Menino de 10 anos é morto no Alemão; moradores acusam policial

Um menino de 10 anos foi morto, no início da noite desta quinta-feira, na comunidade do Areal, no Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio. Segundo familiares da vítima, Eduardo Ferreira Calei foi atingido por um tiro de fuzil na entrada da localidade conhecida como Beco da Sabino.

no Globo Extra

Geledés

Uma testemunha disse que o policial que atirou estava fardado, mas escondia o rosto com um capuz. Após atirar contra o menino, ele fugiu para a mata.

— Foi tiro à queima roupa. Ele estava estudando com caderno na porta de casa. O policial atirou e ficou olhando. Está espalhando para todo mundo que o menino estava com pistola. É mentira. Era estudante. Depois que todos os moradores foram para cima do policial, ele fugiu pela mata — contou a testemunha, afirmando que o menino era aluno do 5º ano do Ciep Maestro Francisco Mignone, em Olaria.

A Coordenadoria de Polícia Pacificadora disse que policiais do Batalhão de Polícia de Choque (BPCHoque) que patrulhavam o Alemão foram recebidos a tiros por criminosos no Areal. No confronto, o menor teria sido atingido. A Divisão de Homicídios (DH/Capital) foi acionada e um inquérito Policial Militar (IPM) foi instaurado. As armas dos policiais serão apreendidas pela Polícia Civil.

Nesta quinta-feira, Unidades do Comando de Operações Especiais (COE) – Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), Batalhão de Ações com Cães (BAC) e Grupamento Aeromóvel (GAM) – realizaram diversas operações em comunidades do Alemão. O policiamento foi reforçado pelo 16º BPM (Olaria).

Nesta quarta-feira, Elizabeth de Moura Francisco, de 40 anos, foi morta por uma bala perdida na comunidade Nova Brasília, no Alemão. Sua filha de 15 anos também foi ferida, mas já teve alta do Hospital estadual Getúlio Vargas, na Penha.

Além delas, também foram também foram baleados um menor de idade que teria ligações com o tráfico de drogas e foi atingido por quatro tiros. Um homem identificado como Rodrigo de Souza Pereira, de 24 anos, e Matheus Gomes Lima também morreram em confronto na noite desta quarta-feira.

+ sobre o tema

Geledés participa de evento paralelo em fórum da Unesco

Geledés - Instituto da Mulher Negra participou de evento paralelo do...

Burnout, abuso de drogas e tentativa de suicídio entram em lista de doenças relacionadas ao trabalho

O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (29) uma atualização da...

Do Início ao Reconhecimento: A trajetória do Portal Geledés

Em 1988, tomei conhecimento do Geledés no Tribunal Winnie...

Fuvest 2024: confira as notas de corte da 1ª fase do vestibular

As notas de corte da 1ª fase do Vestibular 2024 da Fuvest foram...

para lembrar

Mais de 1,3 mil pessoas foram mortas em ações policiais no RJ em 2022

Em 2022, 1.327 pessoas morreram em ações das forças de...

Redução da maioridade penal legalizaria pornografia e álcool aos 16 anos

Atualmente, jovens com menos de 18 anos são protegidos pelo...

Uruguai rejeita proposta de reduzir a maioridade penal

Junto das eleições presidenciais e parlamentares, o Uruguai realizou...
spot_imgspot_img

Uma pessoa negra foi morta pela polícia a cada 4 horas em 2022, indica boletim

A cada quatro horas, uma pessoa negra foi morta pela polícia brasileira ao longo de 2022. É o que indica o relatório “Pele Alvo:...

PM que negou ajuda a jovem negro ameaçado em SP responderá criminalmente

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) identificou a policial militar que aparece em imagens recusando ajuda a um jovem negro que...

Homem armado ameaça jovem negro em SP, e policial se recusa a agir por estar ‘de folga’

Um homem ainda não identificado agrediu e ameaçou com uma pistola um jovem no portão de acesso do parque da Juventude, ao lado da...
-+=