Para onde marcham as mulheres contra Trump?

O que uniu esta verdadeira multidão foi a vontade de afirmar que há, nos EUA e em todo o Mundo, uma maioria que não está disposta a aceitar tudo o que Trump é.

Por Mariana Mortágua Do Esquerda.Net

No último sábado, centenas de milhares de pessoas juntaram-se à Marcha das Mulheres em mais de 670 cidades de todo o Mundo. O que uniu esta verdadeira multidão foi a vontade ou, mais do que isso, a necessidade de afirmar que há, nos EUA e em todo o Mundo, uma maioria que não está disposta a aceitar tudo o que Trump é. Uma multidão que se recusa a ser indiferente à normalização do sexismo e do assédio, que rejeita o retrocesso homofóbico e que não aceita a política do racismo e da homofobia.

Esta não foi a primeira vez que um protesto convocado a partir dos movimentos de mulheres se transformou num evento de massas. Um dos mais simbólicos terá sido em 1789, quando milhares de mulheres marcharam sobre Versalhes, enfrentaram a guarda real, e obrigaram Luís XVI a abandonar o seu sumptuoso palácio e a regressar, à força, a Paris. Foi o princípio da Revolução Francesa e o princípio do fim da monarquia absolutista.

Esta comparação1 não tem apenas interesse histórico, mas deve servir para que possamos refletir sobre o mais difícil. E o mais difícil é o dia seguinte. O que virá depois destes protestos? O objetivo não será certamente que Trump ceda às justas reivindicações das massas. Pode ser, sim, despertar consciências, trazer mais gente para a rua. Mas, de novo, a questão se irá colocar: com que objetivo?

Para que estes protestos sejam mais que uma fugaz confluência de vontades e revoltas, como vimos no Occupy Wall Street, o objetivo só pode ser o poder. Para ser poder é preciso que o protesto se transforme em programa alternativo. E que o programa tenha protagonistas.

Bernie Sanders era, antes das eleições, o porta-voz deste programa, que não é apenas por direitos civis e liberdades individuais. Também é por igualdade económica e pela expulsão da Goldman Sachs dos conselhos de ministros, com tudo o que isso significa.

O Partido Democrático norte-americano nunca compreenderá esta evidência. É, aliás, mais provável que volte a retirar o tapete a estes movimentos. Caberá então aos que protestam encontrar o seu caminho de construção política alternativa, e garantir que a Marcha das Mulheres tem um destino concreto.

+ sobre o tema

Conceição Evaristo faz palestra na Academia Mineira de Letras

Nesta quinta feira, 24, a Academia Mineira de Letras...

Erica Malunguinho: os bastidores da reintegração de posse na Assembleia Legislativa

Primeira deputada estadual trans de São Paulo leva bloco...

Racismos contemporâneos

Será lançada no próximo dia 9 no Plenário da...

Morre no Recife líder feminista indicada para o prêmio Nobel

Vanete Almeida, 69 anos, lutava contra um câncer há...

para lembrar

Brasil tem ‘legião de bebês prematuros’ com alta de covid em grávidas

O casal ficou surpreso, mas feliz quando soube que...

A escritora Carolina de Jesus ganhou uma linda homenagem da Turma da Mônica

Ação integra projeto Donas da Rua. Por Amauri Terto, do...

Mais de 4,2 mi de mulheres negras saíram da pobreza extrema com auxílio

O Brasil nunca tinha vivido uma experiência de transferência...

Substância tóxica é usada como alisador

Glutaraldeído está substituindo o formol no alisamento de cabelos;...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=