Técnico da Bulgária segue dirigente e pede demissão após polêmica por racismo de torcedores

Krasimir Balakov deixa cargo junto a diretores, um dia depois de presidente da federação renunciar. Declarações amenizando gritos em jogo contra Inglaterra repercutiram mal

No GE

Krasimir Balakov deixa o comando da Bulgária — Foto: Reuters

A crise que estourou na Federação Búlgara de Futebol, após manifestações racistas de torcedores em jogo contra a Inglaterra, ganhou mais um capítulo importante. O treinador da seleção do país, Krasimir Balakov, pediu demissão do cargo nesta sexta-feira, dias depois de o presidente da entidade renunciar ao cargo. Outros diretores também teriam decidido abrir mão de seus postos, segundo a “Sky Sports”.

A saída de Balakov do comando do time ocorre dias depois de uma derrota por 6 a 0 para a Inglaterra, em jogo que ficou marcado pelas manifestações preconceituosas de torcedores no Estádio Vasil Levski, na capital Sofia. Após a partida, o treinador deu declarações amenizando os gritos dos fãs, dizendo não ter ouvido as manifestações, gerando grande polêmica.

– Eu estava concentrado no jogo. Eu realmente não ouvi nada, e apenas falei com a imprensa inglesa descendo as escadas, dizendo a eles que, se isso fosse provado, seria uma vergonha e teríamos que nos desculpar. Mas, novamente, isso precisa ser provado – disse o treinador na ocasião.

Torcida búlgara fazendo saudação nazista durante jogo contra a Inglaterra — Foto: Catherine Ivill/Getty Images

Diante da má repercussão, Balakov precisou emitir um comunicado oficial pedindo “sinceras desculpas” à seleção inglesa e aos jogadores ofendidos. O próprio técnico teria pedido demissão nesta sexta-feira, junto a outros diretores, em solidariedade ao presidente da federação, Borislav Mihaylov, que havia deixado o cargo na última terça.

As manifestações racistas de torcedores no jogo da última segunda-feira se tornaram motivo de declarações oficiais do primeiro ministro da Bulgária, Boyko Borissov, que pediu a renúncia do presidente da federação. Ainda na terça, Mihaylov apresentou sua carta de demissão, que, inicialmente, não foi aceita pelo vice-presidente, temendo sanções por interferência política – algo que a Fifa combate duramente no futebol.

Nesta sexta, entretanto, o presidente bateu o pé e alegou que sua decisão “não tem nada a ver com o pedido do primeiro ministro”.

– Minha paciência acabou. Fizemos o que tínhamos que fazer para manter a segurança durante o jogo contra a Inglaterra. A Bulgária não é um país racista – disse Mihaylov, citado pela “Sky Sports”.

Em meio à crise política, a Bulgária ocupa a última posição do Grupo A das Eliminatórias para a Eurocopa, com apenas três pontos em sete partidas disputadas. Até o momento, a seleção búlgara não conseguiu nenhuma vitória no torneio. A primeira colocada do grupo é a Inglaterra, com 15 pontos.

Leia também:

Imprensa britânica exalta goleada sobre racismo. Veja capas

Goleada inglesa é manchada por racismo da torcida búlgara

+ sobre o tema

Um freio à precarização

Se escancarou mazelas socioeconômicas tão antigas quanto toleradas no...

SP: cartilha fala sobre discriminação, racismo e preconceito

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, a Defensoria...

para lembrar

Brasileiros de ascendência asiática relatam ataques racistas durante a pandemia

Descendente de japoneses, Fernanda Yumi Tagashira, 20, conseguiu seu...

Primeira lei de combate ao racismo completa 61 anos

  Após 61 anos da criação da Lei...

Andrade, técnico campeão desempregado

Por: Redação: Com Agências Rio - Andrade, o técnico...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=