Várias dezenas de pessoas concentram-se em Lisboa contra o racismo

Várias dezenas de pessoas manifestaram-se este sábado em Lisboa contra atitudes racistas, discriminatórias e xenófobas por parte das forças de segurança.

Do Observador

 

Tiago Petinga/LUSA

Várias dezenas de pessoas manifestaram-se este sábado, no Rossio, em Lisboa, contra atitudes racistas e discriminatórias e xenófobas, cometidas por vezes por instituições, lembrando vários casos de agressões por parte das forças de segurança.

“Portugal é um país racista, sempre foi um país racista. Lembremo-nos que em 2015 tivemos jovens que foram agredidos na esquadra de Alfragide e o julgamento ainda está a decorrer. O racismo existe a nível institucional, estrutural e ao nível do povo”, disse à Lusa Lúcia Furtado, da DJASS — Associação de Afrodescendentes, uma das muitas associações organizadoras da mobilização.

Lúcia Furtado deu como exemplo de atitudes racistas o modo como os africanos são retratados nos meios de comunicação social e a forma como a História é ensinada na escola. “Queremos chamar a atenção para este fenómeno e queremos que o povo e as instituições comecem a reconhecer o racismo. Isto não é um ataque a ninguém, nem à população, é um problema da sociedade, algo estrutural”, explicou.

A ativista chamou ainda a atenção para a má aplicação da lei da nacionalidade, dizendo que a maioria das pessoas não tem noção de que muitos jovens que nasceram em Portugal não são portugueses e não têm direito à nacionalidade.

A deputada do BE Isabel Pires também esteve presente na concentração, porque, disse, “em Portugal existe um problema de racismo e está na hora de falar sobre ele”.

“O direito à habituação é muitas vezes sonegado a determinadas franjas da sociedade. Há racismo institucionalizado, como sejam os casos de violência policial ou o desigual acesso à saúde, por exemplo”, afirmou a deputada, reiterando que “o problema existe e tem de ser admitido e debatido e têm de existir propostas que o combatam”.

Segundo o BE, o racismo é crime, mas não está a ser punido como tal e, referiu Isabel Pires, “assiste-se muitas vezes a casos de violência policial, assédio na rua e no local de trabalho que continuam impunes”.

O PCP também esteve solidário com a mobilização. Para a deputada Rita Rato, “as lutas antirracista e contra a discriminação são inseparáveis da luta por um país mais justo”.

“Portugal mantém traços de racismo institucionalizados e não institucionalizado e há que combatê-lo, nomeadamente quando no nosso país e por toda a Europa crescem forças fascistas e neofascistas que importa combater”, declarou.

A lei que estabelece o Regime Jurídico da Prevenção, Proibição e Combate à Discriminação em razão da origem racial e étnica, cor, nacionalidade, ascendência e território de origem está em vigor desde agosto de 2017.

+ sobre o tema

Estudo aponta ligação entre a predominância de robôs brancos e o racismo

Segundo pesquisa, pessoas enxergam nas máquinas interfaces humanas, portanto...

Professora denuncia ato racista de diretora de colégio particular de Maceió

Ela afirma que proprietária da instituição sugeriu que alunos...

Racista da Paulista pagará R$ 28.960 para cada uma de suas vítimas

Uma auxiliar jurídica aposentada da Aeronáutica foi condenada a...

Candidatos a presidente terão que ter propostas para a questão racial, diz Hélio Santos da Oxfam

“Em 2022, o candidato que não tiver propostas, que...

para lembrar

As mulheres e a choupana

Para que você entenda a história, peço para que...

Marido de bicampeã olímpica de vôlei acusa Carrefour de racismo

O cantor Vinícius de Paula, marido da bicampeã olímpica...

Apresentadora critica telespectador que a chamou de gordinha

A apresentadora Jennifer Livingston, da emissora de TV "WKBT",...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=