Maju Coutinho estreia na bancada do Jornal Nacional e ganha elogios ao vivo

Maria Júlia Coutinho estreou neste sábado (16) como âncora do Jornal Nacional. O debute da primeira mulher negra na bancada do principal jornalístico da televisão brasileira rendeu elogios ao vivo.

no UOL

Maria Julia coutinho sentada na bancada do Jornal Nacional
REPRODUÇÃO:TV GLOBO

Seu companheiro de apresentação, Rodrigo Bocardi, e o responsável pelo mapa-tempo, Tiago Scheuer, felicitaram a colega.

No momento de apresentar a previsão do tempo, o protocolo do telejornal foi completamente ignorado. “Hora da previsão do tempo… E agora?”, começou Rodrigo Bocardi. “Agora eu vou passar por uma situação superinusitada”, respondeu Maju. “Peraí, nós vamos até São Paulo”, falou o jornalista.

O âncora, então, se levantou da bancada e começou a caminhar em direção ao telão, mas parou no meio do caminho. “Mas pensando melhor, eu acho que não é justo, né? Você me dá a honra e o prazer de você seguir esse caminho e buscar as informações da previsão do tempo. Até porque isso é área de vocês”, disse Bocardi.

“Seguirei… Que inusitado! Muito obrigado, Rodrigo, seguirei”, comentou Maju, se dirigindo até o telão em que costuma aparecer durante suas conversas diárias com William Bonner. “Tiago Scheuer, que prazer estar aqui do outro lado do balcão falando com você, boa noite, prazer falar contigo.”

“O prazer é meu, Maju. Primeiro lugar, bem-vinda, boa sorte, ainda mais sucesso pra você que é uma pessoa iluminada, muito gente boa, todo mundo sabe disso, a gente adora ter você como colega. Boa sorte aí nesse novo desafio que começa pra ti. A gente tá na torcida aqui, tá bom?”, comentou o único homem do mapa-tempo. “Obrigada”, falou Maria Júlia.

“Rodrigo, eu agradeço a sua parceria e a vocês que estão em casa, a companhia. Até a próxima”, disse Maju no fim do jornal. “Foi um prazer pra mim, muito obrigado. Eu tô feliz”, respondeu Bocardi. “Eu também”, concordou a âncora. “Obrigado por ajudar a levar as notícias hoje pra todo mundo”, completou o jornalista.

O âncora, então, se levantou da bancada e começou a caminhar em direção ao telão, mas parou no meio do caminho.
O âncora, então, se levantou da bancada e começou a caminhar em direção ao telão, mas parou no meio do caminho.

Em nova função, Maju Coutinho chama Tiago Scheuer para apresentar a previsão do tempo

Além dos elogios ao vivo, Maju também foi celebrada na web. “Maju Coutinho no Jornal Nacional agora. Reafirmando porque é significativo para nós, mulheres negras. Representatividade importa, sim!”, escreveu a usuária Gi no Twitter.

Enquanto estavam subindo os créditos, Maria Júlia Coutinho desceu do estúdio com Rodrigo Bocardi e, chegando na redação, levantou um dos braços em comemoração pela estreia e foi aplaudida pelos colegas de trabalho. Assista:

Maria Júlia aparece diariamente no JN desde abril de 2015, quando o noticioso passou por uma reformulação, ficando mais informal. Em junho de 2017, ela virou plantonista do Jornal Hoje –situação em que ganhou muitos elogios do público. Na época, passou por quatro meses de testes até se sentir pronta para assumir o cargo.

Na Globo desde 2007, Maria Júlia trabalhou durante cinco anos como repórter até passar a apresentar a previsão do tempo, em 2013, no Globo Rural. Teve passagens também pelo Bom Dia Brasil, Hora Um, Bom Dia São Paulo e Jornal Hoje. Atualmente, além do Jornal Nacional, ela faz a meteorologia no SP2 e participa do programa Papo de Almoço na Rádio Globo.

Chegar ao posto de plantonista do Jornal Nacional é um sinal de prestígio na emissora. Além de Maria Júlia, exercem essa função apresentadores como Rodrigo Bocardi, Heraldo Pereira, Flávio Fachel, Dony De Nuccio e César Tralli. O último só conseguiu a vaga após 25 anos na Globo.

https://www.geledes.org.br/maria-julia-coutinho-sera-a-primeira-mulher-negra-a-apresentar-o-jornal-nacional/

https://www.geledes.org.br/maju-coutinho-o-racismo-desejos-para-2017-e-um-novo-livro/

+ sobre o tema

Questões sobre a denúncia de Gurgel contra Feliciano – por Enio Squeff

Ao processar Marco Feliciano não por racismo, mas...

Lutando contra conceitos equivocados e a logística para captar fundos no Brasil

Questões logísticas e a falta de conhecimento entre os...

Oficina capacita mulheres para a área da construção civil; inscreva-se!

A oficina gratuita “Cimento&Batom” capacitará mulheres que têm o...

Colorindo Memórias e Redefinindo Olhares: Ditadura Militar e Racismo no Rio de Janeiro

RELATÓRIO DE PESQUISA COLORINDO MEMÓRIAS E REDEFININDO OLHARES: Ditadura Militar e...

para lembrar

‘A dor de perder minha irmã do jeito que foi eu não aceito’, diz Criolo

Sete meses após perder a irmã para a Covid-19,...

Morar com dignidade na selva de pedra parece sonho, mas é direito

Imóveis ocupados têm histórico de abandono e, geralmente, possuem...

Em carta a Bolsonaro, Anistia Internacional diz que decreto das armas pode aumentar homicídios

Representantes da organização estão em Brasília; documento deverá ser...

Projeto cria fundo para mídia independente

FDMI está sendo analisado na Câmara dos Deputados. O...
spot_imgspot_img

CNU: saiba como conferir local de prova do ‘Enem dos concursos’

O governo divulgou, nesta semana, o cartão de confirmação de prova do CNU (Concurso Nacional Unificado) com a informação sobre o local de prova...

Vacinação da gripe é ampliada para todas as pessoas acima de seis meses de idade

O Ministério da Saúde ampliou a vacinação da gripe para pessoas acima de seis meses de idade. A medida passa a valer nesta quarta-feira (1º). Antes,...

Confira a lista de selecionades para o curso Multimídia e Estética

Foram 101 inscrições de 16 estados diferentes do Brasil. Em uma escolha difícil, a comissão avaliadora selecionou todos os candidatos que estavam aptos, de...
-+=