Ayobami Adebayo, jovem escritora nigeriana, vai participar da Flip 2019

Autora de ‘Fique comigo’, ela foi aluna de Chimamanda Ngozi Adichie e Margaret Atwood; livro entrou na lista de melhores de 2017 do ‘New York Times’ e do ‘Guardian’. Evento será em julho.

Do G1

 Ayobami Adebayo- mulher negra de tranças, vestindo um vestido preto- encostada em uma parede branca e sorrindo.
A escritora nigeriana Ayobami Adebayo, que vai participar da Flip 2019 — Foto: Divulgação/Flip

A escritora nigeriana Ayobami Adebayo, que foi aluna das celebradas Chimamanda Ngozi Adichie e Margaret Atwood e teve seu livro “Fique comigo” (Harper Collins) na lista de melhores de 2017 dos jornais “The New York Times” e “The Guardian”, vai participar da 17ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), informou a organização do evento neste sábado (4).

A Flip 2019 acontece entre 10 e 14 de julho.

“A escrita de Ayobami Adebayo é viva e cativante, o livro é desses que você não consegue largar. É uma história muito comovente e emocionalmente forte sobre relações familiares. Essa narrativa, somada às questões sobre tradição e modernidade, masculino e feminino que aparecem no livro, criam uma grande estreia literária”, declarou em nota a curadora do evento, Fernanda Diamant.

Diretor-geral e artístico da Flip, o arquiteto Mauro Munhoz diz que “a literatura africana contemporânea começa a chegar no Brasil para um público mais amplo agora”.

“É da natureza da Flip ajudar a arquitetar essa ponte entre a Nigéria e os leitores brasileiros, como aconteceu com a vinda de Chimamanda Ngozi Adichie, em 2008, que arrebatou a plateia e logo se firmou como uma das mais importantes vozes da atualidade.”

Nascida em Lagos, capital da Nigéria, em 1988, Ayobami Adebayo é formada em literatura anglófona na Universidade Obafemi Awolowo, na cidade de Ifé.

Já no fim da faculdade, participou de um workshop ministrado pela escritora, e sua conterrânea, Chimamanda Ngozi Adichie, atora de obras como “Meio sol amarelo”, “Hibisco roxo” e “Americanah”, todas publicadas no Brasil pela Companhia das Letras.

Mais tarde, Ayobami fez mestrado em escrita criativa na Universidade de East Anglia, no Reino Unido, onde teve aulas com a canadense Margaret Atwood, autora do best-seller “O conta da aia” (Rocco), que deu origem à série “The handmaid’s tale”.

O livro de estreia da nigeriana é justamente “Fique comigo”, publicado há dois anos. A trama se passa no país de origem da autora, nas décadas de 1980 e 1990.

“Tecendo reflexões sobre o patriarcalismo na sociedade nigeriana, [o livro] desvela o dilema causado por conta da impossibilidade do casal de ter filhos e a pressão familiar em introduzir mais uma esposa na relação – no país, a poligamia é socialmente aceita”, descreve a nota da Flip.

+ sobre o tema

Taís Araújo e Lázaro Ramos vão mudar de bairro por causa de perseguição

 A vida de famoso tem também seus lados negativos....

Capital branca do apartheid presta homenagem a Nelson Mandela

Pretoria - O cortejo fúnebre de Nelson Mandela, primeiro...

SÃO PAULO – 7ª MARCHA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

7a.  MARCHA DA CONSCIÊNCIA NEGRA Reunião para Marcha...

Série fotográfica registra a beleza dos penteados da cultura nigeriana

A fotografia documental geralmente apresenta poucas cores e a...

para lembrar

Edição fac-similar da seção Afro-Latino-América do jornal alternativo Versus, dos anos 1970

Edição fac-similar da seção Afro-Latino-América do jornal alternativo Versus,...

Se é pra “ shippar” alguém, eu fico com Rick e Michonne!

Ainda falando sobre ''The walking dead", preciso compartilhar minha...

Fashion Rio revive tabu do racismo

A Semana de Moda do Rio de Janeiro, a...

Para a CUT, luta contra o racismo passa por acordos coletivos de trabalho

Central faz campanha no mês da Consciência Negra pela...
spot_imgspot_img

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...

Festival Feira Preta tem shows de Luedji Luna, Tasha & Tracie e Marcelo D2 a partir de sexta no Parque Ibirapuera, em SP

Mais uma edição do Festival Feira Preta, um dos maiores eventos de cultura negra da América Latina, vai ser realizado a partir desta sexta-feira...

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...
-+=