Ato contra retirada da placa de Marielle reúne milhares de pessoas na Cinelândia

Mil réplicas de placas de rua em homenagem à Marielle Franco foram distribuídas na Cinelândia neste domingo, em ato que é organizado todo dia 14, desde abril, pelo gabinete da ex-vereadora, assassinada no dia 14 de março deste ano. Milhares de pessoas estiveram presentes.

Aos gritos de “Ele não!” e “Fascistas não passarão!”, as placas foram rapidamente distribuídas e erguidas na praça. Os que chegaram a tempo de conseguir uma, receberam diversas orientações de segurança, como ir e voltar acompanhados, não ficar andando na rua com a placa à mostra e ir direto para a casa ou algum lugar seguro após o ato.

Manifestacao com entrega de 1000 placas de rua com o nome da vereadora Mariele na Cinelandia. (Marcio Mercante / Agencia O Dia)

A confecção das placas foi uma resposta ao episódio em que Rodrigo Amorim e Daniel Silveira, candidatos a deputados pelo PSL, destruíram a placa que homenageava Marielle e estava colocada na Praça Marechal Floriano, na Cinelândia, desde março.

Ao justificar a atitude, Amorim disse que a homenagem era uma “depredação do patrimônio público” e que “a placa era ilegal, imoral, ilegítima, arbitrária, contra a lei, que eles colocaram, ou mandaram colocar, passando por cima do patrimônio do Rio de Janeiro”. Rodrigo Amorim foi o deputado estadual mais votado do Rio. Daniel Silveira, candidato a deputado federal que posou ao lado dele com a placa destruída, também se elegeu.

“Em momento algum o patrimônio foi depredado, o que eu fiz foi uma intervenção artística”, explicou a autora da placa original, uma ativista que preferiu não ter o nome revelado por motivo de segurança. “Não é nem uma pichação, é uma coisa que você pode retirar a qualquer hora”.

Marcelo Feixo, segundo candidato a deputado federal mais votado no Estado, esteve presente no ato deste domingo e também rebateu a justificativa: “Não houve nenhuma depredação, houve uma homenagem pra fazer com que a memória da Marielle não fosse esquecida. Nada foi destruído. Era uma homenagem. Tentar destruir uma placa, rasgando uma placa, mostrando que se faz política com ódio, é o que a gente não precisa no Rio de Janeiro e nem no Brasil nesse momento”, afirmou o parlamentar. “Depredação da democracia é matar uma vereadora eleita, depredação da democracia é fazer política com ódio, depredação da democracia é não respeitar a memória de uma pessoa tão covardemente assassinada”, reforçou.

Wilson Witzel, candidato ao Governo do Rio mais votado no primeiro turno, esteve presente em outro ato – o que Rodrigo Amorim e Daniel Silveira exibiram a placa destruída, no início do mês. Por meio de nota, o ex-juiz federal reiterou “o que já declarou outras vezes, que lamenta a morte de qualquer ser humano em circunstâncias criminosas e que as investigações de homicídio devem ser conduzidas com rigor, e assim será feito caso seja eleito, dando respostas efetivas à sociedade”.

A ideia de confeccionar novas placas em homenagem à Marielle foi do Sensacionalista, site de humor com notícias fictícias. Pouco após a viralização da foto em que os parlamentares do PSL exibiam a placa destruída, no dia 4, o portal criou uma campanha de financiamento coletivo no Catarse. Em apenas vinte minutos, a meta – que originalmente confeccionaria 100 placas – foi batida. Foi aí que o Sensacionalista decidiu aumentar a meta para mil placas e doar o restante do dinheiro arrecadado para instituições que Marielle apoiava. A campanha ficou um dia no ar (a estimativa inicial era de uma semana), atingiu mais de 1500% e e arrecadou R$ 39.743, doados por 1.569 mil pessoas.

“Pra gente, foi muito surpreendente (a destruição da placa original), mas foi mais surpreendente ainda a solidariedade das pessoas e a vontade de dar uma resposta construtiva a isso”, afirmou Nelito Fernandes, um dos sócios do site.

+ sobre o tema

Veto Já! Contra o golpe em nossos corpos e direitos

Contra o retrocesso, o racismo, a violência e Pelo...

Quase 50 anos depois, clássico da literatura negra chegará ao Brasil

Clássico da literatura negra chegará ao Brasil: chegará às...

estilista baiana, Mônica Anjos, apresenta sua nova coleção em São Paulo

Bazar VIP será promovido, neste sábado dia 9, para...

Rebeca Andrade fica em 5º lugar no solo com Baile de Favela nas Olimpíadas

Um passo. Foi isso que separou Rebeca Andrade de...

para lembrar

1,5 milhão de mulheres negras são vítimas de violência doméstica no Brasil

Elas representam 60% das 2,4 mi de agredidas. Reportagem...

A primeira juíza mulher da NBA e sua história de resistência

“Eu sabia que todo mundo estava esperando que eu...

É Tempo de Anastácia!

Quantas de nós, mulheres negras, ainda somos silenciadas nos...
spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...
-+=