As 10 piores explicações para a falta de mulheres no conselho diretor

Foram consultados CEOs e presidentes das principais empresas listadas na bolsa de valores de Londres

Do Época Negocios

nappy.co

A equipe da Hampton-Alexander Review, instituição britânica que trabalha com pesquisas e ações relacionadas às mulheres em cargos de liderança no mundo corporativo, divulgou as 10 piores explicações de CEOs e presidentes das principais companhias listadas na bolsa de Londres (FTSE) para a não nomeação de mulheres para seus cargos de comando.

As respostas mostram que ainda há muito trabalho a ser feito para que a questão de gênero seja mais equilibrada nessas empresas, apesar da drástica diminuição do número de empresas que têm seus conselhos diretores formados apenas por homens, de 152 em 2011 para apenas 10 em 2017. Há um meta do governo local para que, até 2020, um terço dos cargos de liderança sejam ocupados por mulheres.

Confira as explicações mais absurdas:

1. Eu não acho que as mulheres fiquem confortáveis no ambiente do conselho

2. Não há muitas mulheres com credenciadas e com a profundidade de experiência para ocupar o conselho: os assuntos abordados são extremamente complexos

3. A maioria das mulheres não quer o incômodo ou a pressão de participar do conselho

4. Os acionistas simplesmente não estão interessados na composição [igualitária] do conselho, então, por que deveríamos estar?

5. Meus outros colegas do conselho não gostariam de nomear uma mulher

6. Todas as mulheres ‘boas’ já foram recrutadas

7. Já temos uma mulher no grupo, então está feito; é a vez de outra pessoa

8. Não há vagas no momento; se tivesse, eu pensaria em indicar uma mulher

9. É preciso construir isso desde a base, simplesmente não há mulheres seniores o bastante neste setor

10.  Eu não posso nomear uma mulher simplesmente porque eu quero

O ministro das Finanças, Andrew Griffiths, disse ser chocante que algumas empresas pensem que essas desculpas são razões aceitáveis para manter as mulheres longe dos cargos mais importantes. “Nossas empresas de maior sucesso são aquelas que defendem a diversidade”.

Muitas empresas que relataram suas disparidades salariais entre homens e mulheres no início deste ano explicaram à equipe da Hampton-Alexander Review que a disparidade salarial era resultado de menos presença de mulheres em cargos de alto escalão aliada ao predomínio de mulheres em empregos com salários mais baixos. “Garantir que as mulheres sejam selecionadas em números mais equilibrado para funções seniores reduziria significativamente as disparidades salariais”, diz o documento da Hampton-Alexander Review.

“Ao ler esta lista de desculpas, você pode pensar que é 1918 e não 2018. Ela é lida como um roteiro de comédia, mas isso é real. Talvez aqueles que dão crédito a essas desculpas sejam os que não estão dispostos a se sentar nos conselhos e devem mudar: afinal de contas, estamos no século 21”, declarou a chefe Executiva de Negócios para a Comunidade Amanda Mackenzie.

Segundo a pesquisa da McKinsey, combater as disparidades salariais entre homens e mulheres pode adicionar £150 bilhões à economia do Reino Unido até 2025 e resultar em 840 mil empregadas adicionais.

+ sobre o tema

Governo ‘zera’ repasses a programa de combate à violência contra a mulher

Casa da Mulher Brasileira tinha como objetivo construção de...

Taís Araújo relembra preconceito na adolescência

Tais Araújo comemora a boa fase profissional e pessoal. Protagonista...

Doreen Pechey éuma bailarina da Royal Academy aos 71 anos

Doreen Pechey passou no exame de admissão dois anos...

para lembrar

As minas gordas

Se tua opinião fosse um halls eu até aceitava Por...

Lei quer dar mais tempo para os pais ficarem com o recém-nascido

Um projeto no Congresso Nacional pode ampliar o tempo...

Mulheres são mais vulneráveis ao HIV e sofrem mais preconceito

A aids é mais recorrente entre homens do que...
spot_imgspot_img

Mulheres recebem 19,4% a menos que os homens, diz relatório do MTE

Dados do 1º Relatório Nacional de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios mostram que as trabalhadoras mulheres ganham 19,4% a menos que os trabalhadores homens no...

Órfãos do feminicídio terão atendimento prioritário na emissão do RG

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e a Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal (SMDF) assinaram uma portaria conjunta que estabelece...

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...
-+=