Jovem é “confundido” com bandido e linchado por populares tem atendimento negado por médica

Jovem de 20 anos “confundido” com bandido é linchado por populares, chega a hospital em estado grave e tem atendimento negado por médica

 

Está internado em estado grave no Hospital Geral Clériston Andrade o soldador Jevanilson Rios Santos, 20 anos, vítima de espancamento. O jovem foi barbaramente agredido por populares na noite da última quinta-feira, 13, após ser confundido com um assaltante. A agressão aconteceu no município de São Gonçalo dos Campos (a 108 km de Salvador), quando o jovem acompanhado de um amigo teria ido encontrar uma namorada.

De acordo com familiares, os jovens, que residem no distrito de Humildes, em Feira de Santana, teriam ido ao povoado e sido abordados por várias pessoas que acreditavam que fossem assaltantes. “O amigo conseguiu fugir e pedir ajuda, mas o meu filho apanhou bastante”, contou Zenilda Rios Santos, mãe do soldador.

 

Policiais militares que faziam ronda pelo povoado foram acionados e encontraram o jovem desacordado, levando-o para o Hospital Municipal de São Gonçalo dos Campos.

A soldado Moreira, policial que atendeu a ocorrência, informou que os jovens não possuem ficha criminal e a motocicleta utilizada estava em nome de um deles.

A delegada Cristiane Oliveira informou que, até o momento, não há nenhum fato que comprove o envolvimento do jovem em delitos, mas que irá investigar o caso. “A princípio, tudo indica que eles foram confundidos, mas iremos investigar todas as informações e tentar identificar os autores do espancamento”, informou.

Confusão

Mas a família de Jevanilson Rios Santos passou por outro problema. Na madrugada de sexta-feira ele foi transferido em uma ambulância da cidade de São Gonçalo dos Campos para o HGCA mas, chegando à unidade, segundo os familiares, a médica de plantão, identificada pelo prenome de Cláudia, se recusou a receber o paciente. Ele passou cerca de 40 minutos na porta do hospital para poder ter atendimento.

“A enfermeira entrou e disse que não iria receber, que voltasse para a unidade de onde veio. Fui lá e conversei com ela, que me disse várias vezes que não podia fazer nada, que o problema era do médico que fez o primeiro atendimento. Só depois que fizemos um barulho na porta, é que o meu sobrinho foi colocado para dentro”, disse o tio do soldador, Raimundo Borges Rios.

Zenilda Rios, mãe do jovem, contou que a médica teria se recusado a prestar o atendimento alegando que o rapaz era bandido. “Ela disse que quem cuida de bandido é a delegacia, mas meu filho não é bandido, é trabalhador e nunca pisou em uma delegacia, e mesmo que fosse ela é médica e teria que dar o atendimento pois ela recebe é para isto”, desabafou, bastante emocionada.

A confusão foi parar na delegacia, tanto a médica como os familiares prestaram queixa no Complexo Policial Investigador Bandeira. O teor das queixas não foi informado.

 

Matérias relacionadas:

 

Discurso de Sheherazade prospera: crescem os linchamentos

 

Justiceiros assassinaram com 20 tiros um homem que era inocente

 

L. Jackson é confundido com ator negro e se irrita: “não somos todos iguais”

“SBT não pode acobertar” Sheherazade, diz deputada

 

 

 

 

Fonte: Pragmatismo Político

 

 

+ sobre o tema

Escola Nelson Mandela vira referência na educação em cultura de paz

Não poderia existir melhor nome para definir a Escola...

Delegacia é criada para investigar crimes raciais e de intolerância

Projeto, de autoria do deputado estadual Átila Nunes, tem...

Celebridade é liderança política?

A sociedade brasileira e em particular o movimento negro...

Como não criar filhos racistas

Se o seu maior medo é ter um filho...

para lembrar

Motivação de assassinato em escola sueca é racismo, confirma polícia

Jovem de 21 anos matou duas pessoas com uma...

Carta aos brasileiros: somos de fato um país acolhedor aos estrangeiros?

Fomos criados escutando vários mitos. O de que somos...

Cotistas estão entre as maiores notas do Sisu

De acordo com um balanço preliminar do Sistema...
spot_imgspot_img

SP: Condomínio é condenado após mandar homem negro para entrada de serviço

O condomínio de alto padrão Quinta do Golfe Jardins, em São José do Rio Preto (SP), foi condenado a indenizar um homem negro em...

Três policiais são considerados culpados no caso de espancamento e morte de homem negro nos EUA

Três policiais acusados ​​de espancar o jovem afro-americano Tire Nichols, em 2023, foram considerados culpados por um tribunal federal, nessa quinta-feira, por manipulação de...

Juízes não seguem o STF e barram cotistas em concursos de universidades com três vagas ou menos

Instituída há dez anos, a lei que reservou a negros 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos ainda enfrenta obstáculos para ser aplicada em...
-+=