Contra racismo, 50 senadores dos EUA enviam carta a NFL para mudar o nome dos Redskins

Nesta quinta-feira, 50 senadores dos Estados Unidos assinaram uma carta pedindo a mudança do nome do Washington Redskins e a enviaram para o comissário da NFL, Roger Goodell.

A carta traça um paralelo tomando como base a medida da NBA de não tolerar o racismo e banir Donald Sterling, dono do Los Angeles Clippers, do esporte, pedindo que a liga de futebol americano faça algo similar com o nome do time da capital dos EUA.

“Hoje, nós urgimos você e a NFL para mandar uma mensagem clara como a NBA fez: que racismo não tem lugar nos esportes profissionais. É hora da NFL aderir a mudança de nome para o time de futebol americano de Washington”, diz a carta.

O nome “Redskins” faz menção aos imigrantes indígenas norte-americanos. E na cultura norte-americana isso tem uma conotação negativa. Até o presidente Barack Obama já aconselhou a franquia a mudar de nome. O dono do time, Daniel Snyder, disse que não irá alterar o nome na sua gestão.

“Os comentários desprezíveis feitos pelo Sr. Sterling abriram uma conversa nacional sobre a relação entre raças. Nós acreditamos que essa conversa é uma oportunidade para a NFL tomar alguma ação para remover o termo racista do nome de outras franquias”, completa a carta.

Na terça-feira, a NFL divulgou um comunicado sobre o assunto. “A intenção do nome do time sempre foi apresentar uma imagem forte, positiva e respeitável. O nome não é usado pela NFL em qualquer outro contexto, embora nós respeitemos aqueles que veem diferente”.

+ sobre o tema

Lançamento da Campanha CIRDI 2024: “Rumo a uma região livre de discriminação racial”

O Instituto Internacional sobre Raça, Igualdade e Direitos Humanos...

Uruguai aprova projeto de lei que reconhece discriminação racial

Por Ansa MONTEVIDÉU, 18 OUT (ANSA) – A...

Relator defende a validade integral do sistema de cotas para universidades

Por: Diego Abreu       O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou nessa...

para lembrar

Orçamento de R$ 10 bi não contempla redução de ação letal da polícia

Apesar do volumoso Orçamento da União destinado à Segurança...

Racismo é coisa séria!

(Foto: Eladio Machado/Terra) Zulu Araújo De Salvador (BA)...

Revista Claudia e UNIFEM:Defendem Pelo fim do Racismo

  Com imediata adesão à campanha "Pelo fim...
spot_imgspot_img

Aluna é vítima de racismo e gordofobia em jogo de queimada na escola

A família de uma adolescente de 15 anos estudante do 9º ano do Colégio Pódion, na 713 Norte, denunciou um caso de racismo e preconceito sofridos...

Atriz Samara Felippo presta depoimento em delegacia sobre caso de racismo contra filha em escola de SP

A atriz Samara Felippo chegou por volta das 10h desta terça-feira (30) na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, no Centro de São Paulo. Assista o...

Número de pessoas mortas pela PM paulista cresceu 138% no 1º trimestre

Dados divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública de São Paulo mostram que o número de pessoas mortas por policiais militares em serviço no...
-+=