Menino de 10 anos é morto no Alemão; moradores acusam policial

Um menino de 10 anos foi morto, no início da noite desta quinta-feira, na comunidade do Areal, no Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio. Segundo familiares da vítima, Eduardo Ferreira Calei foi atingido por um tiro de fuzil na entrada da localidade conhecida como Beco da Sabino.

no Globo Extra

Geledés

Uma testemunha disse que o policial que atirou estava fardado, mas escondia o rosto com um capuz. Após atirar contra o menino, ele fugiu para a mata.

— Foi tiro à queima roupa. Ele estava estudando com caderno na porta de casa. O policial atirou e ficou olhando. Está espalhando para todo mundo que o menino estava com pistola. É mentira. Era estudante. Depois que todos os moradores foram para cima do policial, ele fugiu pela mata — contou a testemunha, afirmando que o menino era aluno do 5º ano do Ciep Maestro Francisco Mignone, em Olaria.

A Coordenadoria de Polícia Pacificadora disse que policiais do Batalhão de Polícia de Choque (BPCHoque) que patrulhavam o Alemão foram recebidos a tiros por criminosos no Areal. No confronto, o menor teria sido atingido. A Divisão de Homicídios (DH/Capital) foi acionada e um inquérito Policial Militar (IPM) foi instaurado. As armas dos policiais serão apreendidas pela Polícia Civil.

Nesta quinta-feira, Unidades do Comando de Operações Especiais (COE) – Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), Batalhão de Ações com Cães (BAC) e Grupamento Aeromóvel (GAM) – realizaram diversas operações em comunidades do Alemão. O policiamento foi reforçado pelo 16º BPM (Olaria).

Nesta quarta-feira, Elizabeth de Moura Francisco, de 40 anos, foi morta por uma bala perdida na comunidade Nova Brasília, no Alemão. Sua filha de 15 anos também foi ferida, mas já teve alta do Hospital estadual Getúlio Vargas, na Penha.

Além delas, também foram também foram baleados um menor de idade que teria ligações com o tráfico de drogas e foi atingido por quatro tiros. Um homem identificado como Rodrigo de Souza Pereira, de 24 anos, e Matheus Gomes Lima também morreram em confronto na noite desta quarta-feira.

+ sobre o tema

Comissão irá debater abolição da escravidão amanhã

Intenção é proporcionar inclusão de negros de maneira completa Por...

Caso Carrefour: Entidades da sociedade civil cobram resposta do Estado

S. Paulo - Entidades da sociedade civil e...

Entrevista: Preconceito tem cor

No Mapa da Violência divulgado na última semana mostrou...

para lembrar

Promotora denúncia PM’s e empresário pela morte de estudante africano

  A promotora Fânia Amorim ofereceu denúncia criminal...

Niousha Roshani, antropóloga: ‘O discurso de ódio on-line pode matar’

Pesquisadora do Berkman Center, da Universidade de Harvard, iraniana...

PSG admite ter cometido crime de racismo em recrutamento de atletas nas categorias de base

Documentos vazados pelo 'Football Leaks' dão conta de que...
spot_imgspot_img

Polícia mata 1 jovem a cada 5 dias após governo de São Paulo flexibilizar uso de câmera

Uma pessoa de 10 a 19 anos morreu em ações policiais a cada cinco dias em São Paulo em 2024, mais que o dobro...

O direito a ter direitos

É quase impossível ter argumentos com quem considera que algumas vidas valem mais que outras, que o direito de ir à escola ou ao...

Luciana Barreto denuncia ataques racistas em delegacia especializada

A jornalista Luciana Barreto, apresentadora do telejornal Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil, denunciou à Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi)...
-+=