angolanos, mas de Angola se lembra pouco. Mora em Portugal desde os três anos de idade. Os passeios breves ao outro continente durante a infância não incrementaram muito sua memória sobre a terra de seus antepassados. Djaimilia é autora do livro Esse Cabelo, que além do título traz uma descrição na capa: “A tragicomédia de um cabelo crespo que cruza a história de Portugal e Angola”. O romance é um livro de memórias de Mila, personagem inspirada em sua própria biografia. Djaimila compara a obra com um álbum de fotografia – há imagens captadas, mas ao mesmo tempo, também há memórias de cenas fictícias que revelariam estranhos familiares.

por Luciana Brito no HuffPost

djaimilia-pereira

Mila tenta recuperar as lembranças de sua vida, onde o cabelo é o aspecto central para a composição de suas memórias. É por meio das lembranças que a personagem descreve a vontade de esquecer a existência do cabelo. O cabelo crespo era corporificação da discriminação vivida por habitar um corpo diferente da branquitude europeia: “os modos de os outros tratarem o meu cabelo simbolizou sempre a confusão doméstica entre o afeto e o preconceito” (:49), dizia Mila. Havia afeto, mas também violência nas senhoras dos salões que diziam como a menina ainda miúda deveria cuidar dos cachos para torna-los invisíveis.

É assim que os salões de beleza cruzam as memórias de Mila desde a infância com produtos químicos que prometiam o alisamento improvável, os penteados que se desfaziam com a chuva e os apliques de tranças que caiam ao menor toque após as horas permanecidas no salão e o couro dolorido. A biografia do cabelo de Mila não poderá ser descrita como mera futilidade, e por isso a personagem defende que sua história passa ao largo da descrição de um “conto de fadas da mestiçagem, mas é uma história de reparação” (:15). 

Em entrevista Djamilia diz que o retorno ao que não se viveu só poderia ser a criação de uma caricatura, e por isso o livro poderá ser também compreendido como uma “paródia de retorno às origens”. Mila provoca e diz que não se tornará o que nunca foi – é mulher negra, mas portuguesa. A Angola de suas origens nunca foi vivida na experiência, apenas na memória de histórias contadas ou na ficção daquilo que não viveu.

esse-cabelo-djaimila-pereira

Mas a tentativa de ser indiferente ao cabelo fracassa quando Mila se dá conta de que seu cabelo é mais que aparência, é também um modo de se apresentar no mundo. É assim que a biografia de um cabelo provoca a leitora – a discriminação cordial vivida por Mila nos subúrbios de Lisboa não nos deixa esquecer que ainda estamos distantes da vida em uma democracia racial. Nem em Lisboa, tampouco no Brasil.

+ sobre o tema

Uma Lição de Vida

Coprodução entre EUA, Quênia e Reino Unido, e dirigido...

100 Cidades Africanas Destruídas Pelos Europeus, parte II

Mawuna Koutonin PORQUE existem poucos edifícios históricos e monumentos na...

Polícia Federal vai regularizar situação dos haitianos no Acre

Devido à situação, o governo do Acre decretou estado...

Estudiosos revelam como intelectuais negros atuaram na Abolição

Eles negam, por exemplo, que Machado de Assis tenha...

para lembrar

Funcionário da Fundação Mandela se demite por guardar diamantes de Naomi

Jeremy Ratcliffe admitiu 12 dias atrás ter guardado pedras...

Em Berlim, Criolo homenageia Sabotage e leva notícia: “SP não está fácil”

Criolo fez o terceiro show da turnê europeia de...

Seminário: Racismo no Brasil – cai a máscara: cinismo, intolerância ou ódio?

Venha debater com palestrantes renomados(as), estudiosos(as), militantes, candidatos(as) e...

Primeiro DJ do Brasil agita noite em Rio Preto

Aos 83 anos, Osvaldo Pereira é uma referência para...
spot_imgspot_img

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...
-+=