Ayobami Adebayo, jovem escritora nigeriana, vai participar da Flip 2019

Autora de ‘Fique comigo’, ela foi aluna de Chimamanda Ngozi Adichie e Margaret Atwood; livro entrou na lista de melhores de 2017 do ‘New York Times’ e do ‘Guardian’. Evento será em julho.

Do G1

 Ayobami Adebayo- mulher negra de tranças, vestindo um vestido preto- encostada em uma parede branca e sorrindo.
A escritora nigeriana Ayobami Adebayo, que vai participar da Flip 2019 — Foto: Divulgação/Flip

A escritora nigeriana Ayobami Adebayo, que foi aluna das celebradas Chimamanda Ngozi Adichie e Margaret Atwood e teve seu livro “Fique comigo” (Harper Collins) na lista de melhores de 2017 dos jornais “The New York Times” e “The Guardian”, vai participar da 17ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), informou a organização do evento neste sábado (4).

A Flip 2019 acontece entre 10 e 14 de julho.

“A escrita de Ayobami Adebayo é viva e cativante, o livro é desses que você não consegue largar. É uma história muito comovente e emocionalmente forte sobre relações familiares. Essa narrativa, somada às questões sobre tradição e modernidade, masculino e feminino que aparecem no livro, criam uma grande estreia literária”, declarou em nota a curadora do evento, Fernanda Diamant.

Diretor-geral e artístico da Flip, o arquiteto Mauro Munhoz diz que “a literatura africana contemporânea começa a chegar no Brasil para um público mais amplo agora”.

“É da natureza da Flip ajudar a arquitetar essa ponte entre a Nigéria e os leitores brasileiros, como aconteceu com a vinda de Chimamanda Ngozi Adichie, em 2008, que arrebatou a plateia e logo se firmou como uma das mais importantes vozes da atualidade.”

Nascida em Lagos, capital da Nigéria, em 1988, Ayobami Adebayo é formada em literatura anglófona na Universidade Obafemi Awolowo, na cidade de Ifé.

Já no fim da faculdade, participou de um workshop ministrado pela escritora, e sua conterrânea, Chimamanda Ngozi Adichie, atora de obras como “Meio sol amarelo”, “Hibisco roxo” e “Americanah”, todas publicadas no Brasil pela Companhia das Letras.

Mais tarde, Ayobami fez mestrado em escrita criativa na Universidade de East Anglia, no Reino Unido, onde teve aulas com a canadense Margaret Atwood, autora do best-seller “O conta da aia” (Rocco), que deu origem à série “The handmaid’s tale”.

O livro de estreia da nigeriana é justamente “Fique comigo”, publicado há dois anos. A trama se passa no país de origem da autora, nas décadas de 1980 e 1990.

“Tecendo reflexões sobre o patriarcalismo na sociedade nigeriana, [o livro] desvela o dilema causado por conta da impossibilidade do casal de ter filhos e a pressão familiar em introduzir mais uma esposa na relação – no país, a poligamia é socialmente aceita”, descreve a nota da Flip.

+ sobre o tema

A importancia do Negro

Essa é a história de um garoto chamado Theo que...

Un maire noir de Paris en 1879, effaçé des archives et de l’Hisoire

Severiano de Hérédia, Un maire noir de Paris Un Caribéen noir,...

13 de maio: viva 20 de novembro!

Foto de capa: retrato de Luiz Gama por Raul...

A Bíblia como literatura africana: o discurso religioso no olhar da igualdade racial

Festival Ortodoxo em Lalibela – Divulgação: Holiday to Ethiopia Por...

para lembrar

Jovem preta é afastada de bebê após nascimento em maternidade de Florianópolis

Manifestantes fizeram um ato na tarde desta sexta-feira (30),...

Discriminação é comum, porém velada, dizem negras desempregadas

Para atendente, oportunidades de emprego são maiores para os...

Eu, mulher, psicóloga e negra

Quando nossa comissão editorial resolveu ouvir psicólogos negros, para...
spot_imgspot_img

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo da meninade joelho num surrão. Grita ao vento seu nomeComo se quisesse dizerQue mulher tem que...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no que tange a sua organização, estrutura produtiva e relações hierárquicas. Essa transição está sob forte...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=