Menino de 10 anos é morto no Alemão; moradores acusam policial

Um menino de 10 anos foi morto, no início da noite desta quinta-feira, na comunidade do Areal, no Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio. Segundo familiares da vítima, Eduardo Ferreira Calei foi atingido por um tiro de fuzil na entrada da localidade conhecida como Beco da Sabino.

no Globo Extra

Geledés

Uma testemunha disse que o policial que atirou estava fardado, mas escondia o rosto com um capuz. Após atirar contra o menino, ele fugiu para a mata.

— Foi tiro à queima roupa. Ele estava estudando com caderno na porta de casa. O policial atirou e ficou olhando. Está espalhando para todo mundo que o menino estava com pistola. É mentira. Era estudante. Depois que todos os moradores foram para cima do policial, ele fugiu pela mata — contou a testemunha, afirmando que o menino era aluno do 5º ano do Ciep Maestro Francisco Mignone, em Olaria.

A Coordenadoria de Polícia Pacificadora disse que policiais do Batalhão de Polícia de Choque (BPCHoque) que patrulhavam o Alemão foram recebidos a tiros por criminosos no Areal. No confronto, o menor teria sido atingido. A Divisão de Homicídios (DH/Capital) foi acionada e um inquérito Policial Militar (IPM) foi instaurado. As armas dos policiais serão apreendidas pela Polícia Civil.

Nesta quinta-feira, Unidades do Comando de Operações Especiais (COE) – Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), Batalhão de Ações com Cães (BAC) e Grupamento Aeromóvel (GAM) – realizaram diversas operações em comunidades do Alemão. O policiamento foi reforçado pelo 16º BPM (Olaria).

Nesta quarta-feira, Elizabeth de Moura Francisco, de 40 anos, foi morta por uma bala perdida na comunidade Nova Brasília, no Alemão. Sua filha de 15 anos também foi ferida, mas já teve alta do Hospital estadual Getúlio Vargas, na Penha.

Além delas, também foram também foram baleados um menor de idade que teria ligações com o tráfico de drogas e foi atingido por quatro tiros. Um homem identificado como Rodrigo de Souza Pereira, de 24 anos, e Matheus Gomes Lima também morreram em confronto na noite desta quarta-feira.

+ sobre o tema

Torcedores do Athletico-PR são flagrados fazendo gestos racistas

O jogo entre Athletico-PR e Atlético-MG, que definiu ontem o campeão...

Ministros da Cultura do Mercosul assinam declaração contra o racismo

Os ministros da Cultura dos países do Mercosul assinaram...

The New York Times: A aceitação do horror em mortes cometidas pela polícia do Brasil

Por Simon Romero e Taylor Barnes No Negro Belchior Tradução de...

para lembrar

Raquel Rolnik – O novo mapa dos homicídios no Brasil

Estatísticas indicam: violência recuou sensivelmente em SP e RJ,...

França: cresce o número de canais étnicos de TV

Fonte: Chico Sant`Anna   Informa o jornal Le Monde, de 13/07/09...

Projeto sobre cotas em concursos públicos abre debate na Câmara e na Justiça

Tema pode trancar pauta do plenário. No CNJ, conselheiros...
spot_imgspot_img

Número de pessoas mortas pela PM paulista cresceu 138% no 1º trimestre

Dados divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública de São Paulo mostram que o número de pessoas mortas por policiais militares em serviço no...

Livro continua a ser o melhor investimento de uma pessoa

Em janeiro de 2017, o mundo já era bastante confuso e acelerado. Mal sabíamos o que o futuro nos reservava. Parece até que estou falando...

Seu antirracismo é de fachada?

"Eu não tive a intenção, agora entendo que minhas atitudes são consequências do racismo estrutural." Não foram exatamente essas as palavras que uma cantora branca de sucesso...
-+=