Apaixonado pela Portela, enfermeiro morre de covid-19 no Rio

Evandro Barbosa, 55, foi mais um profissional infectado pelo novo coronavírus e que não resistiu à doença. Enfermeiro do Hospital Getúlio Vargas, localizado no bairro da Penha, na zona norte do Rio, ele atuava na linha de frente da unidade.

Por Marcela Lemos, do UOL

Evandro Barbosa, enfermeiro que morreu de covid-19 no Rio
Imagem: Arquivo pessoal

Evandro era apaixonado por Carnaval e principalmente pela Portela —tradicional escola de samba que desfila no Grupo Especial do Rio.

Ele teve passagens pela ala de passistas, pela tradicional ala coreografada Sambart e também desfilou como integrante de carro alegórico. Em 2020, Evandro marcou presença em uma das alas de comunidade da escola.

Menos de dois meses após o Carnaval, festa que era tão apaixonado, Evandro foi internado com sintomas da doença como febre, tosse e falta de ar, na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo).

Evandro chegou à unidade no dia 10 de abril e faleceu neste domingo (19). De acordo com uma amiga dele, Cecília Maria, durante a internação, o enfermeiro chegou a apresentar melhora no seu quadro de saúde, mas não o suficiente para retirarem a ventilação mecânica. Dias depois, houve piora e o enfermeiro faleceu.

Evandro completou 55 anos no dia 8 de março.

Evandro Barbosa corta bolo de aniversário decorado com o tema Portela Imagem: Arquivo pessoal

Cecília descreveu o enfermeiro como uma pessoa alegre, contagiante e que distribuía sorrisos por aí.

“Era uma pessoa iluminada, extrovertida, engraçada. Uma pessoa que não desistia dos problemas alheios. Tinha muito orgulho de quem ele era. Agora, vai brilhar lá no céu”, disse a amiga.

Na internet é possível encontrar diversas homenagens ao enfermeiro, como fez uma amiga de infância, Eliane Santanna.

“Desde adolescentes sempre fomos amigos, fizemos o 2°grau juntos, em seguida fizemos auxiliar de enfermagem, e ele continuou e formou-se em enfermeiro, excelente profissional, amava muito o que fazia, amava a vida (…) Você brilhou tanto, que sua luz não apagará jamais. O senhor Deus é nosso pastor e não nos faltará”, publicou em uma rede social.

Meu grande amigo,me despedir de você dói muito ,meu etreno amigo Evandro Barbosa
E agora …
Que saudades amigo ! Sou…

Publicado por Eliane Santa Anna em Domingo, 19 de abril de 2020

Outro amigo, Leonardo Marques, também se despediu pela internet.

“É meu amigo você não foi forte nessa batalha mas quem te conheceu sabia que você era um cara do bem, sempre sorrindo para todos disposto a ajudar todos inclusive eu. Você me ajudou muito, muito obrigado por tudo, cara. Vá com Deus, que Deus te receba de braços abertos e olhe e proteja todos nós lá de cima. Um anjo que está ao lado de deus Evandro Barbosa.”

Ontem perdi meu amigo por covid-19 que amava a profissão enfermeiro do hospital Getúlio Vargas , que ajudava todos , …

Publicado por Leonardo Marques em Segunda-feira, 20 de abril de 2020

Evandro foi enterrado ontem à tarde no Cemitério do Caju, na zona norte do Rio, numa cerimônia restrita aos parentes.

” (…) Evandro, que era enfermeiro dedicado no Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, será sempre lembrado pelo amor à profissão, pelo sorriso largo e pela paixão pelo carnaval”, publicou a escola na internet.

“O presidente Luis Carlos Magalhães, o vice-presidente Fábio Pavão e toda a diretoria da Portela se solidarizam com os familiares e amigos de Evandro Barbosa e reforçam a necessidade de que, neste momento de pandemia, a população siga as orientações das autoridades médicas”, diz o texto.

 

Ver essa foto no Instagram

 

NOTA DE PESAR O Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela lamenta informar o falecimento do componente Evandro Barbosa, de 45 anos, vítima de coronavírus. Apaixonado pela Portela, ele teve passagens pela ala de passistas, pela tradicional ala coreografada Sambart, e também desfilou como composição de carro alegórico. Em 2020, desfilou em uma de nossas alas de comunidade. Evandro, que era enfermeiro dedicado no Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, será sempre lembrado pelo amor à profissão, pelo sorriso largo e pela paixão pelo carnaval. O presidente Luis Carlos Magalhães, o vice-presidente Fábio Pavão e toda a diretoria da Portela se solidarizam com os familiares e amigos de Evandro Barbosa e reforçam a necessidade de que, neste momento de pandemia, a população siga as orientações das autoridades médicas. O isolamento social preserva vidas e minimiza os impactos da doença sobre a rede hospitalar. É, também, uma atitude de respeito aos profissionais de saúde como Evandro, que diariamente se empenham para cuidar das pessoas. Fique em casa!

Uma publicação compartilhada por Portela (de 🏠) (@oficialportela) em

Covid-19 no RJ

De acordo com o boletim sobre a doença de ontem, a Secretaria de Estado de Saúde registrava 4.899 casos confirmados da doença e 422 óbitos no Rio.

Outras 196 mortes no estado estão sendo investigadas. A capital Fluminense concentra o maior número de casos: 3.243 e 257 mortes.

Na semana passada, uma técnica de enfermagem da linha de frente do Hospital Ronaldo Gazolla -hospital de referência para o tratamento da doença— também morreu vítima de covid-19.

De acordo com um levantamento feito pelo Coren (Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro), até o momento, 548 profissionais da enfermagem tiveram sintomas suspeitos de covid-19, 31 foram testados e 19 tiveram o diagnóstico da doença confirmado. O órgão acompanha o avanço de covid-19 em profissionais que integram a enfermagem.

+ sobre o tema

O que explica aumento de mortalidade por infarto em mulheres jovens no Brasil

A mortalidade por infarto entre mulheres jovens no Brasil...

Disque Direitos Humanos passa a receber denúncias de homofobia

Por: João Peres Coordenadora do Centro de Referência...

Para Comissão de Anistia, rever indenizações é um retrocesso histórico

LUCAS FERRAZ O presidente da Comissão de Anistia do Ministério...

Conferência aprova base da política nacional de segurança pública

  Brasília, 30/08/09 (MJ) - O Brasil já...

para lembrar

ONU denuncia que escravidão moderna afeta 21 milhões de pessoas

A escravidão moderna, uma violação "atroz" dos direitos...

Mulher negra ainda encontra dificuldades no acesso à saúde

Por Fernando Pivetti - [email protected] Na Faculdade de Direito (FD) da USP,...

“Liberdade de expressão” é como self-service: você come o que lhe convém

Leonardo Sakamoto Liberdade de expressão começa em casa, ou melhor...
spot_imgspot_img

Comissão Arns apresenta à ONU relatório com recomendações para resgatar os direitos das mulheres em situação de rua

Na última quarta-feira (24/04), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns, em parceria com o Movimento Nacional...

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o meio ambiente e a violência contra jornalistas na Amazônia é o objetivo do estudo Fronteiras da Informação...

Brasil registrou 3,4 milhões de possíveis violações de direitos humanos em 2023, diz relatório da Anistia Internacional

Um relatório global divulgado nesta quarta-feira (24) pela Anistia Internacional, com dados de 156 países, revela que o Brasil registrou mais de 3,4 milhões...
-+=